Crop e bleed: entenda o que é sangria nos projetos de design

crop e bleed

Uma das funções de um designer é traduzir a visão de uma empresa em elementos gráficos condizentes e atrativos. Para isso, são criadas diversas peças de comunicação visual, como um belo cartão de visita e outros elementos de uma papelaria de qualidade e para ela se tornar real é muito importante ficar atento ao crop e bleed de cada peça para impressão.

Mais do que simplesmente elaborar ótimos arquivos digitais, é necessário trazê-los à vida. Antes mesmo de ir à busca de uma gráfica de qualidade, o seu cliente vai precisar que você tome os cuidados necessários a fim de que o arquivo saia exatamente como planejado, na hora da impressão.

Nesta etapa do trabalho podem surgir dúvidas quanto a questões de corte e acabamento do que será impresso. Você sabe dizer, por exemplo, o que é e para que serve a função crop e bleed ou famosa sangria em projetos de design? Não? Então confira a resposta a seguir e melhore sua relação com os clientes:

Diferença entre Crop e Bleed

O que é a sangria ou bleed?

sangria (ou bleed) corresponde a uma margem extra adicionada a um documento gráfico que vai para impressão. Sangrar um documento significa adicionar uma margem de segurança a ele, de modo que o corte seja adequado e o mais preciso possível.

Para que ela seja possível, é necessário que haja uma continuidade total do fundo — ou cor — da imagem a ser impressa. Ao final, isso vai garantir que a imagem seja cortada na medida desejada.

Imagine, por exemplo, que você deseja criar um pôster A4, que tem as dimensões padronizadas de 210×297 mm e que será impresso desse tamanho. A imagem possui um fundo azul e, bem no centro, um texto de divulgação a respeito do produto de seu cliente.

Caso você imprima uma arte com essas exatas medidas, é muito provável que o resultado final tenha uma fina margem branca ao redor, de modo que o cliente não conquiste a peça que desejou. O acabamento vai ficar muito prejudicado.

Já com a sangria, você cria uma margem de segurança. E, na hora do corte, terá o material na medida exata que deseja.

No Brasil, assim como em alguns outros países, a medida padrão de sangria é de 3 mm em cada margem. Com isso, o documento final teria que ter um tamanho de 216×303 mm a fim de que as dimensões do produto final estejam corretas.

Nesse caso, a sangria deverá trazer o mesmo tom azul da peça, de maneira a garantir sua continuidade.

O que é o crop?

Cropcrop marks ou marcas de corte referem-se às linhas de orientação para que o corte aconteça da maneira adequada. Elas delimitam o tamanho desejado da peça e servem para indicar que, fora dela, os elementos não precisam ser utilizados.

No exemplo desse mesmo pôster, é bem provável que as marcas de corte delimitem exatamente o tamanho A4 desejado, de modo que, ao final, as peças sejam exatamente como o previsto inicialmente.

É muito comum que as marcas sejam feitas de maneira automática por programas específicos de edição de imagens. Elas são vistas somente no arquivo finalizado e, normalmente, são tão finas quanto possível, de modo a evitar quaisquer perdas de dimensões no resultado final.

Essas marcas, portanto, dão ainda mais segurança para o processo e garantem mais precisão na obtenção da peça final.

Por que determinar a sangria em projetos de design?

Utilizar a sangria no design é fundamental quando o objetivo é conseguir o melhor resultado possível. Especialmente em projetos offset, em que a impressão é contínua e indireta, esse recurso é necessário para garantir um bom acabamento no final da peça.

Em um processo de impressão gráfica, o papel pode sofrer algum tipo de modificação, assim como a própria impressora pode ter algum desalinhamento ou configuração diferente do esperado. No momento do corte, há ainda o risco de o responsável utilizar os equipamentos de maneira incorreta e cortar o material mais do que deveria.

Com a existência da sangria, todos esses riscos são diminuídos e até mesmo eliminados, já que ela funciona como uma importante margem de segurança. Isso garante, dentre outras coisas, que você tenha uma peça final do jeito que você planejou inicialmente.

Além de tudo, fazer a sangria é um processo muito simples e que pode economizar muito dinheiro. Imagine, por exemplo, que você faz um projeto de cartões de visita para um cliente. Ele decide imprimir uma tiragem de 10 mil cópias.

Porém, seu projeto não possui sangria e, com a impressão e corte, parte do contato e do logotipo são cortados no processo. Ao final, oi cliente vai ter um cartão que não vai transmitir o mesmo nível de profissionalismo que era desejado inicialmente.

Isso significa que ele terá que fazer um novo pedido — e, com isso, um novo pagamento — ou, então, que o cartão vai ficar mal apresentado. O maior impacto para você é o problema com a reputação.

É esperado que um designer saiba fazer um projeto pensando não apenas no digital, mas também no resultado final da impressão. Já pensou quantos clientes podem ser perdidos por você fazer um projeto que não atende às expectativas de quem te contratou?

Como fazer a sangria em seus projetos?

Boa parte dos softwares de edição de imagens possui o recurso de sangria de maneira automática. Basta configurar as medidas da margem para que o documento fique adequado.

No caso do Adobe Photoshop, um dos mais utilizados, isso não é possível. Em vez disso, é necessário utilizar um recurso alternativo, como o de expandir o tamanho da imagem de forma a conseguir uma solução parecida.

Considerando que a maior parte das gráficas exige que o arquivo esteja fechado com sangria, você deve recorrer a recursos que te permitam fazer o processo de maneira adequada. Se tiver dúvidas sobre como finalizar a sua arte, busque tutoriais e até mesmo a ajuda do próprio programa para fazer a sangria.

É recomendado que você faça testes amadores, na sua própria impressora, para saber se as medidas estão saindo como o previsto.

A sangria é um elemento importante para dar mais segurança na hora da impressão, corte e acabamento de peças gráficas. Junto dela, há as marcas de corte, que delimitam e orientam como deve ser feito o resultado final. Assim, dá para garantir que suas artes não apenas fiquem como você planejou, mas que tenham um acabamento muito mais bonito.

E já que o design é o assunto da ocasião, veja nosso infográfico com curiosidades sobre as cores e descubra quais escolher para os seus projetos!