É possível abrir empresa com o nome sujo?

abrir empresa

Por Conube Contabilidade Online

Diferentemente do que muitos empreendedores pensam, é possível abrir empresa com nome sujo. Mesmo que não seja o cenário mais indicado para iniciar o próprio negócio, estar com pendências em seu nome não impede, legalmente, a criação da companhia. Contudo, mesmo que não haja problemas nesse sentido, estar com o nome sujo traz uma série de implicações que afetarão a estabilidade da empresa recém-criada.

Mesmo endividado, as suas contas como pessoa física estarão relacionadas ao seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Ao abrir uma empresa, será criado um novo documento, chamado Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, o negócio poderá ser criado mesmo que você esteja endividado como pessoa física.

O impacto do nome sujo

Estar com o nome sujo implica em uma série de restrições que podem (e vão) afetar tanto o indivíduo quanto o negócio do empreendedor. O empresário terá dificuldades em conseguir investimentos e empréstimos com bancos e entidades financiadoras, aumentando os desafios da organização em se estabelecer no mercado.

Alguns bancos possuem linhas facilitadas para o desenvolvimento de pequenas empresas. Contudo, com o nome sujo, o acesso a essas linhas de crédito se tornam mais difíceis, para não dizer impossíveis.

Na esfera pessoal, estar com o nome sujo gera uma série de problemas, como a impossibilidade de realizar compras a crédito e de pedir empréstimos como pessoa física. Fora a dívida, que vai aumentando com o passar do tempo.

Como limpar o nome na praça

Se você estiver com pendências na Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a melhor maneira de limpar o nome é entrar em contato com as empresas com as quais você tem débito. Informe-se para saber quais são as melhores opções disponíveis para o pagamento e pergunte por descontos.

A dica é negociar até encontrar as melhores condições para você, sempre deixando claro que o seu desejo maior é quitar as dívidas para resolver todas as pendências relacionadas ao seu CPF.

abrir empresa

Impedimento para abrir uma empresa

Estar com o CPF irregular na Receita Federal é um dos principais motivos que poderá impedi-lo de abrir uma empresa com o nome sujo. Geralmente, as pessoas ficam com o status de irregular na Receita por três motivos:

  1. Ter deixado de apresentar a declaração de imposto de renda nos últimos cinco anos;
  2. Realizar declaração de imposto de renda que não bata com os seus rendimentos;
  3. Estar com alguma dívida ativa com a Receita, como o não pagamento de alguns impostos, como o IPTU, por exemplo.

Importância de manter a empresa em situação regular

Estar com o CPF regular, assim como o CNPJ da sua empresa, é primordial para obter financiamentos, linhas de crédito com mais facilidade e mais credibilidade por parte do mercado, de forma geral.

Sem restrições, tanto no CPF quanto no CNPJ da empresa, o empreendedor poderá realizar um planejamento mais sólido, contando com empréstimos para expandir os negócios, seja na contratação de novos colaboradores, seja na implementação de novas tecnologias, reformas ou mesmo a criação de um novo produto.

Como você pôde ver neste artigo, é possível abrir empresa com nome sujo, mas haverá uma série de restrições e impedimentos que serão prejudiciais à saúde do novo negócio. Por isso, antes de dar esse passo em sua vida, é aconselhado resolver todas as pendências em seu nome para diminuir os desafios que aparecerão nessa nova jornada.

Está pensando em abrir uma empresa? Conheça o empresário individual, um tipo de empresa que pode ser aberta sem sócios!

  • Se você quer mais dicas para melhorar o seu negócio, acesse Conube!

A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.