Convites para WhatsApp: 4 dicas para criar a identidade visual

Está na hora de você desvendar, de uma vez por todas, essa forma inovadora e contemporânea de divulgar eventos, comemorações e acontecimentos, que são os convites para WhatsApp!

Antigamente, a melhor maneira de fazer um convite formal a alguém era por meio de impressos. Com o surgimento das redes sociais, as coisas mudaram bastante.

Há poucos anos, por exemplo, surgiram ferramentas nessas mídias que permitem criar eventos virtuais com todos os detalhes incluindo horário, local, data e até descrições bem-humoradas, com o intuito de convidar e atrair pessoas para uma ocasião.

Junto com esse tipo de ferramenta, vieram os grupos em redes sociais, e os sites — hoje, muito utilizados para divulgar casamentos. Mas nem todo evento precisa de ferramentas tão complexas assim. E os convites via WhatsApp supriram essa demanda! É possível enviá-los com facilidade a convidados específicos por meio de uma lista de distribuição e garantir estilo com um bom design.

Veja, a seguir, as nossas dicas imperdíveis para criar esse tipo de arte na medida certa!

1. Certifique-se das dimensões necessárias

Já que o seu cliente está optando por um convite virtual, é seu papel garantir que ele seja criado com os pré-requisitos mínimos de qualidade. Sem dúvidas, entregar a arte em um tamanho ideal para o dispositivo e aplicativo em que será utilizada é o primeiro item dessa lista.

É normal que, principalmente em grupos de WhatsApp, muitas imagens com mensagens positivas ou humorísticas sejam compartilhadas. Você, como designer, com certeza percebe a quantidade de imagens mal construídas e de baixa qualidade que passam por essa rede social. Por isso, saber as dimensões corretas é tão importante para uma arte com fins inovadores como essa.

Então, saiba que a resolução ideal para imagens no WhatsApp é de 1200×1800 pixels. Realizando sua arte nessas dimensões, você vai garantir que, ao ser aberta na vertical, a imagem preencherá toda a tela do celular dos convidados de seu cliente.

2. Delineie o conceito da arte

Agora que você já sabe o tamanho do arquivo que você vai criar, é hora de pensar no conceito que ele precisa traduzir. A mensagem, certamente, já terá sido designada pelo seu cliente. Ela deve incluir informações como:

  • quem está convidando;
  • qual o evento;
  • quem será prestigiado (em caso de casamentos, aniversários, formaturas etc.);
  • local e data;
  • horário de início e término;
  • traje necessário, entre outros.

O conceito da imagem será influenciado pelo tipo de evento e pelo gosto pessoal de seus protagonistas. Cada tipo de evento já possui, por exemplo, elementos visuais — ou até mesmo cores — que costumam ser comumente utilizados como um norteador para o momento de criação. Mais importante que isso, cada cliente também possui uma forma de lidar com esse processo.

Você precisará desvendar:

  • o que o cliente espera do seu trabalho;
  • quais são os aspectos indispensáveis para ele no projeto;
  • quais são os elementos que esse cliente faz questão de excluir.

Um bom briefing vai guiar você durante todo o seu processo de criação. Com ele em mãos, é hora de:

  • buscar referências próprias;
  • praticar um pouco de liberdade criativa;
  • realizar esboços.

3. Estabeleça a cartela de cores

Essa dica vale tanto para o momento do briefing quanto para o início da criação da arte. Quando você extrair do seu cliente as informações necessárias para a criação, ele deve fornecer também as ideias de cores que ele gosta e acha que poderiam cair bem para o convite.

Porém, com base em seus estudos sobre cores, suas experiências anteriores, e com os testes e esboços que você realizar no início do processo de construção da arte, pode ser que você perceba que as cores ou os tons pré-definidos não ficaram ideais.

É sempre bom seguir o seu conhecimento e seu instinto profissional e construir mais de uma proposta para apresentar ao seu cliente. Certifique-se, é claro, de que:

  • todas se encaixem tanto no perfil do seu cliente quanto no tipo de evento a ser divulgado;
  • essas opções não provocarão mais dúvida do que convicção no momento da escolha.

Lembre-se que esse momento criativo será importante para registrar os motivos pelos quais você selecionou as novas cores ou tons, por menor que seja a diferença entre eles e a ideia original.

E por que registrar esses motivos? Bom, as cores costumam ser um detalhe específico que os clientes, em geral, gostam de mudar, testar e trocar. Você precisará convencer o seu cliente de que a sua criação é exatamente o que ele está precisando. Portanto, é melhor argumentar com propriedade sobre isso, não é mesmo?

Fotografias e caixas de texto com transparência, por exemplo, são uma tendência de design bastante atual. Ao produzir a arte, você pode precisar coletar uma nova opção de cor contida em uma fotografia crucial para a composição do projeto, deixando-o mais coeso.

Você pode também aplicar um efeito de transparência em um bloco de cor, o que vai modificar sua aparência, o que pode fazer que o seu cliente pense que você mudou o tom da cor escolhida. Saber esclarecer essas questões será crucial para finalizar o projeto com sucesso.

4. Garanta uma resolução de qualidade

Imagine que você passe por todo esse processo de criação sobre o qual conversamos nos tópicos anteriores, a arte seja finalizada, e o seu cliente envie o convite virtual que você fez para todos os convidados.

Agora, suponha que, apenas depois do envio, seu cliente perceba que a imagem está pixelada, com baixa qualidade. Nada pior para a sua reputação profissional, certo?

Para garantir que você não vai passar por esse tipo de imprevisto, exporte a sua arte em formato PNG. Assim, você garante que não haja perda de qualidade, mesmo que a imagem seja salva e reenviada mais de uma vez — ao contrário, por exemplo, do que acontece com o formato JPEG.

De qualquer forma, saiba que não é qualquer tipo de PNG que garante essa qualidade para envios on-line, como é o caso dos convites para WhatsApp. Dê sempre preferência para a opção “Save for web” disponível, por exemplo, no Adobe Photoshop.

Além disso, escolha a opção PNG 24, para garantir que pequenos elementos e informações em gradiente possuam melhor aparência na arte final.

Essas configurações farão com que o arquivo seja salvo com a melhor relação possível entre tamanho e qualidade, mantendo a imagem esteticamente correta e ainda facilitando seu envio, já que ela não será um arquivo muito pesado.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer convites para WhatsApp, conheça os formatos ideais para redes sociais e aprenda um pouco mais!