25 bancos de imagem gratuitos para aposentar o Google Imagens

Antes de falarmos dos bancos de imagem gratuitos, vamos alertá-los sobre os perigos de ferramentas como o Google Imagens.

Quem trabalha com design e criação já deve ter utilizado, seja para um projeto pessoal, acadêmico ou comercial, imagens retiradas do Google Imagens para ilustrar uma arte.

Se você se identificou com essa situação, já parou para pensar no problema que isso poderia causar em sua carreira? Pois é, o uso de plataformas que não garantem o direito para o aproveitamento de imagens pode render algumas ações judiciais contra você.

Mas então qual seria o caminho mais indicado para evitar esse tipo de problemas e não precisar pagar pelas imagens? Os bancos de imagem gratuitos!

Utilize todos esses sites de bancos de imagem gratuitos na sua criação

Neste post, você conhecerá 25 sites alternativos que disponibilizam imagens com recursos livres, como o Creative Commons 3.0, para o seu uso pessoal e comercial. Confira!

1. Pexels

bancos de imagens

O Pexels é um dos bancos de imagens mais populares do mundo. Você pode utilizar os materiais publicados neste site de forma livre e sem a necessidade de fazer uma atribuição ao autor.

A única restrição existente é com as pessoas identificáveis nas fotos. Caso a maneira como elas aparecem as incomodem, as imagens podem ter seu uso restringido.

Você pode fazer a pesquisa por imagens de acordo com seus temas, usuários, cores predominantes e popularidade.

2. Free Images

bancos de imagens free

O Free Images, assim como Pexels, também possui um enorme banco de imagens. A diferença é que ele pode ser navegado em português, o que já é uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Além disso, os filtros de pesquisa do Free Images são mais apurados. Eles incluem opções como a marca e o modelo da câmera, resolução, orientação e data de carregamento.

3. StockSnap.io

No StockSnap.io, você pode fazer suas buscas de acordo com as imagens mais baixadas, mais vistas e as que são tendências no momento em que a pesquisa é feita.

Assim como no Pexels, todas as imagens são de direitos autorais livres, inclusive de permissões para os autores.

4. FreePik

Mais do que um acervo que vai além de 1,5 milhão de imagens, o FreePik se destaca por também disponibilizar ilustrações, ícones, infográficos e arquivos no formato PSD (próprio para o Adobe Photoshop).

Outro ponto positivo do FreePik é que ele possui uma versão em português do seu site.

5. Death To The Stock Photo

O Death To The Stock Photo possui esquemas interessantes para o acesso das imagens. Um é que você pode fazer o download de pacotes separados por categorias. Outro é que você pode se cadastrar na lista do site e receber imagens novas em seu e-mail mensalmente.

6. Viintage

O Viintage, como o nome sugere, é um banco de imagens focado na distribuição gratuita de ilustrações, cartazes e pôsteres no melhor estilo retrô. Os downloads podem ser feitos sem a necessidade de login na página. Então, vale muito a pena conferir.

7. Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens gratuitas que chama atenção pelas fotos de paisagens. Mas o seu site também reúne diversas coleções temáticas, como comida, saúde, arquitetura, arte de rua, etc. Aliás, se você se cadastrar, poderá criar suas próprias coleções.

Outro detalhe bacana do Unsplash é que o site tem um design muito limpo e fácil de navegar pelas imagens.

8. Dreamstime

O Dreamstime está na categoria dos bancos de imagem gratuitos mais acessados do mundo. Isso graças ao seu acervo com mais de 9 milhões de imagens.

Não há muita diferença dele para outras galerias, mas há de se destacar o seu campo de busca, que oferece várias opções avançadas para filtrar a sua pesquisa.

9. Unprofound

O design do site do Unprofound não é das coisas mais agradáveis de ver e navegar, mas é inegável a qualidade das imagens que ele disponibiliza.

O que se destaca no Unprofound é a sua busca baseada em cores. Esse é um recurso interessante se você precisa de imagens que se encaixem dentro de uma unidade de identidade visual de um cliente.

10. Public Domain Photos

Como o próprio nome já sugere, o site tem uma galeria só com imagens que caíram em domínio público, ou seja, estão para você usar da maneira que bem entender.

11. Pixabay

É preciso tomar muito cuidado para não se apaixonar pelo Pixabay. Esse banco de imagens conta com um acervo com mais de 900 mil arquivos de domínio público, é em português, conta com ilustrações, permite a pesquisa por tamanho da imagem e, o mais interessante, está disponível como aplicativo para Android e iOS.

12. Photopin

O Photopin é um site com um visual bem agradável e que permite o download de milhares de imagens gratuitas mediante uma atribuição ao autor da imagem. Um detalhe legal é que as fotos podem ser baixadas em diversas medidas e sem perder a qualidade.

13. Morguefile

O Morguefile possui um banco com mais de 350 mil fotos gratuitas e disponíveis em diversos tipos de licenças. O visual limpo e o design intuitivo fazem esse site entrar para a nossa lista.

14. Wikimedia Commons

O Wikimedia Commons, como o nome induz, é da mesma família do Wikipédia (o visual do site entrega). O site se destaca por possuir uma versão em português e contar com um acervo de mais de 21 milhões de imagens.

15. CC Search

O CC Search é uma ferramenta de busca de imagens desenvolvido pela Creative Commons, que é a empresa que criou as licenças para uso livre de mídia disponibilizada na internet.

O seu campo de busca é bastante simples de usar e procura por imagens disponíveis em sites parceiros da Creative Commons, como o Google Imagens, Pixabay e Open Clip Art Library.

16. Stockvault

O Stockvault é outro banco de imagens que se destaca pela beleza do site, criatividade das imagens e ilustrações e alta variedade nas categorias de pesquisa.

17. Google Advanced Image Search

Uma simples pesquisa no Google Imagens pode te colocar em uma enrascada. Entretanto, se você utilizar os recursos avançados de pesquisa, poderá filtrar as imagens de acordo com sua licença.

18. Everystockphoto

O Everystockphoto funciona de forma parecida com o CC Search, ou seja, faz as buscas com base em outros bancos de imagens. Um de seus benefícios é o acesso a um acervo com quase 30 milhões de imagens.

19. All Free Stock

O All Free Stock é parecido com a sugestão anterior, só que possui um design mais amigável e possibilita um acesso a outros bancos de imagem gratuitos sem sair do próprio site.

20. Freerangestock

O Freerangestock permite que você faça uma quantidade ilimitada de download das imagens disponíveis, desde que você faça um cadastro no site. Mas acredite, valerá a pena!

21. Insect Images

O Insect Images é um banco de imagens voltado para fotos de animais. São quase 80 fotos disponíveis gratuitamente no site.

22. Foodiesfeed

O Foodiesfeed também é um banco de imagens temático. O foco, aqui, como o nome sugere, é em comidas e receitas.

23. Travel Coffee Book

Seguindo nessa linha temática, vamos citar o Travel Coffee Book, que disponibiliza imagens gratuitas de viagens e paisagens belíssimas.

24. Creative 103

Esse site dispõe de um banco voltado para designers. O Creative 103 concentra milhares de imagens para backgrounds, imagens abstratas e elementos visuais.

25. ClassRoom ClipArt

Fechando essa linha temática e nossa lista, apresentamos o ClassRoom ClipArt. Esse banco de imagens é focado para quem trabalha com educação. Lá, você pode pesquisar desenhos, fotos e imagens de acordo com as disciplinas, como história, geografia e ciências.

Bem, agora você não tem mais desculpas para usar o Google Imagens. Com tantas opções de bancos de imagem gratuitos, você só terá problemas judiciais se quiser. Então, aproveite a variedade e torne o seu trabalho mais profissional.

E aí, que tal apresentar essa vasta lista com bancos de imagens gratuitos para seus amigos e colegas de profissão? A ideia parece boa? Então, compartilhe este post em suas redes sociais o quanto antes!