Além da família Adobe: conheça 6 apps para designers

conheça 6 apps para designers

Todo profissional, freelancer e interessado na área de design sabe que conhecer bem a família Adobe é fundamental para desempenhar seu trabalho da melhor maneira. São muitas ferramentas extremamente úteis para editar, criar e inovar em qualquer arte.

Seja o desenvolvimento de um logotipo, a identidade visual de uma empresa, a embalagem de um dado produto ou um post para o Facebook, o pacote Adobe tem a solução ideal para a sua necessidade.

No entanto, apesar de tantas vantagens e benefícios que o pacote oferece, há outros ótimos apps para designers que podem ser incrivelmente úteis na hora de um job — e no dia a dia do profissional.

Você não conhece muito além da família Adobe para aproveitar em seus trabalhos? Fique por dentro de 6 apps para designers que poderão turbinar serviços e rotinas:

1. PicLab HD

apps para designers_PicLab

Alguns aplicativos são ótimas soluções para que você transforme suas fotos em pôsteres diferentes e incríveis. Um dos melhores nisso é o PicLab HD. Com ele, você poderá editar suas fotos e personalizá-las como sua criatividade mandar.

Os recursos disponíveis são muito mais completos do que outros aplicativos que apresentem a mesma função de edição de fotos. Você poderá melhorar, por exemplo, o brilho, a saturação e outras otimizações de imagens que seu portfólio de imagens pode precisar. Para facilitar a sua vida de designer, você pode optar pelos filtros disponíveis no software.

O PicLab HD proporciona a sua versão totalmente gratuita para Android; para iOS, o seu custo é de U$ 2,99.

2. Enlight

apps para designers_Enlight

Uma foto é um ótimo ponto de partida para construir uma arte de alto nível. Muitas vezes, porém, é necessário uma edição de imagem de sorte a esconder imperfeições, arrumar a luz e ajeitar outros problemas que uma fotografia simples pode vir a ter.

Nesses casos, o aplicativo Enlight é uma eficiente solução. Ele possui uma série de ferramentas que não deixam a desejar para os profissionais de desenho e fotografia. Podem-se incluir bons filtros, usar e estilizar tipografias e até mesmo colocar molduras em suas imagens.

O Enlight também permite que você faça composições com mais de uma foto, de maneira bem prática e rápida. Para melhorar a sua experiência, conta com tutoriais que ensinam como usar o aplicativo e ainda fornecem algumas dicas importantes.

Ele é compatível apenas com o sistema iOS.

3. Coolors

apps_para_designers_coolors

Encontrar a combinação de cores perfeita é um desafio para você? Então supere-o com o uso do aplicativo Coolors. Simples, prático e eficiente, ele cumpre exatamente com o que promete: gerar paletas de cores em poucos toques na tela do seu celular ou cliques em sua versão web.

Com um software assim, você poderá procurar os tons e formar também sua própria paleta de cores. Você encontrará várias tonalidades e combinações diferentes, mas caso goste apenas de uma ou outra, é possível bloquear uma e excluir todas as restantes. Feito isso, inclua as cores novas e monte as associações coloridas que mais o agradem. Com isso, você vai personalizar as suas artes e criações.

Todas as paletas que você gerar no Coolors podem ser exportadas em .png, .pdf, .svg e .scss. O aplicativo está disponível tanto para iOS como Android, além de ter a versão web totalmente free.

4. 365cons

apps para designers_365

Algumas artes ou estruturas visuais precisam de um ícone específico; outras já pedem várias marcas ou símbolos distintos. Porém, para elaborar cada um daqueles ícones, será necessário dedicar um bom tempo a fim de atingir um resultado favorável.

Com o 365cons, você poderá agilizar todo o processo e encontrar vários ícones e desenhos diferentes para empregar como fonte de inspiração. Esta é uma ferramenta online onde se encontrarão ícones muito bem elaborados pela designer Amy Devereux.

Podem-se pegar vários modelos com estilos diferentes, podendo fazer download ou criar um ícone novo utilizando os da designer em questão como suporte. Vale dizer que é possível (e grátis!) baixar os ícones prontos nas extensões .svg e .png.

A ferramenta não oferece aplicativos para smartphone, o seu acesso é exclusivo pelo site.

5. Canva

apps para designers_canva

Uma ferramenta gratuita e superfácil de usar para criar layouts incríveis é o Canva. Com esse aplicativo, você será capaz de elaborar peças para Facebook, Instagram, banners promocionais ou qualquer outra arte que necessite certa urgência.

Você poderá fazer suas criações com as imagens disponíveis gratuitamente ou poderá pagar (em torno de U$ 1,00) para aproveitar alguma foto ou layout específico. Ele também conta com templates prontos para serem utilizados, de maneira a agilizar ainda mais sua produção.

O Canva é ótimo para quando você precisa de algo rápido, já que é bastante simples de usar e incrivelmente intuitivo. Se, por exemplo, precisar fazer algo para uma data comemorativa a um cliente que o contratou em cima da hora, lá você encontra layouts prontos e totalmente personalizáveis, podendo incluir imagens e até mesmo textos a eles.

Apesar de trazer a opção de comprar fotos e imagens, com a versão gratuita você já pode fazer obras surpreendentes.

6. What The Font

apps para designers_whatthefont

Encontrar a tipografia apropriada para cada peça é quase um desafio. Há quem prefira um determinado estilo, outros gostam de inovar e buscar fontes novas e diferentes. O What The Font é um aplicativo que permite identificar mais rápida e facilmente uma boa tipografia para seu trabalho.

Com o app, pode-se tirar uma foto e, caso a fonte faça parte do banco de dados do sistema, identificar a tipografia que você tem à vista. Ele permite que você descubra, portanto, algumas das diversas tipografias espalhadas pelo mundo, de modo a usá-la em alguma obra que esteja desenvolvendo.

Por exemplo, ao encontrar um letreiro, uma placa ou até mesmo uma escrita em um muro, é possível fotografar e entender que fonte seria aquela. É claro que uma boa dose de sorte é necessária, mas você não ficará de mãos abanando mesmo se não encontrar a tipografia exata: o What The Font também indica as fontes mais parecidas com a que você deseja, o que pode ser útil no caso de letterings e caligrafias.

Viu só como existem várias outras ferramentas excelentes para um designer desenvolver o seu trabalho? Dificilmente algum desses aplicativos substituirá um recurso da família Adobe, porém todos são úteis e agregam valor ao dia a dia do profissional, de forma a ampliar as referências e também otimizar o seu trabalho com novas possibilidades.

Além desses 6 apps para designers, você também pode melhorar os seus trabalhos com essas dicas de fontes incríveis (e totalmente free!). Aproveite!