Guia completo para o Tratamento de Imagens

tratamento de imagens

Se você não sabe muito bem como oferecer seus serviços de tratamento de imagens para os clientes ou gostaria de melhorar a qualidade dos seus jobs, este post foi feito para você.

O nosso guia lhe ajudará mostrando as diferenças entre tratamento e edição de imagens e os recursos mais utilizados nesses processos. Mostraremos também as vantagens e as desvantagens do Photoshop e do Lightroom.

Por fim, ensinaremos como você deve cobrar pelos trabalhos realizados, considerando o tempo que demorou para executá-los e os seus custos. Veja nossas orientações e tenha uma boa leitura!

Entenda a diferença entre tratamento e edição de imagens

Muitas pessoas pensam que tratamento e edição de imagens são a mesma coisa. Porém, você, sendo um designer profissional, precisa entender as diferenças entre eles, até para poder explicar para os clientes quando for necessário.

Tratamento de imagens

O tratamento de imagens é um processo natural da fotografia digital e pode ser feito de modo automático pela câmera, que gera o arquivo em formato .JPG com parâmetros pré-definidos ou programados pela pessoa que fotografa.

Sendo assim, podemos dizer que em toda foto já existe algum tipo de tratamento. Entretanto, o tratamento da imagem precisa ser feito por um especialista para garantir profissionalismo ao trabalho.

Na era da fotografia analógica, a escolha do tipo de filme negativo afetava diretamente o resultado final da foto. Hoje, apesar de não usarmos mais filmes, são necessários muitos outros cuidados para um resultado final de qualidade.

Veja a seguir algumas dicas de fotografia valiosas para você. Entre os recursos para tratamento de imagem, os mais utilizados pelos profissionais são balanço de branco, ajuste de matiz, saturação e brilho, ajuste de nitidez e filtros.

Balanço de branco

Você já deve ter reparado que fotos tiradas no mesmo ambiente podem ficar com tonalidades diferentes (algumas ficam mais amareladas ou mais azuladas). A causa desse efeito é o balanço de branco realizado pela câmera.

Cada tipo de luz produz um brilho com uma cor característica, porém, no nosso dia a dia não percebemos essas variações, pois nossos olhos conseguem corrigir automaticamente a tonalidade das luzes. A câmera não é treinada como nós para fazer isso, portanto, esse tipo de ajuste precisa ser feito manualmente na câmera ou na pós-produção.

Dessa forma, é possível fazer com que uma foto que foi tirada ao meio dia pareça que foi tirada ao final da tarde diminuindo a quantidade de branco e aumentando o azul, por exemplo.

Matiz, saturação e brilho

Matiz é uma propriedade que permite a distinção de uma cor da outra. Portanto, quando alteramos a matiz de uma foto, estamos adicionando ou removendo cores da fotografia, alterando a forma original. É um processo bastante utilizado no tratamento de imagem.

A saturação é a percepção que temos de uma determinada cor na imagem. Esse é, de fato, um dos segredos mais utilizados no tratamento de imagem, pois faz com que uma foto pareça mais viva e com cores mais intensas.

Por fim, o brilho trata a claridade de uma imagem, ou seja, quanto mais brilho na foto, mais próxima do branco ela ficará e, consequentemente, quanto menos brilho, mais próxima do preto.

Nitidez

Algumas vezes as imagens podem vir com contornos não muito bem definidos, principalmente quando a origem é um scanner ou uma câmera simples.

Essas imagens podem se beneficiar de um ajuste de nitidez, no qual o grau varia de acordo com a qualidade original da câmera. Contudo, esse ajuste não faz efeito em fotos que originalmente estão com pouquíssima nitidez.

Filtros

Existem vários tipos de filtros que podem ser utilizados no tratamento de imagem. Um deles é o filtro de cor, que tem o efeito de uma película de uma cor com transparência por cima da foto. Assim, você pode deixar uma foto mais azulada, por exemplo.

Já os filtros de desfoque de uma imagem podem resultar em efeitos interessantes, dependendo do resultado que você deseja. São um pouco menos utilizados no tratamento de imagens, mas são importantes também.

Edição de imagens

A edição de imagens é bem diferente do tratamento, pois envolve modificação de elementos da foto original. Ela gera uma nova fotografia, diferente da original e é um processo bastante utilizado na propaganda.

Seria impossível falar sobre todos os tipos de edição, pois são quase infinitos, mas entre as ações mais utilizadas estão a alteração de características de uma pessoa ou objeto, plano de fundo e adicionar ou remover objetos.

Alteração características de uma pessoa ou objeto

É uma das edições mais comuns, principalmente na propaganda. Você já deve ter reparado que nas revistas de maquiagem, quando existe uma sequência de imagens de lábios com batom, muitas vezes eles são idênticos, alterando somente a cor.

Isso acontece pois houve a edição da cor dos lábios para que não fosse necessário fotografar diversas vezes os mesmo lábios com cores de batons diferentes. O mesmo acontece em propagandas de tinta de cabelo, esmaltes e até carros.

Adicionar ou remover objetos

Os bancos de imagens se abastecem de diversas imagens de pessoas apontando em determinada direção ou posando como se segurasse alguma coisa. Desta forma, o designer pode facilmente inserir algum objeto na cena sem parecer artificial.

O contrário também é válido, ou seja, em alguns casos é importante remover objetos que estão fora do contexto para que as imagens se tornem perfeitas para a finalidade do trabalho.

Alterar plano de fundo

Muitas vezes os fotógrafos utilizam um plano de fundo verde vivo para que depois possa ser inserido backgrounds diferentes. Imagine uma propaganda de alguma bebida refrescante, porém, com um plano de fundo branco. Teria um impacto muito menor no público do que a bebida em um deserto, por exemplo.

Portanto, o objetivo da alteração do plano de fundo é simular um ambiente diferente sem precisar, necessariamente, estar neste local específico.

De forma em geral, notamos que a edição de imagem fica incompleta sem o tratamento de imagem ou vice-versa, ou seja, um complementa o outro. Muitas vezes o designer precisará editar e tratar uma imagem para utilizá-la.

Saiba o propósito do seu trabalho

Antes mesmo de iniciar seu trabalho de tratamento de imagem, a primeira coisa que você precisa saber é qual é o propósito dele. Existem tratamentos e edições que não ficariam interessantes para uma propaganda política, por exemplo.

Contudo, se é uma imagem para uma revista de moda, os cuidados com a pele, cabelos e roupas das modelos são essenciais. Um trabalho de edição e tratamento de imagem tem infinitos propósitos, mas os mais comuns são propaganda de produtos e serviços, propaganda política, comunicados de grandes organizações e álbuns de recordação.

Propaganda de produtos e serviços

Se você está realizando um trabalho que envolve editar uma foto para a divulgação de um produto, os cuidados mais básicos com essa imagem é ajuste de branco, matiz e brilho para deixá-lo mais vivo e atrativo para o público.

Além disso, é importante verificar se não há reflexos inapropriados no produto, além de ter a atenção de remover qualquer outro objeto em volta que possa estar tirando o foco do produto em si.

Propaganda política

Na propaganda política, é necessário fazer com o que o candidato fique com a melhor imagem possível na foto. É claro que não é preciso deixá-lo com uma pele tão lisa quanto de uma modelo, contudo, tratar a imagem para que a pele não fique tão pálida é uma saída interessante.

Comunicado de grandes organizações

Muitas vezes, as grandes organizações precisam criar panfletos para divulgação de informações para funcionários ou clientes.

Cabe ao designer conversar com o cliente para saber exatamente o perfil da empresa, conhecer o público-alvo e definir o tratamento de imagem adequado.

É possível que uma empresa de tecnologia não queira um visual “retrô” em suas imagens, por exemplo.

Álbuns de recordação

Para esse tipo de trabalho não há uma regra clara, contudo, o cliente tem liberdade para solicitar fotografias em um estilo específico, como preto e branco.

Os tratamentos básicos de imagem como ajuste de branco, matiz, brilho e filtros, além de alisamento de pele e alteração de plano de fundo, costumam ser suficientes para os álbuns de recordação

Entenda a importância dos equipamentos certos

Quando trabalhamos com imagens em computadores, é extremamente importante dar atenção ao monitor, ao mouse e software que você utiliza para a edição e tratamento de imagens.

Monitor

Um monitor que precisa ser calibrado pode afetar diretamente a forma que você vê as imagens, resultando em um trabalho final de qualidade ruim. Se o seu monitor precisa de calibramento, você pode estar vendo uma pele de cor saudável na modelo depois de editá-la, contudo, ao enviar para o cliente que está com o monitor calibrado, ele verá uma pele esverdeada.

Isso pode comprometer a confiança que ele possui em seu trabalho, já que haverá necessidade de ajustes, atrasando a entrega final.

Mouse

O designer gráfico passa muito tempo na frente do computador e utiliza muito o movimento do mouse. Vale a pena analisar qual o tipo de dispositivo é melhor para você, pois existe uma imensa variedade de mouses no mercado.

Lembre-se que o uso inadequado deste periférico pode causar tendinite ou outros problemas que podem prejudicar seu ritmo de trabalho.

Software

Não existe um software certo para edição e tratamento de imagem, pois o melhor é aquele que você está mais acostumado e que realiza as funções que você precisa.

Portanto, independentemente de qual você utilize, é importante que você se aprofunde no estudo dele, entendendo mais sobre como ele funciona para que você tenha um home office produtivo e agilidade no trabalho. Até mesmo a edição de vídeos para iniciantes se torna fácil quando a ferramenta é estudada.

Utilize as ferramentas a seu favor

Existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo no seu dia a dia de trabalho como designer freelancer, como banco de imagens gratuitos, documentários para designers e filmes para se inspirar.

Bancos de imagens gratuitos

Utilizar bancos de imagem pagos muitas vezes pode encarecer muito seu trabalho, porém, existem diversos bancos de imagem gratuitos com fotos de qualidade para você editar e utilizar à vontade. Os principais são o Pexels, Free Images, StockSnap.io e FreePick.

Documentários para designers

A vida de freelancer tem muitos benefícios, mas apesar disso, um bom designer precisa estar sempre estudando e se atualizando com as novidades da área.

Uma ótima maneira de estudar e ainda se entreter um pouco é por meio de documentários. Os documentários essenciais para designers são “A vida em um dia”, “Why man creates”, “Helvetica”, entre outros.

O primeiro, “A vida em um dia”, possui diversas técnicas de edição e trilhas sonoras muito emocionantes. “Why man creates” retrata toda a história do processo inventivo do ser humano através de um apelo visual com animações para que o espectador faça sua própria reflexão. Já o documentário “Helvetica” retrata a história de uma das tipografias mais utilizadas no mundo e como ela mudou a trajetória do design.

Filmes para inspiração

Você já deve ter passado por momentos de bloqueio criativo a ponto de não conseguir ter nenhuma ideia para fazer aquele trabalho urgente. Uma das formas de quebrar essa barreira é por meio de filmes que inspiram.

Um deles é o “Walt antes do Mickey”, uma biografia de Walt Disney que oferece lições de empreendedorismo e criatividade para você.

Agora, se você precisa de uma boa ideia de fotografia para seu vídeo, o filme “Her” pode ser uma ótima inspiração, pois além de contar com uma trama envolvente sobre um homem que desenvolve um relacionamento afetivo com um programa de computador, o filme também possui uma fotografia inovadora.

Conheça as vantagens e desvantagens do Photoshop

O Photoshop é um software amplamente conhecido entre os designers e até mesmo entre as pessoas que não trabalham com imagem. Nele é possível fazer de tudo, pois conta com uma diversidade muito grande de recursos de manipulação.

Contudo, existem vantagens e desvantagens de se trabalhar com o Photoshop:

Vantagens

Se você precisa trabalhar com camadas, o Photoshop é o melhor software de edição de imagens, uma vez que permite sobrepor diversas imagens para compor uma imagem final.

Com esse software, o trabalho de remover fundo e recortar objetos fica muito mais fácil, pois a cada versão que a Adobe disponibiliza, os recursos de recorte ficam mais inteligentes.

Um recurso interessante do Photoshop é a possibilidade de visualizar uma prévia em 3D. Por exemplo, ao abrir um arquivo .psd que contenha uma imagem ou capa de um álbum em 3D, é possível que o cliente consiga ver como ficará o material impresso.

Além disso, para trabalhar com nitidez avançada, o Photoshop é mestre, pois com os recursos certos, você consegue deixar suas imagens muito precisas e nítidas.

Desvantagens

Se você é um designer que diariamente edita centenas de imagens, talvez o Photoshop não seja a melhor opção, pois o workflow é mais demorado para tratamentos em lote.

Para trabalhar com textos, esse software também não é a melhor a opção, contudo, mesmo que de uma forma mais demorada e trabalhosa, ele ainda assim consegue cumprir a função.

Além disso, para criação de layouts e diagramação, não escolha o Photoshop, já que ele não é a melhor ferramenta para estes casos. Apesar disso, ainda assim é possível criar um álbum de fotografia e até mesmo anúncios de Outdoor ou revista.

Conheça as vantagens e desvantagens do LightRoom

O Lightroom é uma ferramenta mais intuitiva voltada para as necessidades dos fotógrafos e que permite um workflow fácil e rápido. É uma ferramenta da Adobe mais nova do que o Photoshop e, da mesma forma, possui algumas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Ao contrário do Photoshop, o Lightroom é muito bom quando você precisa editar centenas de fotos com rapidez e agilidade, pois a ferramenta conta com o sincronismo, ou seja,a capacidade de executar o tratamento em todas as fotos de uma só vez.

A interface desse software é mais intuitiva, já que os recursos mais usados para edição e tratamento de imagens ficam todos no menu lateral. Assim, você não precisa procurar o que deseja em todos os menus existentes.

No Photoshop, você precisa do Adobe Bridge para poder gerenciar todas as suas imagens e abri-las. Já no Lightroom esse trabalho é feito automaticamente.

Desvantagens

No Lightroom não há nenhum tipo de opção para recortar fundo ou remover objetos, o que acaba se tornando uma desvantagem, já que muitas vezes precisamos utilizar esse recurso durante o tratamento de imagem.

Além disso, o Lightroom não possui ajustes mais finos e avançados de nitidez, sendo nesse caso, o Photoshop a melhor escolha.

O Photoshop e o Lightroom não são as únicas ferramentas de tratamento e edição de imagens disponíveis. Você também pode encontrar várias ferramentas de edição gratuitas para escolher a que melhor se adequa ao seu trabalho.

Aprenda a cobrar pelo seu trabalho de retoque de imagens

Como um designer freelancer, você já deve ter se deparado com aquela dúvida cruel que todas as pessoas que realizam serviços artísticos também já se perguntaram: “quanto cobrar pelo serviço?”.

De fato, não é uma pergunta fácil, mas quando você considera alguns pontos chaves, o cálculo fica muito mais fácil.

É importante primeiro falarmos de duas variáveis principais para o cálculo: custos e lucros. A variável custos é a soma de todos os gastos que você teve e que eram necessários para o produto final. Aqui, entram as compras em bancos de imagens, compra de software, mensalidade de internet, gastos pessoais como os de alimentação, entre outros.

Já a variável lucros é tudo aquilo que retorna positivo para você, ou seja, é aquilo que sobra depois de cobrir todos os custos.

Você pode cobrar pelos serviços um valor que leve em conta todos os custos que teve e suas horas de trabalho.

Quanto cobrar considerando os custos

Nesse momento, você deve pegar lápis e papel e listar todos os seus gastos dentro de um mês, ou seja, tudo aquilo que sai da sua conta. Seja passagem de ônibus, combustível, aluguel, alimentação ou lazer.

Uma dica interessante quando você calcula os custos, é considerar a manutenção ou substituição dos seus equipamentos, como câmera fotográfica, lente, computador e até a cadeira. É preciso incluir um valor pela depreciação deles, pois em algum momento você precisará trocá-los.

Para isso, você pode dividir o valor do equipamento pelo número de meses que ele deve durar. Por exemplo, um notebook que custou 3 mil reais deve durar aproximadamente 5 anos (60 meses), portanto, o custo do seu notebook para tratamento e edição de fotos é de 50 reais.

Somando então todos os custos de vida e com os equipamentos você vai obter o valor adequado.

Quanto cobrar considerando as horas de trabalho

Muito bem, agora você já sabe quanto é o seu custo, considerando todos os seus gastos e valores referentes aos equipamentos, é necessário pensar quanto vale a sua hora de trabalho.

Para isso, você deve considerar o quanto você teve que estudar para realizar aquele trabalho, se existem muitas pessoas que fazem esse mesmo tipo de serviço e se a qualidade que você oferece é única.

Aqui, não existe um valor exato, mas pense que quanto maior o tempo de estudo, experiência e qualidade do seu trabalho, maior deve o valor da sua hora de trabalho. Você deve somar então os seus custos à sua hora de trabalho e assim, chegar ao valor final que deve ser repassado ao cliente.

Por fim, concluímos que na maioria dos casos, o sucesso do tratamento de imagens também envolve a edição de imagens. Para que você possa tomar as decisões corretas sobre o tipo de tratamento e edição que suas fotos precisam, se faz necessário descobrir para quê servirá essas imagens.

Além disso, quando você utiliza algumas ferramentas a seu favor, seu trabalho fica mais fluido e você consegue trabalhar mais e, por fim, cobrar de forma justa pelo serviço.

Gostou do nosso guia completo para o tratamento de imagens? Aproveite e baixe agora mesmo o nosso e-book para desvendar todos os segredos do trabalho de freelancer e garantir o sucesso nesta carreira.