Dicas para fazer um Webinar de Sucesso

Para muita gente, só de falar em webinar, já dá aquele nó na cabeça. No meio de tantas táticas de Marketing de Conteúdo, a produção de vídeos ainda é muito mal explorada e as empresas deixam de acelerar os resultados por falta de conhecimento.

Os erros mais comuns são:

1- pensar que utilizar vídeo na estratégia de Marketing vai demandar gastos altos.

2- falta de informação referente aos resultados ROI (sigla em inglês para Retorno sobre Investimentos, em tradução livre).

Fique tranquilo, vamos esclarecer alguns pontos. De acordo com a pesquisa Content Marketing no Brasil, realizada pelo instituto norte-americano CMI (Content Marketing Institute), webinar é uma das táticas de marketing mais eficazes.

Ainda segundo o CMI, um estudo na mesma linha foi realizado nos Estados Unidos. As empresas de lá apontaram percepção de que o webinar é a estratégia de Marketing de Conteúdo mais eficaz, atrás somente de eventos presenciais.

No entanto, vale ressaltar aqui a diferença de custo entre eventos presenciais e seminários a partir de webinars, que são totalmente online e sem a necessidade de gastos com locação, transporte e afins.

Mas o Que São Webinars?

webinar_como_fazer

Webinars são seminários online, que podem ser transmitidos ao vivo ou gravados, sobre um determinado assunto em que você ou a sua empresa entenda.

As oportunidades geradas são: impactar um grande público, gerar engajamento e leads qualificados, interagir com seu público, coletar dados sobre as pessoas interessadas no seu negócio, ser observado como referência na área em que você atua e melhorar a visão de mercado sobre a sua marca.

Você pode fazer um webinar com propósitos variados

– Sobre um tema amplo para atrair e gerar leads;

– Sobre um tema mais avançado para avançar seus leads nas etapas do Funil de Vendas;

– Apresentar seus produtos ou serviços com webinars de especialistas no assunto;

– Fortalecer o relacionamento com seus clientes e melhorar a retenção.

Como Fazer um Webinar de Sucesso?

Planeje Bem o Seu Webinar

Primeiramente, você precisa escolher uma excelente plataforma de webinars, que garanta os recursos necessários para que a sua estratégia seja alcançada com mais facilidade.

A Eventials, por exemplo, oferece uma solução automatizada e integrada às principais ferramentas de marketing para você construir uma estratégia eficaz, com transmissão rápida e sem a necessidade de instalar softwares em seu computador. Além disso, você conta com webinars ilimitados e interface responsiva para qualquer dispositivo (PC, smartphone ou tablet).

Depois de escolher a plataforma onde você vai realizar seus webinars, crie um formulário de inscrição e configure o capturador de leads da plataforma. Esse é um passo fundamental para você identificar o seu público e oferecer serviços e produtos para futuras oportunidades comerciais.

Conheça o seu público. Antes de iniciar a produção dos seus vídeos, saiba quais são as necessidades da sua audiência e defina a abordagem mais adequada.

Quando o seu foco é aumentar vendas, é preciso criar webinars que expliquem como funcionam os seus serviços e produtos (mostre os benefícios e como sua empresa pode ajudar os clientes em suas necessidades).

Pensar no horário da transmissão também é fundamental para melhorar os seus resultados.

Crie uma Estratégia de Divulgação

Para turbinar a audiência dos seus webinars, você precisa destacar o material produzido. Quanto melhor o seu planejamento, maior será os resultados e alcance de público.

O que recomendamos é a utilização de e-mail marketing. Segundo uma pesquisa realizada pela Brainsshark, essa é a tática de divulgação mais eficaz.

Para melhores resultados, crie um fluxo de comunicação bem estruturado: envie sua campanha de e-mail marketing dias antes do evento para promover o conteúdo que você irá apresentar. Mencione no e-mail os tópicos e problemas que serão solucionados no seu webinar.

O que é Fundamental Para um Bom Webinar

A interação com o público é fundamental. Quase todas as pessoas gostam muito de se sentirem integradas. E esse desejo é ainda maior quando há uma empatia relacionada entre a sua marca, ou palestrante, e o público.

Como tudo na vida, qualidade é fundamental. Não adianta sair falando qualquer coisa no vídeo e esperar que as pessoas deem atenção ou se interessem pelo conteúdo oferecido. Na internet, estamos o tempo todo competindo pela atenção das pessoas com uma diversidade imensa de outras informações.

Ao iniciar o seu vídeo, pergunte se todos estão vendo e ouvindo com a clareza. Além disso, certifique-se de que que o local da transmissão não é barulhento.

Saiba como coletar os resultados

Seu webinar foi um sucesso! Mas esse foi só o primeiro passo. De nada vale você produzir um conteúdo incrível, se não souber colher os resultados e trabalhar com os dados que foram obtidos.

Envie um e-mail para os participantes após o webinar, encaminhando o link permanente para onde encontram-se o vídeo e os slides que foram apresentados.

Gere empatia. Pergunte às pessoas o que elas acharam do conteúdo que foi oferecido e procure saber o que elas esperam para os próximos conteúdos.

Aproxime-se de quem não conseguiu participar. Essa é a oportunidade de reconquistar a atenção de quem não acessou o webinar. Envie um e-mail para essas pessoas e aproveite a oportunidade para mostrar o que foi apresentado.

É hora de engajar. Com os dados que foram coletados durante o webinar, cruze os dados com o Google Analytics, Google Remarketing e Facebook Pixel.

Lembre-se de classificar os leads gerados. Divida os seus contatos em três etapas diferentes: os que já estão preparados para uma abordagem inicial, os que ainda precisam ser nutridos com mais informações e aqueles que realmente não são qualificados para o serviço ou produto que você tem para oferecer.

Depois disso, coloque seu planejamento de Inbound Marketing em ação para levá-los ao próximo passo do Funil de Vendas.