Como ser um Designer gráfico autônomo

designer gráfico

Você já se perguntou o que é necessário para começar como um Designer gráfico autônomo? Se você está pensando em se aventurar no campo do design gráfico, este artigo tem o intuito de te ajudar nesse processo.

Existem muitas dicas e informações que oferecem excelentes recursos de aprendizagem, muitos dos quais a maioria dos profissionais já experientes usam, além de educá-lo sobre como você pode começar sua própria carreira de designer gráfico autônomo.

Então, o que é um Designer gráfico autônomo?

O trabalho do designer gráfico é comunicar efetivamente a mensagem pretendida do projeto visualmente para um público específico fazendo isso através da organização do tipo, símbolos, cores e imagens para criar uma marca de “sensação” relacionada ao negócio com o qual eles estão trabalhando.

Projetos típicos em que os designers gráficos trabalham são frequentemente identidade visual da marca que inclui: projetos de logotipos, cartões de visita, folhetos, propagandas impressas, cabeçalho e envelopes da empresa, livretos, catálogos, design de embalagens e convites

Já nas mídias sociais estão às páginas de mídia, incluindo Facebook, Twitter, Google+, bem como anúncios na web e elementos gráficos da web. Os designers também podem criar sites simples e bonitos em diversos programas e também podem personalizar os modelos do site WordPress para seus clientes.

Dessa maneira um designer gráfico autônomo faz tudo isso só que sem nenhum vínculo empregatício com organização alguma, e pode trabalhar com as empresas e clientes que achar melhor da forma que achar melhor, tudo do conforto da sua casa.

Aprenda as habilidades

Então, você pode se perguntar: que tipo de educação preciso para me tornar um designer gráfico? Bem, você pode escolher obter um diploma em design gráfico, ou você pode optar por estudar essa área após uma graduação em comunicação ou algo similar, ou um certificado, ou mesmo apenas ser o seu próprio educador.

Mas ter a base que a educação formal fornece, no entanto, não é obrigatório em todos os casos, especialmente se você tem um excelente olho para projetos.

O que você escolhe realmente depende do seu estilo de vida e quanto tempo e investimento monetário você pode colocar para construir seu portfólio de amostras de trabalho essencial.

Dicas de gerenciamento de finanças para Designer gráfico autônomo

Além das maravilhas de ser o seu próprio chefe, estabelecer suas horas de trabalho e poder trabalhar do conforto da sua própria casa, os autônomos podem sofrer no começo com o gerenciamento de finanças e despejas, e é por isso que separamos algumas dicas para ajudar você a potencializar o trabalho.

  • Economias de emergência

A melhor coisa que você pode fazer para você financeiramente é criar um fundo de emergência que lhe permitirá pagar todas as suas contas por pelo menos alguns meses.

  • Defina um orçamento

Uma das dificuldades de um designer gráfico autônomo é saber como viver em uma renda que muda frequentemente, e nessa situação, é fundamental que você tenha uma ideia de onde seu dinheiro está indo para que você possa cortar coisas que podem ser desnecessárias.

Cortar despesas extras não significa que você terá que fazer isso para sempre, mas se concentre em reduzir suas despesas para que você possa se concentrar em construir seu negócio sem o estresse de precisar de uma grande renda.

  • Configurar contas bancárias separadas

Outra luta comum para um designer gráfico autônomo é manter o dinheiro pessoal e comercial separado e para isso você pode ter contas separadas para receitas e despesas de negócios, bem como uma conta especificamente para dinheiro que será usado para pagar impostos.

Isso ajudará a evitar surpresas desagradáveis e despesas comerciais, porque o dinheiro já será reservado, além disso, se você pagar de sua conta de negócios pode ajudá-lo a viver como se você tivesse uma renda consistente.

  • Tenha um sistema para acompanhamento de faturamento

Manter o controle do seu negócio e das faturas não é uma força da maioria dos autônomos, por isso é especialmente necessário ter um bom sistema de gestão empresarial.

Ter um sistema eficaz irá ajudá-lo a minimizar a quantidade de tempo que você gasta nessas atividades e a identificar facilmente situações em que seu dinheiro está relacionado.

Você poderá facilmente e rapidamente ver sua situação financeira em qualquer momento, o que não seria tão fácil se você estiver gerenciando faturas manualmente.

Além disso, você pode usar o programa para orçamentos e ordens de serviço de um só lugar, garantindo que o seu serviço seja mais profissional e organizado. É possível também emitir notas fiscais eletrônicas e realizar toda sua gestão financeira através de relatórios detalhados, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, ou seja, tudo que um profissional autônomo precisa!

Pensando em deixar o nosso público cada vez mais informado e a par do mercado, o blog WeLancer, acredita que usar um sistema de gestão empresarial pode ser um dos melhores caminhos para um designer gráfico autônomo.

Post escrito pelo time GestãoClick.