Top 4 sites para achar trabalhos de freelancer

Viver de trabalhos de freelancer é a ambição de muitos e a realidade de outros. A maioria dos profissionais que optam por este tipo de atividade está em busca de complementação de renda. E você, o que procura? Mais liberdade, mais dinheiro ou as duas coisas?

Tirando-duvidas

Se por um lado a perspectiva de não ter mais chefe, fazer seus próprios horários e providenciar seu sustento com mais qualidade de vida parece tentadora, a realidade de quem vive de trabalhos freelancertambém tem seus desafios.

É preciso prospectar clientes, fazer visitas comerciais, preparar orçamentos, prestar contas, cuidar das despesas, passar notas e outras atividades burocráticas que a maioria dos freelancers não fazia quando estava empregado em uma empresa.

Mas hoje existe uma ótima alternativa para esses profissionais resolverem boa parte destas questões administrativas e comerciais de uma forma muito prática e sem custos.

A solução que tem se destacado recentemente, principalmente para quem se dedica a trabalhos de freelancer em design e redação, são os sites de concorrência criativa e crowdsourcing.

Tratam-se de sites na internet que intermediam o trabalho de freelancers com os empresários que buscam esses serviços, de forma bastante ágil, prática e econômica.

E os resultados têm sido excelentes, seja para as empresas quanto para os freelancers. Tanto, que alguns desses prestadores de serviços já conseguiram realizar o sonho de trabalhar em casa, seguindo sua própria rotina e convivendo mais tempo com sua família e amigos e ainda se dedicando mais vezes a atividades esportivas e de lazer.

Entenda o crowdsourcing para trabalhos freelancer

“Crowd”, em inglês, significa muita gente, multidão. “Source”, nessa mesma língua, pode ser traduzido livremente como fonte. Portanto, Crowdsourcing quer dizer algo como: usar uma enorme quantidade de pessoas como fonte dos recursos que precisa, para escolher as melhores contribuições ou até mesmo misturar ideias e opiniões, dependendo do que se está querendo fazer.

Business man drawing crowdsourcing concept to screen.

No caso de trabalhos freelancer, existem vários modelos de negócio na internet que utilizam esse conceito.

Em todos eles existem uma característica comum: 2 bases de dados. Uma dos empresários e empresas que cadastram seus perfis, e a outra base, com os profissionais que colocam seus dados, referências, currículos e portfólios. No caso de designers e redatores, um bom portfólio tem um papel bastante importante para conseguir clientes.

Além dessas bases de perfis de profissionais e empresas, estes sites devem contar também com uma plataforma online que integre dos dois lados. Assim, quando os empresários colocam seus pedidos de trabalho, os profissionais freelancers podem visualizá-los e fazer pesquisas para encontrar os trabalhos que querem fazer.

Aí vem as diferenças entre os modelos de negócio. Em alguns tipos de site de crowdsourcing, os empresários apresentam seus briefings dizendo o que precisam e aguardam respostas dos freelancers, dizendo quanto querem receber por aquela tarefa, o que e como pretendem fazer, se apresentando profissionalmente. Em seguida o empresário estuda seus perfis, portfólios, currículo e outras referências e fecha um acordo de trabalho com o freelancer que preferir.

Já em outros sites, usa-se um esquema diferente, a chamada concorrência criativa. Confira.

Concorrência criativa de trabalhos para freelancer

ana-400x266

O esquema de cadastro de perfis segue o mesmo esquema descrito acima. O que muda é a maneira de selecionar os profissionais que farão os trabalhos freelancer.

Na concorrência criativa, o empresário já determina o preço que vai pagar pelo job e todos os freelancers da plataforma podem participar, concorrendo entre si. Vencerá o melhor trabalho, escolhido pela empresa que fez o pedido.

Este esquema tem se mostrado mais ágil e trazendo os melhores resultados porque premia a excelência e a qualidade.

Os freelancers vão melhorando cada vez mais a qualidade de suas artes, enriquecendo seus portfólios e tem sempre um trabalho todo dia para escolher se querem ou não participar.

A sacada é escolher aqueles trabalhos freelancer que tem mais a ver com sua especialidade. Logotipo, folder, ilustração de mascotes, layout web, em qual desses você manda melhor?

No maior site de concorrência criativa da América latina, o We Do Logos (do mesmo grupo do WeLancer), existem designers que afirmam estar vivendo exclusivamente dessas concorrências e conseguindo ganhos de até R$ 8 mil reais por mês.

Confira: Entenda como funciona a concorrência criativa (e porque você deve sair na frente!)

Veja mais sobre este e outros sites de trabalhos freelancer, em diversas áreas de atuação.

Sites de trabalhos freelancer

WeLancer – Designers e Redatores

 

WeLancer-Logo-2015-Azul (1)

 

Atuando desde 2010 é o pioneiro em concorrência criativa no Brasil. Oferece oportunidades tanto para designers como redatores, que podem criar nomes de empresas ou produtos e seus slogans. Os materiais que podem ser desenvolvidos pelos designers são muitos, como logos, folders, layout para sites, e-mail marketing, rótulos, embalagens e muitos outros.

Com excelente suporte e um blog cheio de dicas para designers, já atendeu mais de 35 mil empresas, gerando 98% de satisfação e o pagamento de um montante superior a 9 milhões de reais para seus designers!

Quer se juntar a eles e trabalhar de casa? Acesse: WeLancer

 

GetNinjas – Diversos Serviços

 

imgres

São muitas categorias para o freelancer se cadastrar: Aulas, autos, consultoria, design e tecnologia, serviços domésticos, moda e beleza, reformas e saúde. Quando alguém que precisa de um destes serviços acessa o site e faz o pedido, recebe indicação de 7 profissionais para entrar em contato e escolher com quem vai fazer o trabalho.

Veja: GetNinjas

 

Rock Content – Redatores

 

rock-content-logo-300x106

Focado neste nicho de trabalho freelancer para redatores, é preciso enviar currículo e passar por uma seleção que inclui fazer um trabalho de exemplo para ser analisado.

Acesse: Rock Content

 

Contentools – Redatores

 

 

c

Também é preciso passar por seleção, mas não é necessário produzir um trabalho de exemplo, você pode enviar trabalhos anteriores e tem que passar por uma prova de certificação online.

Conheça: Contentools

 

Quer passar a trabalhar de casa, escolhendo os jobs que quer fazer, ser dono do seu tempo e sempre com pedidos de trabalho freelancer esperando por você no computador? Junte-se ao maior site de concorrência criativa da América Latina: WeLancer.

WeLancer-CTABlog