As vantagens e desvantagens do CANVA

vantagens e desvantagens do canva

Seja para o seu blog, empresa ou negócio, o Canva é uma das melhores ferramentas de design. O Canva ajuda você a criar tudo, desde postagens, folhetos e histórias até currículos, capas de revistas, banners, logotipos e apresentações instantaneamente. O Canva também é útil para os alunos fazerem projetos diferentes e treinarem sua criatividade. Como qualquer outra ferramenta, o Canva também tem suas vantagens e desvantagens. Separamos algumas das vantagens e desvantagens do canva para você avaliar!

Benefícios de usar o Canva


O Canva oferece uma variedade de recursos devido aos quais ganhou popularidade entre milhões de pessoas. Alguns dos seus benefícios:

Plataforma de Design Gratuita

O Canva é gratuito e aberto para todos. Você pode usá-lo para criar designs atraentes para mídias sociais, campanhas de marketing ou projetos.

Apesar da infinidade de material gratuito, o Canva também possui elementos e designs já prontos em modelo pago. Para acessar esses recursos com uma biblioteca premium de fotos, fontes, formas e modelos, você pode obter o Canva Pro.

Você também pode fazer compras no aplicativo se não quiser comprar a versão Pro.

Nenhuma habilidade ou experiência necessária

Você não precisa de nenhuma experiência prévia como designer gráfico para usar o Canva. Com uma variedade de ferramentas e layouts disponíveis, você pode alternar entre fontes e imagens para criar um design profissional.

Facilidade de uso com vários modelos e fontes

O Canva possui uma biblioteca de diferentes planos de fundo, modelos, imagens, fontes, adesivos para garantir que você obtenha os melhores resultados. Você não precisa ser um técnico para usar esses recursos. Com apenas alguns cliques, você pode criar um design envolvente com essas ferramentas. A única coisa que você precisa é criatividade.

Infinitas possibilidades

O Canva tem todas as possibilidades de design digital cobertas, desde postagens no Facebook e Pinterest até capas de e-books, infográficos e currículos. Você também pode fazer GIFs, animações, vídeos. Também tem uma opção para você criar designs personalizados.

Interface amigável

O layout do Canva é fácil de usar. Esta é a página de design do Canva.

Variedade de ícones gratuitos | Editor de fotos - Canva

No lado esquerdo estão as grades para modelos, fotos, adesivos e plano de fundo. Acima do design estão as guias para fontes, paletas de cores e outras ferramentas de formatação. Com o recurso de arrastar e soltar, você pode usar essas ferramentas em seu design com apenas alguns cliques.

Limitações do Canva


Para divulgar ou promover sua empresa como marca, o Canva é uma das melhores opções de design gráfico. Mas você pode querer repensar em usá-lo como plataforma principal para as suas criações.

Embora o Canva ofereça ótimos recursos e uma interface amigável, ele também tem algumas desvantagens que você deve conhecer.

  • O Canva não tem armazenamento local de arquivos. Isso significa que se o site estiver fora do ar por algum motivo, você precisará aguardar para acessar seus designs para fazer novas alterações.
  • Uso excessivo de modelos. Você pode sentir que seu design não é tão único porque muitas pessoas usaram seu modelo favorito. Mas você pode resolver esse problema usando mais criatividade em seus designs.
  • Nenhum arquivo final . Ao contrário do Photoshop, Illustrator ou InDesign, você não pode editar, compartilhar ou exportar seu design sem sua conta do Canva. Você não pode acessar seu design como um arquivo bruto para fazer edições avançadas.
  • O uso comercial das artes criadas no Canva tem diversos detalhes. Confira:
  1. Registrar como marca um logotipo criado no Canva: pode e não pode. Se os elementos forem autorais, sim. Se forem do Canva, não pode. 
  2. Postar em uma rede social com elementos direto do Canva: Pode!
  3. Imprimir: Pode!
  4. Imprimir e introduzir em itens sem intenção de venda: Pode!
  5. Vender algo a partir do que foi criado pelo Canva: Não pode!
  6. Você pode registrar algo como seu? Não pode!
  • Muitos recursos pagos. Você pode gostar de uma imagem, fonte ou modelo na biblioteca do Canva que você terá que pagar para usar.
  • O aplicativo móvel tem menos da metade dos recursos da versão desktop. Comparado com a versão para site, mac ou desktop, o aplicativo móvel do Canva não possui o mesmo número de recursos. Além disso, é mais difícil acessar os diferentes elementos na guia de design móvel.

E você, qual sua opinião sobre essa ferramenta? Seria a edição online o futuro do design gráfico? Deixe sua opinião!