Os 10 Mandamentos do Design

Dieter Rams, um dos gênios por trás do departamento criativo da Braun uma vez escreveu, o que para ele seriam os 10 mandamentos do design, uma pequena lista com diretrizes que todo bom designer deve manter em mente durante suas criações.

Para comemorar o Dia do Designer, nós, do WeLancer, trazemos para você a lista com os 10 mandamentos do design, por Dieter Rams:

01. Um bom design é aquele inovador

Inovação deve ser a tônica de todo e qualquer designer. Ele não deve pensar no que já existe, apenas em como o que já existe pode melhorar. Ele não faz cópias de produtos nem implementa pequenas mudanças em algo já criado. O designer inovador é aquele que olha para o mundo com olhar de mudança, de melhoria. Ele pensa em como tornar algo mais funcional e prático para aqueles que farão uso deste algo.

02. Um bom designer torna o produto útil

A estética não deve jamais ser esquecida. Contudo nunca deve-se pensar primeiro no aspecto visual de um produto, e sim em sua funcionalidade e como ele se tornará útil a alguém. “O produto é comprado para ser usado” e deve ser criado com esse intuito primordialmente.

03. Um bom designer torna o produto belo

A beleza de um produto é integral á sua utilidade, uma vez que os produtos que usamos no nosso dia-a-dia influenciam, de alguma maneira, o nosso próprio bem-estar. Mas apenas os objetos bem executados podem ser bonitos.

04. Um bom designer cria de maneira compreensível

De nada adianta um belo e funcional produto, se este não consegue ser usado de maneira ótima por seu utilizador-alvo. Todo bom produto deve ser auto-explicativo, claro e de fácil manuseio.

05. Um bom design é aquele não obstrutivo

Produtos são como ferramentas. E como ferramentas, o produto deve permitir o manejo fácil de todos os seus elementos e recursos. Ele deve ser aberto ao uso por qualquer pessoa e qualquer pessoa deve utilizá-lo como se fosse feito especialmente para ela.

06. Um bom designer pensa no verde

Estamos aqui para criar, e não destruir. Portanto, um bom design deve ser aquele que leva em consideração os aspectos da sustentabilidade durante todo o seu ciclo enquanto produto: desde a sua fabricação até o seu descarte. Tudo deve ocorrer sem afetar o meio-ambiente.

07. Um bom designer cria produtos honestos

Um bom produto é aquele que oferece precisamente o que é transmitido ao consumidor antes da compra. Não se cria um produto sem que este adenta às expectativas do consumidor final. Deve-se sempre criar algo com a honestidade como uma das premissas básicas.

08. Um bom design tem vida longa

Um bom design é atemporal, não segue tendências e se mantém sólido ao passar do tempo. Não é fácil pensarmos em bons exemplos, mas, sem dúvida eles existem. Produtos mal desenhados, em pouco tempo caem no esquecimento.

09. Um bom design é feito de propósito

“Nada deve ser arbitrário. Um processo de design completo e exato demonstra respeito ao usuário.”

10. Bom design é menos design

“Menos é melhor pois concentra-se nos aspectos essenciais e os produtos não precisam sofrer com não-essenciais. De volta á pureza, de volta á simplicidade!”

E para você? Quais os seus mandamentos do design?