Site AMP e responsivo: entenda a diferença entre eles

Sem dúvida, a navegação móvel mudou a forma como qualquer um consome conteúdo. Isso se aplica à produção de imagens, textos e até de notícias — hoje, tudo é cada vez mais rápido, instantâneo e, em muitos aspectos, mais eficiente.

Porém, para que essa migração do modelo desktop para os smatphones fosse eficiente, a Google teve que exigir mais sites responsivos, também chamados de “mobile-friendly”. E, agora, surge um novo passo nessa evolução, que é o site AMP, ou “Accelerated Mobile Page”.

Para quem trabalha com design e desenvolvimento de conteúdo para web, é muito importante dominar as duas formas (site AMP e responsivo) de site e saber qual delas melhor se aplica ao seu contexto. E talvez você já tenha ouvido falar desses conceitos, mas ainda não tenha se aprofundado o suficiente neles. Então, é sobre isso que vamos falar agora. Confira:

O que é um site responsivo?

Esse termo já é mais conhecido pelo público, pois se tornou uma exigência da Google em 2015. De forma simples, responsividade é a capacidade que uma determinada página tem de se adaptar ao aparelho em que é exibida, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. Quanto mais responsiva uma página é, melhor ela se adapta.

Como as pessoas utilizam não apenas computadores, mas também celulares e tablets para navegar, todos os sites passam por vários aparelhos, definições de tela, configurações e sistemas operacionais. Logo, se a página não for compatível com algum desses aspectos, ela não é exibida corretamente.

De maneira geral, um site responsivo tem as seguintes qualidades:

  • não exige que o usuário dê zoom em textos e imagens;
  • não exige que ele arraste a tela para visualizar o conteúdo completo;
  • tem ícones e links fáceis de clicar com os dedos;
  • minimiza o uso de softwares não compatíveis ou não comuns em celulares, como o flash.

E a boa notícia aqui é que, graças às ferramentas disponíveis, é relativamente fácil tornar seus sites mais responsivos. Boa parte das plataformas de criação de blogs, por exemplo, já cria uma versão móbile da sua página imediatamente.

No entanto, você ainda precisa tomar cuidado para cumprir certos requisitos, como evitar conteúdo em flash.

O que é um site AMP?

Como já mencionamos, AMP é uma abreviação de “Accelerated Mobile Page”, ou “Página Móvel Acelerada”. Uma tendência mais recente, ela busca resolver outros problemas da navegação móvel: o uso excessivo de dados e o tempo de carregamento.

Como a maioria das operadoras vende planos para um volume específico de download, muitas pessoas precisam evitar conteúdos pesados, como vídeos longos ou jogos online.

Ainda assim, mesmo uma navegação comum por sites de notícias pode acabar com o plano do usuário em pouco tempo. Não é à toa que sites que demoram mais do que 3 segundos para carregar tendem a perder cerca de 50% dos seus acessos, ou mais.

Uma solução para isso é o desenvolvimento de sites AMP, que são focados no consumo mínimo de dados e velocidade de carregamento. Para isso, eles utilizam várias técnicas de otimização de código e layout, o que simplifica todo o processo de navegação.

Por consequência, uma AMP também acaba se tornando responsiva. Por outro lado, esse tipo de página exige um pouco mais para ser colocada no ar, pois não há o mesmo nível de automação. Até existem plugins para facilitar esse trabalho, mas parte dele ainda deve ser feito manualmente.

Quais são as diferenças entre um e outro?

Os dois modelos têm suas semelhanças, mas também algumas diferenças importantes. Dentre estas, duas se destacam:

1. Prioridade no design ou na velocidade

Como dissemos, um site AMP tem como prioridade garantir maior velocidade de carregamento e consumo mínimo do limite de download do usuário.

Essas exigências restringem bastante a complexidade do design da página, dando menos liberdade para colocar detalhes chamativas, como animações, barras laterais etc. — afinal, tudo isso deixa o código mais pesado. Assim, a maioria das AMPs possui apenas uma coluna para conteúdo, ícones e anúncios.

Já um site responsivo têm menos restrições nesse quesito. Nele, você pode inserir mais conteúdos e organizá-los de formas diferentes, o que pode enriquecer a experiência do usuário, em alguns casos. Por outro lado, isso também lhe custará os acessos do público com velocidade de internet baixa.

São fatores a serem colocados na balança.

2. Ranqueamento das páginas

A responsividade já é uma das grandes exigências do algoritmo de pesquisa do Google. Ainda que haja centenas de fatores em consideração — o que torna o sistema complexo demais para qualquer pessoa —, pelo menos, ainda temos certeza de que esta qualidade importa.

As páginas aceleradas, contudo, ainda não são um critério de ranqueamento. Ao menos, não um forte o suficiente para receber grande destaque. Isso significa que os investimentos nessa área podem não gerar resultados diretos nos seus acessos.

Ainda assim, como já mencionamos, um site AMP oferece um carregamento rápido (em torno de 1 segundo), o que evita problemas com a rejeição da página pela demora na resposta. Além disso, é possível investir em ambos os fatores ao mesmo tempo, já que esse tipo de site acaba sendo responsivo por natureza.

Quando é melhor usar cada um?

Ter um site responsivo já não é um luxo ou um grande diferencial — é uma exigência para manter sua página competitiva. Logo, você deve sempre ter um site com alta responsividade.

Felizmente, essa não é uma tarefa difícil, pois há ferramentas mais que suficientes para isso. Até porque, como se trata de uma área mais amadurecida, você sempre terá todo o auxílio de que precisa.

Já o AMP, apesar de todos os seus benefícios, ainda é um conceito em desenvolvimento, que passa por novos testes a cada dia. Mas é provável que ele se torne um diferencial em ranqueamento no futuro, o que te dá mais chances de sucesso se você se adiantar.

Por ora, ele é mais adequado para sites estáticos, que têm apenas textos. Experiências mais personalizadas, como formulários, ainda precisam de bastante trabalho dos designers e responsividade.

Enfim, gostou deste post? Agora você já entende um pouco melhor a diferença entre um site responsivo e um site AMP! E então, quer continuar acompanhando nossas novidades? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!