Proporção áurea e grid para logos: saiba como usar

proporção áurea

O trabalho de um designer, dependendo do momento, pode ser mais artístico ou mais técnico. Porém, ao contrário do que alguns pensam, uma coisa complementa a outra: conhecer mais das teorias e fundamentos de linguagem visual te ajuda a criar artes que atendam aos pré-requisitos dos seus clientes, sem abrir mão da criatividade e originalidade.

Dois fundamentos muito difundidos e utilizados no desenvolvimento de logos são o uso da proporção áurea e do grid. Se você começou sua carreira recentemente, provavelmente ouviu estes dois termos e talvez ainda esteja aprendendo como usar estas técnicas na prática.

Não se preocupe, faz parte do processo ter algumas dúvidas e buscar alguns conselhos. Por esse motivo, estamos aqui para falar sobre estas ferramentas e como elas se aplicam no seu trabalho!

Vamos começar com uma breve explicação sobre o que são a proporção áurea e o grid, falar sobre suas aplicações e a utilidade que esse conhecimento tem no seu processo criativo. Acompanhe!

O que é grid?

O grid, que pode ser traduzido do inglês como “grade”, é uma ferramenta utilizada em diversos meios para gerar proporções e linhas-guia. Estas servem como um molde para criar diversos conteúdos, como fontes padronizadas, imagens que se encaixam, entre outras peças.

Pare e olhe para o texto que você está lendo agora. Reparou que todas as letras possuem uma pequena caixa menor para minúsculas, onde todas têm a mesma altura e largura? Logo acima, há outra caixa para letras maiores, como o “l” e a maioria das maiúsculas. Da mesma foram, há um espaço abaixo para letras que se prolongam, como o “g”. Essa padronização do espaço ocupado facilita a leitura, tornando as letras mais reconhecíveis.

O grid não é absolutamente necessário em qualquer projeto de design, mas pode ser muito útil quando bem utilizado.

O que é proporção áurea?

Este aqui já é conhecido por vários nomes, como “divina proporção”, “número de ouro” e “razão áurea”. Trata-se de uma constante matemática (ou seja, um número infinito) abreviada como 1,618 e conhecida pela letra grega Φ (Phi/Fí). Conhecida e almejada desde a Grécia antiga, aparece nas mais distintas formas de arte e pensamento, desde a construção das pirâmides egípcias até a criação da Mona Lisa.

Matematicamente falando, a proporção áurea pode ser obtida dividindo em duas partes, A maior e B menor. Se A/B for igual a A+B/A, ambas as contas resultarão em 1,618 — ou seja, a proporção áurea.

Mas por que ela é tão importante? Primeiramente, ela é encontrada em muitos pontos da natureza, na forma como as sementes se distribuem no centro de um girassol até a curvatura da concha de um caramujo. E, aparentemente, essa mesma proporção rege nosso senso de estética, passando a sensação de harmonia e beleza (algo que você definitivamente deseja em seus logos).

Como aplicar estas técnicas na elaboração de uma logo?

O grid dá consistência à sua imagem

Imagens com proporções que se alteram constantemente tendem a ser bem mais perturbadoras e desconfortáveis. É uma quebra de expectativa daquilo que o cérebro humano acredita que deveria acontecer. Muitos filmes de horror e suspense usam esse princípio para gerar ansiedade em sua plateia — o que, por exemplo, aumenta o impacto de um susto e a sensação nauseante nos momentos mais tensos.

Mas você não quer assustar um lead com um logo. Pelo contrário: manter a consistência da imagem dentro de um molde contribui para o seu objetivo. Isso manterá o público mais confortável, transmitindo sua identidade com mais segurança. Com um pouco de prática, você poderá criar grids que pareçam naturais e livres, mas que anda sigam as mesmas regras de construção.

A proporção áurea torna o visual mais agradável

Como já mencionamos, nossos cérebros costumam ser mais atraídos por coisas que sigam a razão áurea. Não há grandes explicações para isso além do fato de centenas de coisas na natureza acompanharem esta mesma ideia (e, portanto, a proporção ser assimilada de forma orgânica e estética em nossa percepção). Porém, já que você entende os resultados, nada melhor do que usar essa previsão a seu favor.

Dependendo do tipo de logo que você está fazendo, quanto mais proporções forem aplicadas, melhor. Retângulos dentro de retângulos, formas curvilíneas delicadas, tudo pode ser um recurso para guiar o desenvolvimento da sua logo. Isso te ajudará a escolher o posicionamento de determinados elementos da imagem e até a composição de cores.

A proporção áurea pode guiar a montagem de um grid

Pois é: você pode usá-los em conjunto. Afinal, se o seu grid deve ser tão convidativo quanto possível, nada melhor do que usar a proporção mais atraente em sua composição. Várias marcas seguem essa filosofia, colocando divisórias de letras e conteúdos em alturas específicas, por exemplo.

Esta proporção também ajuda a guiar o olhar, levando cada pessoa por um caminho específico. Pense na seguinte situação: se você utilizar o modelo de espiral, é provável que o retângulo maior seja visto primeiro, avançando progressivamente até o menor. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso te ajudará a prever quais pontos da imagem terão maior destaque.

Como estas técnicas podem te ajudar no processo criativo?

Crie pequenas restrições e trabalhe ao redor delas

Ao contrário do que muitos pensam, limitações não são empecilhos para a criatividade. Na verdade, elas obrigam o cérebro a pensar de formas inovadoras, pois as antigas soluções não são mais cabíveis. Se uma estrada for bloqueada, você buscará uma nova. Caso contrário, sempre seguirá a mesma todos os dias.

Tanto a proporção áurea quanto o grid são restrições comuns e autoimpostas. Antes de começar a desenhar tudo, você deve montar esse molde, do qual não pode fugir. Além de te guiar, ele também te fará encaixar suas ideias de formas diferentes, adequando-as ao contexto.

Escolha o momento de seguir ou quebrar a proporção

Claro, nenhuma limitação é uma camisa de força. Quebrar um padrão sempre afetará quem está observando, mas nem sempre de forma negativa. Uma mudança pequena na proporção de uma imagem pode prender o olhar dos espectadores por mais alguns segundos, mesmo que inconscientemente. E, geralmente, é de algo dessa simplicidade que você precisa para fixar a sua mensagem.

Apenas tome cuidado com a frequência desse tipo de técnica. Ela cabe em um contexto, mas não deve ser abusada. A proporção deve ser a regra, não a exceção.

Agora que você entende melhor a proporção áurea e o grid, pode incrementar ainda mais a qualidade do seu trabalho como designer. Quer tirar mais alguma dúvida? Então deixe um comentário com sua pergunta!