Trabalho na agência vs freelas: como conciliar?

trabalho na agência

Da mesma forma que existem pessoas que se dedicam totalmente aos trabalhos de freelancer, há também aquelas que atuam como freelas e têm empregos formais, precisando harmonizar as duas tarefas.

Muitos profissionais de design e criação têm a possibilidade de adquirir uma renda extra com jobs fora do horário comercial, complementando os seus ganhos. Devido a isso, o número de pessoas que são adeptas ao trabalho freelancer é crescente, já que é uma atividade que não exige ligações contratuais ou legais com o cliente.

Não é uma atividade fácil conciliar trabalho de agência e freelas, mas não é impossível. Pensando nisso, separamos 7 dicas que ajudarão você a manter os seus dois trabalhos de um jeito prático. Confira!

7 dicas de como conciliar trabalho de agência e freelas

1. Organize as suas prioridades e tarefas

O mercado de trabalho está cada dia mais exigente e imediatista. Dessa forma, quaisquer tarefas são tidas como urgentes para os clientes.

Logicamente, é impossível cuidar de todos os trabalhos com total rapidez. Por isso, será inevitável catalogar quais projetos precisam de mais atenção e quais vão esperar um pouco mais.

Tratar de várias atividades ao mesmo tempo às vezes será necessário. Contudo, algumas vão requerer todo o seu esforço em uma pequena quantidade de tempo, e estas sim devem ser as maiores prioridades para você.

2. Busque transparência na negociação de prazos

Apesar de você possuir dois trabalhos simultâneos, a qualidade, em ambos, será cobrada intensa e igualmente pelos contratantes dos seus trabalhos. Por isso, deixe sempre explícito o tempo disponível que você possui para trabalhar com os seus clientes.

Além disso, é importante cumprir os prazos estabelecidos, se cobrar e estar sempre um passo à frente do que é esperado.

Saber negociar prazos e entender que, em certas ocasiões, será necessário virar noites trabalhando ajudará você a manter suas duas fontes de renda.

3. Não misture os seus clientes pessoais com aqueles da agência

Primeiramente, é essencial não levar os seus trabalhos como freelancer para o ambiente do seu emprego formal, por mais tentador que seja. Da mesma maneira que você precisa ser transparente com os seus clientes dos projetos autônomos, é necessário também ser comprometido com o seu chefe e com o ofício assinado na carteira.

Você está em seu emprego formal sendo pago pelo que é produzido para a agência, e não somente para você. Logo, esteja voltado totalmente em seu horário de trabalho para as tarefas da empresa.

Isso também é válido para as atividades de freelancer. Por mais que esse modo de trabalho não possua horários estabelecidos, os seus clientes contam com um prazo e esperam resultados, de acordo com a entrega combinada. Mantenha uma impressão positiva do seu trabalho.

4. Valorize a qualidade

Em consequência da sua dupla jornada, uma das coisas que pode ser impactada é a qualidade do seu trabalho. Dessa forma, é primordial valorizar a qualidade que cada tarefa requer.

Em ambos os empregos, você terá que manter uma qualidade similar, pois os clientes, do emprego formal ou de freelancer, desejam possuir um ótimo projeto para ser usado.

Para isso, é preciso que você tenha em mente um padrão de qualidade que todos os seus trabalhos precisam ter e sempre procurar estar à frente das expectativas dos clientes, fazendo com que a busca pelos seus serviços não diminua.

5. Use mecanismos para gerenciar os seus projetos

Ao assumir dois trabalhos, a organização é uma característica que o profissional precisa possuir para dar conta das demandas. Uma forma de mantê-la e não atrapalhar o seu desempenho é usar um gerenciador de projetos, para ficar de olho nos seus trabalhos, fluxos e pendências.

É certo que manter em ordem as atividades dos dois ofícios é trabalhoso; logo, é preciso sempre estar atento às tarefas que precisam ser entregues, produzidas ou finalizadas. Usando mecanismos para auxiliá-lo, será muito mais fácil gerenciar seus projetos sem descumprir os seus prazos.

6. Aceite os serviços que você tenha a certeza de que poderá entregar

Não adianta você querer pegar todos os trabalhos que aparecerem na sua frente, por mais que pareçam ser fáceis ou pequenos. Será necessário abrir mão de alguns deles, para não ocorrer problemas na entrega.

Preze, acima de tudo, pela qualidade que o seu trabalho precisa manter. A finalização e a entrega das suas tarefas são fundamentais, já que não funcionando corretamente, os trabalhos disponíveis começarão a diminuir.

Não há benefícios em aceitar todos os trabalhos que surgirem e acabar por não ter a certeza de entrega, perdendo clientes e fazendo com que eles fiquem com uma visão negativa sobre você como profissional, não é mesmo?

7. Seja focado e tenha planejamentos

Ser um profissional com foco ajudará bastante na conciliação das atividades, mantendo consciente o que é essencial para organizar a sua rotina de tarefas.

Até porque, sabendo aonde se deseja chegar, é mais fácil elaborar um caminho que o faça seguir no rumo certo em meio a tanto trabalho.

Além disso, planeje a sua rotina, adiante as suas tarefas sempre que possível, trabalhe um pouco mais em certo momento e um pouco menos em outro, use de planilhas e agendas que para planejar melhor o seu dia a dia. Dessa forma, você não vai ter que abrir mão de outras atividades.

Após um tempo, você entrará no ritmo dessa jornada dupla, por ter entendido melhor como se dedicar aos trabalhos e agir conforme o andamento das necessidades que se tem cada atividade.

Afinal, vale a pena conciliar os dois empregos?

Mesmo com toda a disposição e todo o esforço para manter essa vida, a recompensa é muito válida! Você não só ganhará mais, como também poderá se entender melhor como profissional e descobrir a maneira mais adequada de oferecer os seus serviços no mercado de trabalho.

Além disso, será possível manter a segurança que um emprego fixo pode oferecer sem deixar de experimentar outras coisas sendo freelancer, como aumento do seu networking — que proporcionará ótimas oportunidades não só como freelancer, mas também em futuros empregos formais —, além de ganhos maiores que estarão dentro do seu controle, sem ser algo fixo, como um salário.

Portanto, com essas dicas você conseguirá conciliar trabalho de agência e freelas sem ter que virar a sua rotina de cabeça para baixo! Basta entender as diferenças de cada trabalho, se dedicar igualmente e planejar a sua vida para contar com os benefícios dessa dupla jornada!

Gostou do nosso post? Então, que tal comentar o que você achou?