Guia para criar um portfólio de design que atrai clientes

guia_portfólio_de_design

O designer gráfico é um profissional muito procurado nos dias atuais. O apelo visual é um dos recursos mais importantes para conquistar o público, para exercer influência sobre ele e levá-lo a optar pela compra de determinado produto ou pela prestação de determinado serviço.

O portfólio de design é um material básico para que o profissional da área exponha seus trabalhos e mostre suas habilidades ao cliente. Por esse motivo, este post mostrará ao leitor o passo a passo para criar um portfólio atraente, que realmente cumpra sua função de cativar e prender a atenção do cliente!

Vamos lá? Continue acompanhando:

Por que é preciso ter um portfólio de design?

Um bom portfólio de design pode abrir diferentes portas para o profissional que trabalha com a criação de arte, pois ele vai permitir que as pessoas interessadas tenham mais conhecimento sobre o seu trabalho. É uma forma eficiente, prática e segura de terceiros julgarem a qualidade daquilo que você faz.

Por meio dele, o cliente em potencial (seja empresa ou pessoa física) poderá comparar o seu trabalho com o de outros profissionais, avaliar suas limitações e suas vantagens, seus pontos fracos e seus pontos fortes, o estilo que você segue, dentre outros pontos importantes.

Caso você seja um freelancer e deseje continuar desenvolvendo atividades mais independentes, o portfólio de design torna-se uma ferramenta ainda mais importante, praticamente fundamental para te ajudar a crescer. O freelancer tem renda variável conforme a quantidade de projetos que elabora, ou seja, ganha por produção — sendo assim, quanto mais projetos desenvolver, maior será sua renda.

Se você está iniciando na área, somente com um bom portfólio será possível obter os primeiros trabalhos. Quanto mais elegante e bem aprimorado for seu portfólio, mais chances você terá de conquistar parceiros, empregadores e clientes em geral — e mais possibilidades terá de fidelizá-los!

O melhor de tudo é que você pode preparar um portfólio de design muito variado, mesmo que não tenha vendido muitos projetos. O importante é usar sua criatividade, deixar seu talento de designer falar mais alto e dar início aos seus projetos. Quanto mais você caprichar neles, mais o observador de seu portfólio se sentirá atraído e tentado a solicitar seus serviços.

Ao não ter seu próprio portfólio de design, você estará perdendo seu tempo e dinheiro.

Vale dizer ainda que o portfólio pode ser impresso ou digital. Se quiser, você poderá ter ambos.

A História do Portfólio

O portfólio em geral, inclusive o portfólio de design, originou-se a partir do desenvolvimento de atividades profissionais relacionadas à arquitetura, pintura, fotografia — ou seja, originou-se de atividades relacionadas ao grafismo e à imagem. Atualmente, até no contexto de ensino e economia, o portfólio tem se destacado.

Em regra, o portfólio é utilizado por artistas de diferentes áreas, como uma forma de mostrar uma parcela de seu trabalho, como uma maneira de revelar aos clientes a sua potencialidade criativa.

Hoje, já existem sites e plataformas exclusivas para portfólios, que podem ser aproveitadas pelos profissionais para expor seus trabalhos online.

O que você precisa ter no seu portfólio de design?

Agora que você já sabe a importância de ter seu portfólio de design, vejamos o que ele deve conter. Uma das coisas mais importantes é apostar na variedade. Porém, varie mantendo um estilo, o seu estilo próprio. Tenha sobriedade. Não varie a ponto de perder sua identidade profissional.

Outra dica, principalmente em apresentações online, é não agir como se fosse um robô, como uma criatura mecânica, apresentando seus desenhos como se houvesse uma lei inalterável que regesse essa apresentação. Agir como um robô significa não buscar inovar, seguir modelos de portfólios que podem não ser compatíveis com o seu estilo. Lembre que ilustração é uma arte e cada artista tem suas próprias características e estilo.

A apreciação de seu trabalho não é realizada por uma máquina, seguindo uma configuração prévia. São outros profissionais que avaliarão seu trabalho e considerarão, acima de tudo, a sua capacidade de organização do portfólio.

Deve-se ser mais dinâmico. Entretanto, o dinamismo também traz seus limites, visto que é fundamental seguir uma metodologia de apresentação, conforme se verá mais adiante.

O ideal é usar textos que descrevem seu trabalho, que expliquem o conteúdo visual para o leitor, pois isso vai despertar o interesse da pessoa, estimulando-a a conhecer mais detalhes sobre o seu trabalho. Faça uso de mockups (mockup é um modelo em escala ou em tamanho real de seu projeto, cuja finalidade é servir para demonstração e avaliação).

Cuidados com a organização e a ordem na apresentação de seus trabalhos

A organização é um requisito essencial para a construção do portfólio de design. Apresente seus trabalhos seguindo uma determinada ordem. Você pode, por exemplo, seguir uma ordem cronológica crescente ou decrescente (dos mais antigos para os mais atuais ou vice-versa).

A ordem crescente é mais indicada porque revela para o cliente a evolução de seu trabalho e assim ele poderá ter uma noção mais precisa de suas habilidades, de seu crescimento profissional, da adoção de um estilo próprio.

Também pode apresentar os trabalhos pelo nível de qualidade de cada um, conforme os feedbacks que você recebe e conforme sua própria avaliação.

Uma alternativa é colocar seu melhor trabalho (ou o mais recente) em primeiro lugar, seguir uma sequência respeitando o critério adotado e colocar no final seu segundo melhor trabalho (ou seu segundo trabalho mais recente).

Na verdade, existem diferentes formas de organização e ordem, mas é essencial que elas tenham uma lógica bem estruturada para não confundir o observador.

Seguir uma lógica estruturada não significa agir como robô, considerando que você tem total liberdade de escolher sua própria forma de apresentação. Mas é inadmissível apresentar o portfólio de design sem uma estrutura, que dificulta aos avaliadores identificar suas intenções e seu estilo.

É preciso, sim, seguir alguns critérios para expor seu trabalho, mas você pode e deve ser bastante flexível, deixando bem clara a espontaneidade de suas ilustrações e podendo adotar formas de organização diferentes, variando conforme a plataforma usada.

Fique atento ao mercado em que pretende atuar

É fundamental ficar de olho no mercado, ou seja, a quem pretende direcionar o seu trabalho, ao perfil de cliente que deseja atender. Considere, por exemplo, que mesmo sendo um excelente projeto, ele pode não ter uma alta demanda no momento e, por essa razão, não compensa incluí-lo no portfólio.

É o que acontece com desenhos no estilo mangá ou seguindo temática de super-heróis. O mercado nacional ainda é um pouco averso a essas tendências. E sabemos que esses desenhos possuem muita qualidade. Contudo, como você precisa encontrar pessoas que se interessem e façam encomendas, o melhor é acompanhar as tendências atuais do mercado em que atua.

Quando você tem habilidades em um segmento que ainda não é uma tendência ou que pode ser visto com certas restrições pela maioria das empresas, é importante considerar a possibilidade de atuar em segmentos específicos. Ou seja, o estilo mangá é solicitado por algumas empresas que atuam no ramo editorial. É preciso pesquisar, portanto, somente nesse setor.

Você só deve usar essas ilustrações se deseja trabalhar no mercado editorial que faz essa abordagem. Algumas editoras nacionais podem abrir concursos para ilustradores de quadrinhos e esse é o momento de você preparar um portfólio de design totalmente voltado para o tema.

Não existe uma quantidade de peças ideal

No portfólio de design físico, você deve colocar uma quantidade suficiente para uma avaliação segura do cliente. Mas não existe uma quantidade fixa, um número preciso. Você pode dispor 7, 10, 15 peças seguindo uma ordem específica. Não deve exagerar também, preparando um portfólio volumoso demais que pode até dificultar a análise da outra pessoa.

No portfólio de design online, você pode ser até mais generoso se preferir. Nas plataformas como Behance, você vai encontrar portfólios com, no máximo, 10 peças e outros com até 30 peças.

O importante é que você selecione os trabalhos mais importantes, considerando seu mercado específico. Invista mais em qualidade que em quantidade.

As informações necessárias em um portfólio de design

É importante, como já foi dito, que seus trabalhos ofereçam textos explicativos, que esclareçam a pessoa sobre o desenho em si e deem dicas de sua personalidade como designer gráfico.

É fundamental ainda deixar dados de contato no portfólio, como telefone e endereço eletrônico (e-mail). Pode deixar também registrado o endereço físico.

A interação do profissional com os recursos digitais

Outras dicas relacionadas ao ambiente online são: procure sempre direcionar o potencial cliente para páginas e domínios seus na internet. Você pode aproveitar plataformas, como a Behance, para fazer uma linkagem interativa entre seu portfólio e o próprio site.

Faça o mesmo com outros recursos digitais, como páginas no Facebook, Twitter, blogs. O Linkedin, por exemplo, é um bom local para você deixar o link de seu portfólio virtual e até anexar algumas peças.

Ter seu próprio domínio ajuda bastante conforme alguns profissionais. O valor a ser pago é anual e não sai muito caro. Um domínio próprio é constituído desta forma: www.seu-nome-e-sobrenome.com.br

Aproveite para usar temas profissionais

Existem muito templates bonitos de portfólio de design a preços acessíveis. Eles ajudam os profissionais que buscam unir rapidez e praticidade à boa qualidade.

Além disso, eles oferecem a oportunidade de um “ponto de partida”, que poderá ser modificado conforme as preferências do designer.

Qual plataforma escolher?

Há diferentes plataformas que podem ser usadas pelo profissional para armazenar seu portfólio de design. Você pode até abrir mão do portfólio físico, mas as coisas ficarão mais difíceis sem o portfólio digital. Caso você seja um autônomo, um freelancer, essa opção é ainda mais fundamental.

A disponibilização de seus trabalhos na internet é uma forma eficaz de divulgá-los e de se fazer conhecido. Pouco a pouco, você irá adquirindo confiança como profissional. Você não precisa divulgar somente em uma plataforma exclusiva, pode divulgar em várias, aumentando as chances de visualização.

As plataformas ajudam a divulgar a médio e longo prazo, mas é preciso começar a trabalhar, não é? É fundamental conseguir clientes.

Assim, existe outra opção mais eficaz: os marketplaces de concorrência.

O artista pode integrar marketplaces, como o WeLancer, para apresentar seu portfólio de design e disputar projetos com outros profissionais. É uma forma de otimizar seu relacionamento com o público em geral e também com outros profissionais da área.

Um marketplace pode te ajudar a identificar novas oportunidades, abrirá novas portas para a sua carreira profissional na medida em que conecta você diretamente a um projeto e a um cliente (seja ele uma pessoa física ou jurídica). É uma boa estratégia, realista e concreta, para o designer gráfico aprimorar seu CRM e seu networking.

Veja abaixo algumas informações sobre as principais plataformas para você colocar seu portfólio de design e sobre o WeLancer, onde você concorre em condições de igualdade com outros profissionais para realizar um projeto.

Behance

É uma das mais famosas e das mais completas plataformas para a produção de portfólio de design. O profissional pode fazer o upload das peças em diferentes formatos (textos, áudios, vídeos, imagens). Os trabalhos serão dispostos em álbuns e você poderá organizá-los da maneira que julgar mais adequada. Dessa forma, as imagens acabam sendo mais valorizadas, ganham mais destaque para consulta e avaliação.

É permitido vincular os álbuns a contas pessoais em outros canais (Vimeo, por exemplo) ou exportar algumas peças deles para o seu próprio portfólio.

Devido a esses recursos, essa plataforma tornou-se a mais usada e a preferida dos designers gráficos, ilustradores e fotógrafos.

Outra boa vantagem em adotar o Behance como plataforma para seu portfólio de design é que o registro é totalmente gratuito. Contudo, você precisa de uma conta na Adobe para criar o portfólio no site.

Cargo Collective

A plataforma Cargo Collective é outra opção para você criar seu portfólio de design online — especialmente, o profissional que possui conhecimentos em HTML e CSS. Caso ele tenha noções sobre o básico de programação, poderá customizar a página da forma que considerar mais viável.

Esses conhecimentos são, naturalmente, uma vantagem para o artista, mas não se trata de uma condição, de uma exigência da plataforma. O designer poderá selecionar entre os mais de 30 templates já prontos, oferecidos no site.

Outra coisa que ele poderá fazer é construir slideshows com os trabalhos mais importantes e disponibilizá-los na nuvem se quiser (dessa forma, facilita a visualização para outros potenciais clientes).

Carbonmade

Essa plataforma é parecida com o Behance em alguns pontos. Uma dessas semelhanças é em relação à criação de álbuns para seu portfólio de design, permitindo que os álbuns possam ser personalizados e organizados da maneira que o profissional achar melhor.

O site também dispõe de templates prontos, bastando que você selecione um que mais traduza sua identidade.

De modo geral, o Carbonmade é muito fácil de ser usada, mas apresenta certas limitações. A versão gratuita só permite o upload de imagens. Para armazenar vídeos e áudios, é preciso pagar.

A versão paga é mais generosa, oferecendo outras funcionalidades, mais opções de templates, maior quantidade e diversidade de uploads. O valor dessa versão também compensa: US$ 12 ao ano.

Wix

O site Wix não pode ser considerado efetivamente uma plataforma destinada à criação de um portfólio de design. Trata-se de um site que possibilita a criação de um site pessoal do usuário, ou seja, um endereço virtual particular.

Considerando essa finalidade, o Wix é uma plataforma que contribui para a divulgação do portfólio de forma muito mais profissional. Essa profissionalização de marketing é muito importante no mercado competitivo da atualidade.

O site é simples e não oferece segredos em seu uso. Assim, você não precisa ter conhecimentos em programação para utilizar seus recursos e criar seu próprio site: basta selecionar um template e completar os espaços com as informações pedidas.

No momento de criar sua conta, será feita uma pergunta sobre qual o tipo de segmento do seu site. Se você assinalar o campo “Pessoal”, aparecerá a opção “Portfólio”. Lembre, contudo, a que produção de portfólios não é o objetivo do Wix — portanto, os uploads de suas peças não serão feitos da forma como são realizados em outras plataformas (como Behance e Carbonmade). Mas isso não atrapalha sua utilização para divulgar portfólio.

Kawek

No Kawek, o serviço também é gratuito, oferecendo mito espaço para você colocar seus trabalhos. É possível cadastrar até 30 álbuns, sendo que cada um pode conter até 20 imagens, flash ou vídeos.

Além disso, você pode customizar seus trabalhos, deixando tudo com a sua cara, criando uma identidade visual que seja única e inconfundível.

Zuinn

Zuinn é uma criação que pretende ajudar toda a classe de ilustradores, fotógrafos, designers, diretores de arte e assim por diante. A plataforma permite que o profissional desenvolva um portfólio de design de excelente qualidade, suando os recursos disponibilizados: cores de fundo; estilo degradê, cores para os textos e outras ferramentas.

Para o cadastro na plataforma, você precisa ter uma conta no Flickr e e-mail. Se quiser, poderá postar seu currículo também.

ViewBook

Site dedicado a todas as pessoas que preferem páginas com um design minimalista. O ViewBook foca o conteúdo principalmente em imagens, dispensando publicidade e outras distrações. É possível manter as imagens públicas ou privadas. O site oferece 30 dias gratuitos, mas posteriormente apresenta um custo mensal, cujo valor pode variar dependendo do plano adotado.

O site foi criado em 2009 por dois irmãos holandeses e conta, atualmente, com milhares de usuários ativos, sendo explorada por profissionais da área do web design, fotografia e criatividade.

Quem mantém a plataforma são 10 profissionais que ajudam os utilizadores e ainda criam conteúdo e produtos próprios.

Jobrary

O Jobrary desenvolve um design mais moderno para capar e agradar os clientes. Os fundadores encontraram uma maneira muito interessante de divulgar a empresa, criando os seus próprios portfólios.

De forma simples, o Jobrary permite que o usuário crie o portfólio em poucos minutos, bastando para isso registar o nome, uma senha e inserir o URL.

O Jobrary é o site ideal para quem deseja criar seu portfólio de design online e não dispõe de muito tempo disponível.

My Portfolio

Plataforma desenvolvida pela Adobe, com opções de layout bem desenvolvidas e possibilidade de integração com o Behance, permitindo o compartilhamento de postagens. O Behance também é um site da Adobe.

Para usar o My Portfólio é necessário ser assinante da Adobe.

WeLancer

Finalmente, vamos falar de uma plataforma especial, com finalidade mais bem direcionada, o que a diferencia das plataformas de hospedagem.

O WeLancer foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um espaço exclusivo para os designers freelancers terem um portfólio atualizado e, ao mesmo tempo, terem contato com milhares de clientes e jobs.

No WeLancer, você pode criar seu portfólio de design, divulgar suas tarefas, vender e receber por trabalho efetuado. Ele pode entrar em contato direto com diferentes clientes e apresentar suas propostas, concorrendo com outros profissionais de diferentes localidades.

O WeLancer também agrega todos os projetos que forem vendidos através da plataforma em outras importantes plataformas de concorrência que existem no país: We Do Logos e Logovia.

Para os freelancers em começo de carreira, esse é um detalhe muito relevante, já que ele terá acesso a milhares de clientes e projetos prontos e assim desenvolver todo o seu potencial e aumentar suas oportunidades de ganhar uma renda extra.

Para os designers gráficos mais experientes e mais atuantes, o marketplace oferece projetos exclusivos para Top Designers além da possibilidade de criar seu próprio e-commerce (uma loja virtual) e vender seus serviços com sua própria tabela de preços.

Acessando o site, os clientes podem avaliar uma gama de portfólios de diferentes artistas, solicitar orçamentos, conversar diretamente com o profissional.

Mensalmente, são divulgados milhares de projetos. Já foi pago um total superior a R$ 12 milhões aos freelancers cadastrados no site.

E a outra grande vantagem é que você se cadastra gratuitamente e já começa a utilizar de todos os serviços oferecidos. O que está esperando? Cadastre agora mesmo seu portfólio de design no WeLancer!

Gostou do nosso guia? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais informações sobre designers gráficos e sua arte!