Como atingir objetivo e metas traçados e qual a diferença entre eles!

Não podemos negar que metas e objetivos são sinônimos e que significam a mesma coisa. Porém sabemos que na prática existem sim diferenças, apesar delas se complementarem.

Muitos dizem que o objetivo é mais importante que a metade e, você usa as metas para chegar até seu objetivo final. Isso pode ser exemplificado dentro de um time de vendas em uma empresa.

Tendo diferença ou não, entre objetivo e metas, uma coisa muito importante é que tanto um quanto o outro precisam ter duas características principais:

  • Um valor, um número, algo mensurável a ser alcançado que passamos medir.
  • Um prazo para que ele realmente aconteça, uma data final.

Apensar dos termos andarem sempre juntos, quero que entende melhor a diferença entre eles na prática.

Objetivos e metas e sua tênue diferença

Vamos a um exemplo prático. Em um jogo de vôlei podemos traçar vários objetivos. Nem sempre o objetivo é marcar ponto! O objetivo pode ser a vitória do jogo, ou a vitória do campeonato. Se for em uma partida em qual o time já tem vantagem, naquele jogo o objetivo pode ser simplesmente não tomar pontos, ou levar o menor de pontos possíveis.

Para ficar mais claro. Imagine um técnico instruindo seus atletas no início de um campeonato e demostrando a liderança da equipe.

Ele provavelmente vai definir que o objetivo é vender o campeonato, certo?

Tornando assim o objetivo algo que é mensurável, que é ser o vencedor. Nesse caso ou você ganha ou perde. E também existe um prazo para realização desse objetivo, que é até o final do campeonato.

Sendo assim, temos:

Objetivo: Vencer o campeonato até o final da temporada.

Metas:

  •  Ganhar todas as partidas
  •  Ser defensivo e tomar a menor quantidade de pontos.
  •  Nenhum jogador do time titular ser expulso.

E dependendo da situação enfrentada os objetivo e as metas podem mudar, ainda mais quando se pensa em longo prazo e se define uma estratégia.

metas

Como usar método OKR para objetivo e metas.

A metodologia OKR (Objetives e Key Results) é muito famosa e usada em diversas empresas do vale do Silício, descantando o próprio Google.

Onde o objetivo estratégico é definido e são determinados várias Key Results ( que vamos chamar de metas, ok?) para alcançar o objetivo estratégico.

Tendo o objetivo da empresa traçado, são definidas determinadas metas para os diretores, que definem metas para seus gerentes, e os gerentes para seus operacionais e assim por diante.

Veja um novo exemplo para ficar mais claro.

Vamos supor que temos uma rede de fast food e o CEO e investidores define que:

O objetivo estratégico para o ano de 2017 é conseguir R$20 milhões em lucro até dezembro. Baseado no objetivo o CEO define as metas aos seus diretores.

  • Para o diretor e vendas: Ele precisa atender mais de 500 mil clientes por mês.
  • Para o direto de marketing: Ele precisa atrair mais 800 mil novos clientes e abrir mais 5 franquias por mês.

A diretoria tendo as metas definidas para alcançar o objeto de R$20 milhões, ela traça as metas para os gerentes.

O gerente de vendas: Faz um treinamento de capacitação e incentivo realizado semestralmente.
O gerente de inovação: Cria novos combos e alimentos para serem vendidos na rede.
O gerente de treinamento: Cria um treinamento baseado nas novidades e combos da rede.
O gerente de comunicação: Estipula 8 postagens mensais no Facebook, cria uma campanha nacional sobre a rede para veicular em revista, rádio e TV durante o ano.

Dessa forma todos estão trabalhando para o mesmo objetivo e o trabalho de uma área complementa a outra, independente dos níveis e setores. Essa metodologia fez com que o Google crescesse tão rapidamente dos anos 90 até se tornar esse potência.

Que tal começar a estipular objetivo e metas de trabalho para alcançar e realizar tudo que almeja? Bora traçar o objetivo e estipular as metas?

metas1