Quer começar sua carreira no design?

7 dicas para web designers iniciantes

Qualquer pessoa que escreve sobre web design ou tem um blog de web design, como este, deve responder perguntas de novos designers com muita regularidade. E a maioria de nós tenta respondê-las conforme o tempo nos permite (o que, infelizmente, não é tão frequentemente como gostaríamos).

Como o tempo pode ser um problema, nós reunimos algumas das perguntas mais comuns que são feitas repetidas vezes e tentamos respondê-las. Estas incluem coisas como onde aprender a criar designs, de que competências você precisa e como conseguir clientes.

Agora, tenho certeza que existem outras dúvidas por aí que novos designers têm e, se você deixá-las nos comentários, vamos tentar fazer um segundo post sobre o assunto para respondê-las.

Que habilidades eu preciso ter para me tornar um bom designer?

Várias pessoas poderiam se sentir tentadas a responder essa pergunta com “habilidades de design, que besteira!”. Mas “design” não é, realmente, uma habilidade. É um resultado. Você precisa de outras habilidades para chegar a esse resultado.

Então, quais são as habilidades necessárias para um bom design? Eis o básico:

  • Um senso de relações espaciais e proporções.
  • Uma boa compreensão da teoria da cor.
  • Capacidade de captar o que há em sua cabeça e traduzir isso em pixels.

Parece muito simples, certo? Basicamente, os bons designs são constituídos por diferentes partes. Saber organizar as partes de uma forma esteticamente agradável requer um bom senso de relações espaciais e de como as proporções afetam a percepção.

Um bom uso da cor reforça essas relações e pode levar um projeto chato a um nível superior. A teoria da cor é parte ciência e parte arte, mas é provavelmente uma das coisas mais fáceis para um designer dominar.

A capacidade de transformar o que há em sua cabeça em pixels cobre mais os aspectos técnicos do que o que um designer faz. Você precisa ter habilidade para usar as ferramentas disponíveis para um designer e, assim, criar o projeto. Isso significa que você deve conhecer programas gráficos, linguagens de programação e muito mais. Se você não pode transformar suas ideias em realidade, então você não é um designer, você é apenas mais um com uma “ideia brilhante”.

Entre as habilidades auxiliares que você deve aprender estão:

  • Gerenciamento de projetos
  • Gerenciamento de clientes
  • Contabilidade básica

Embora não seja estritamente relacionado a projetos, todas essas habilidades são valiosas se você quiser ser um freelancer e ainda podem ser úteis se você trabalhar em um ambiente corporativo.

Como e onde devo começar a aprender?

design

Eu acredito piamente que é possível aprender fazendo. Existem milhares de tutoriais por aí que podem lhe ensinar tudo que você precisa saber sobre design. É uma das melhores fontes para aprender a criar sites, por exemplo.

Eu proponho um processo de três passos para aprender a criar sites:

Primeiro, encontre algumas páginas com boa referência para HTML e CSS. Existem dezenas por aí, então é só encontrar uma que pareça ser fácil de usar.

Em seguida, inicie o serviço em alguns tutoriais. O google é seu parceiro aqui. Procure tutoriais de web design. A rede Tuts+ é um bom lugar para começar, mas eles não são o único site lá fora que tem tutoriais de alta qualidade. Siga alguns deles do início ao fim para ter uma ideia de todo o processo.

A partir daí, comece a frequentar os sites existentes. Use ferramentas como o Firebug para ver o código (HTML, CSS e JavaScript). Descobra como eles funcionam. Descobra que plugins e tecnologias eles estão usando. Em seguida, reconstrua o site do zero, de preferência sem copiar e colar o código.

Você poderia passar anos lendo livros e artigos que informam sobre construção de sites. Mas até que você realmente mergulhe e começar a criar, você vai se manter longe.

 

Devo ir direto para HTML5 e CSS3 ou aprender as versões mais antigas primeiro?

Isto é uma pegadinha. Vários novos designers não percebem que o HTML5 e CSS3 incluem, não só todas as novas tecnologias que ouvimos falar, mas também todas as aplicáveis “velhas” tecnologias das versões anteriores (menos aqueles que foram reprovados).

Em outras palavras, você deve gastar seu tempo aprendendo HTML5 e CSS3. Se você aprender HTML4 (ou XHTML), você pode estar aprendendo coisas que você precisará des-aprender quando iniciar o serviço em HTML5. O mesmo vale para CSS2 vs. CSS3. Então, basta aprender as tecnologias mais recentes/atuais, além de quaisquer trabalhos dos quais você pode precisar para navegadores mais antigos.

 

Quando devo aprender um programa gráfico como o Photoshop?

Se você quer ser um designer, você precisa dominar algum tipo de programa gráfico. Pode ser o Photoshop, Fireworks, Illustrator, GIMP, ou qualquer outro programa que faz o que você precisa que ele faça. O lance é: mesmo que, tecnicamente, você possa criar um site inteiramente no navegador e com CSS3 e você possa, inclusive, criar alguns gráficos sem se preocupar com um programa de edição de imagem; ter conhecimentos deste tipo de programa, será necessário em algum momento e vai fazer sua vida muito mais fácil, na maioria das vezes.

Assim, em resposta a “quando você deve aprender algo como o Photoshop”, eu digo o seguinte: assim que possível.

 

Eu realmente preciso aprender a usar código?

Há estilistas lá fora, que nunca tocaram em código. Alguns deles fazem isso por escolha: eles simplesmente não gostam de código. Mas outras vezes, é porque nunca aprenderam a codificar.

Você realmente deve saber o caminho em torno do desenvolvimento da front-end básica. Mesmo que você opte por terceirizá-la, ou trabalhe em uma equipe onde você só precisa se concentrar no design visual, conhecer as regras de funcionamento do código fará com que seus projetos sejam ainda melhores. Saber o que é possível e o que não é também tornará o trabalho mais fácil, da perspectiva dos desenvolvedores.

Eu recomendo fortemente o aprendizado de HTML5 e CSS3, no mínimo, e a familiarização com JavaScript, só o suficiente para que você possa usar jQuery ou outra biblioteca sem arrancar os cabelos. Se você decidir aprender linguagens de programação adicionais, já antecipo que isso só vai ajudá-lo a se tornar um designer mais versátil e cercado por designers/desenvolvedores.

 

Quanto tempo demora para conquistar o primeiro cliente?

Desculpe a falta de precisão, mas o tempo é indeterminado. Alguns designers são naturais. Eles aprendem a criar um bom design em questão de poucas semanas ou meses. São, muitas vezes, os aspectos técnicos que os prendem ao início, ao invés dos criativos.

Outros designers levam anos para aprender seu ofício antes de assumir um trabalho com cliente. Qualquer uma das opções é válida. Se você se sente pronto para assumir projetos de outras pessoas depois de alguns meses, então vá em frente. Se você leva anos para chegar a esse ponto, tudo bem também.

Alguns conselhos: primeiro, tenha certeza de que você tem alguns projetos concluídos por você antes de começar a trabalhar para alguém. Quero dizer completos mesmo, desde o briefing criativo até o site, no ar.

Depois disso, você pode considerar projetar um site gratuito ou a preços bem baixos para um amigo ou membro da família apenas para se acostumar a trabalhar com um cliente antes que haja uma quantidade significativa de dinheiro (e reputação) em jogo.

Um último conselho: comece pequeno. Por mais tentador que pareça, assumir um grande projeto no início, pode ser um desastre. Até que você tenha, não só aperfeiçoado suas habilidades de design, mas também suas habilidades de gerenciamento de projetos, é melhor ficar com projetos mais gerenciáveis.

 

Onde posso encontrar clientes?

Esta é a pergunta que todos fazem. Não há uma resposta. Você pode iniciar a licitação em projetos em sites como o WeLancer. Você pode, também, procurar empregos locais. Ou até chamar empresários locais para ver se eles estão interessados em um site novo ou redesenhado.

Deixe seus amigos e familiares ficarem sabendo que você está aberto a negócios, lhes peça referências de pessoas que conheçam e que poderiam estar interessadas em seus serviços. Escreva artigos para blogs de design e negócios e mostre seu conhecimento. Seja ativo nas mídias sociais e certifique-se de que seus seguidores e amigos sabem que você é um web designer. Basicamente, ponha-se lá fora, tanto quanto possível e vá atrás de novos clientes.

Finalmente, certifique-se de que o seu trabalho é excelente. Um bom trabalho e uma boa reputação são a melhor publicidade que você pode ter.

WeLancer-CTABlog