Layout para site: tudo que você precisa saber para acertar na escolha

layout para siteSe você é designer gráfico e já se dedicou a fazer um layout para site, certamente percebeu que a tarefa não é das mais simples. São muitos os aspectos envolvidos nesse processo e a quantidade de informação pode gerar aquela sensação de bloqueio.

Outra situação comum para alguns profissionais é iniciar o desenvolvimento e perceber, no decorrer do projeto, que não está nada perto do ideal. O segredo para escapar dessas armadilhas? Planejamento!

Fazer um layout para site é um processo que se inicia na pesquisa e definição de conceitos, indo até a finalização da arte. Algumas dicas podem ajudar a tornar essa tarefa mais simples e esse é o objetivo do nosso post.

Siga a leitura e aproveite o guia que preparamos para montar um layout atrativo, funcional e dentro das necessidades do cliente. Aproveite!

Como definir um layout para site atrativo

Alguns pontos são determinantes na qualidade do layout de um site. São itens que, se desprezados, podem comprometer a funcionalidade, a estética e até utilidade da sua página.

É importante ter em mente que um site é um canal de comunicação entre a empresa e o usuário. Por isso, ele deve ser construído para que o cliente encontre aquilo que procura e o que você quer mostrar de maneira prática, intuitiva e atraente.

Hierarquia das informações

O conteúdo do site que você está criando precisa ser organizado de maneira lógica e coerente. Para isso, o uso de categorias principais e subdivisões costuma ajudar.

Por exemplo, se você está criando uma loja online de móveis, pode fazer um menu “quarto” e, dentro dele, apresentar cama, cômoda, criado-mudo, etc. Quanto mais intuitiva for a sua organização, mais facilidade o cliente terá para encontrar tudo o que procura.

O mesmo princípio vale para os textos. Use títulos e subtítulos com tamanhos diferentes para facilitar a escaneabilidade do conteúdo. Lembre-se da importância do SEO e procure seguir as melhores práticas para garantir a visualização do seu site.

Não é possível dar destaque a tudo, mesmo que seu cliente pareça acreditar nisso! Assim, eleja as informações mais importantes e garanta que elas estarão bem posicionadas dentro do seu site.

Espaçamento adequado

Um espaço vazio pode ser tão importante quanto uma bela imagem. Afinal, é ele que garante a separação entre os blocos de informações, facilitando a construção da hierarquia da qual falamos antes.

Os espaços devem ser organizados para guiar o olhar do usuário aos pontos de interesse e oferecer um respiro entre cada item apresentado.

O excesso de informação pode ser mais prejudicial do que a falta dela, acredite. Uma tela poluída pode fazer o cliente desistir da visita e buscar o concorrente para resolver o seu problema.

Por isso, estude com cuidado os espaços livres do seu layout para site. Analise as possibilidades e teste com alguns usuários como está a organização dos elementos. Essa etapa pode parecer um pouco cansativa, mas é essencial para identificar pontos de melhoria e garantir o sucesso do projeto.

Estudo de tipos

As fontes utilizadas são outro fator determinante para a construção de um layout para site atrativo. O estilo, tamanho e cores escolhidas vão impactar diretamente a visualização do conteúdo e a capacidade de leitura do usuário.

Para reforçar a sua segurança, é interessante buscar recursos como o Google Fonts API, que garante a incorporação da fonte ao seu código com o melhor desempenho.

Vale pesquisar um pouco sobre os diferentes estilos tipográficos disponíveis e escolher aquele que melhor se adeque ao seu projeto, respeitando as características e necessidades do meio digital.

Aqui, vale aquela boa prática do design gráfico: evite utilizar mais de duas fontes diferentes no layout para site. De preferência, selecione uma para as chamadas e outra para o corpo de textos. Isso ajuda na padronização e organização da informação.

Estilo das imagens

Assim como as fontes, as imagens também possuem estilos distintos. Ilustrações, fotos, gráficos ou a mistura entre todos esses elementos são opções que podem ser utilizadas na construção do seu site. Com tantos modelos disponíveis, é preciso tomar cuidado para não poluir o visual.

Procure definir um padrão de tonalidade, estilo de enquadramento e tamanho das imagens. Se possível, documente essas diretrizes e siga sempre a estrutura proposta. Essa consistência ajuda na criação da identidade do seu projeto.

Investir na qualidade das imagens utilizadas também é essencial. Por isso, vale a pena caprichar na produção das fotos de produtos do site. Quanto mais detalhadas e fiéis à realidade elas forem, maior a satisfação do usuário.

Tente utilizar sempre o mesmo ângulo e background para as fotos. Isso torna o design mais clean e atraente aos usuários.

Para as fotos ilustrativas, procure os bancos de imagens gratuitos ou mesmo pagos. É possível encontrar ótimas opções para construir o layout do seu site. Lembre-se sempre de conferir as licenças de uso de cada uma antes de publicar.

Consistência nos padrões

Outro ponto importante para definir o melhor layout para site é a consistência nos padrões criados. Isso vale para as cores, imagens, tamanho dos elementos, fontes e gráficos utilizados.

Essa padronização garante a unidade entre as páginas do site e faz com que o cliente sinta que está dentro do mesmo ambiente durante a navegação. Isso traz segurança para o usuário, ponto especialmente importante para lojas online, por exemplo.

Todos os pontos que levantamos até aqui são importantes para a construção de um site, mas não são os únicos. Cada caso apresenta sua especificidade e você, como designer, deve estar preparado para reconhecer as necessidades do cliente.

O que levar em consideração ao escolher um template

Para conseguir um layout para site atrativo, você não precisa começar o projeto do zero. É possível encontrar templates que tragam uma estrutura muito próxima do ideal para o seu caso.

Além disso, os templates permitem edições e ajustes, garantindo que você satisfaça todas as necessidades do seu projeto com mais rapidez e agilidade. Mas, para escolher o melhor modelo, é preciso estar atento a alguns pontos:

1. O objetivo do site

Cada site tem uma função específica a exercer. Alguns são voltados para a venda de produtos, outros para a exposição de trabalhos e há, ainda, os que focam em conteúdo textual. Esses são apenas alguns exemplos do que se encontra no mercado.

Dependendo do objetivo, é preciso construir um layout para site diferente. Fica claro que as necessidades de um blog, por exemplo, não são as mesmas de um e-commerce, certo?

Para ter essa determinação de maneira clara e definitiva, você deve preencher um briefing detalhado com o seu cliente. As informações obtidas por meio dessa conversa servirão como base para o desenvolvimento de todo o seu projeto.

A partir do conteúdo do briefing, o primeiro ponto para escolher um template é entender qual a principal função do site que você está construindo. Liste todas as funcionalidades que ele precisa ter e faça uma organização hierárquica das prioridades.

Assim, fica mais fácil entender o que deve ser valorizado na hora de procurar um template. Com essas informações em mãos, você já consegue prever quais ajustes serão necessários em cada modelo. Isso economiza tempo e esforço.

2. Foco no conteúdo

O template escolhido deve trabalhar em favor do conteúdo e não o contrário. Aproveite o conteúdo obtido com o briefing para entender quais as principais informações que o site deverá conter, assim como a ordem de importância entre elas.

Se você sabe que o cliente vai postar textos extensos, por exemplo, pode procurar por layouts que prevejam o uso de imagens intercaladas para ajudar a quebrar os grandes blocos. Já para um portfólio de produtos, os modelos que valorizam as galerias são mais interessantes.

É claro que você sempre pode personalizar os elementos. Mas, quanto mais próximo for o modelo pronto da sua necessidade, menor o esforço na construção do layout para site.

3. A personalidade da marca

Além do conteúdo trazido pelo site, o design e a estrutura do template precisam refletir a personalidade da marca que eles representam. Cada empresa tem uma essência que é transmitida pela sua identidade visual e o site é um elemento importante desse conjunto.

A linha de comunicação corporativa precisa ser analisada para encontrar um template que se alinhe com as suas principais características. Caso o seu cliente não tenha essa estrutura definida, vale fazer uma proposta de estudo para construir essa identidade.

De qualquer maneira, é possível encontrar a personalidade da marca mesmo nos casos de uma comunicação não organizada. Para isso, pesquise as manifestações nas redes sociais, veja os últimos materiais publicados e converse com os funcionários.

O próprio ramo de atuação da empresa tem muito a orientar. Um escritório contábil dificilmente terá um perfil despojado, irreverente e excessivamente informal. Do mesmo modo, uma loja de artigos infantis não será bem representada por um layout para site duro, sóbrio e impessoal.

A partir do entendimento da personalidade da empresa, você conseguirá selecionar os templates que têm a melhor estrutura para satisfazer as suas necessidades.

4. O público-alvo

Além de representar a identidade da empresa, o layout para site precisa conversar com o público-alvo dela. Por isso, é essencial entender que perfil de pessoas consome os produtos e serviços do seu cliente.

Apesar de a internet ser um território democrático, é possível identificar alguns padrões dentro dos visitantes mais comuns de um site. Idade, gênero e até a localização geográfica podem variar bastante.

Nesse momento, é essencial ter em mente que o template escolhido deve atender ao objetivo do site, respeitar a identidade da marca e oferecer a melhor experiência ao público-alvo. Não é a você, designer, ou ao cliente que ele deve agradar.

Essa confusão é muito comum e costuma ser responsável por parte dos equívocos gráficos que encontramos por aí. Fique atento a esses detalhes e procure a melhor opção para o seu projeto.

Alguns públicos têm necessidades muito específicas. Pessoas de idade mais avançada ainda têm certas dificuldades com a tecnologia e podem ser beneficiadas por layouts mais limpos com pouca informação em cada tela e instruções bem detalhadas.

Esse cenário muda bastante quando o público do site são os adolescentes, que já nasceram com a internet como parte do seu cotidiano. Fica fácil imaginar a diferença de comportamento e interesses entre esses dois nichos, não é?

5. Acesso por diferentes dispositivos

Na era dos smartphones, tablets e até smartwatchs, pensar em um layout para site responsivo é obrigatório. O template escolhido deve prever o acesso por diferentes dispositivos sem prejudicar o funcionamento.

É claro que as telas reduzidas e as limitações dos aparelhos mais simples alteram a estrutura do site. Mas, quando planejadas corretamente, essas modificações não comprometem as informações mais importantes.

A maioria dos templates disponíveis já traz uma versão para dispositivos móveis. Ao fazer a sua pesquisa, não se esqueça de analisar esse aspecto com o mesmo cuidado que você dedicou ao layout principal.

Seguindo esses cinco aspectos que citamos, a escolha de um template para site ficará muito mais tranquila, direcionada e eficiente. Afinal, o design é um processo que vai além dos achismos e gostos e precisa ser tratado como tal.

A importância da paleta de cores

Até agora falamos de como a estrutura, hierarquia e organização da informação são importantes para construir um layout para site. Entretanto, outro aspecto importantíssimo precisa ser abordado: as cores.

Os matizes que compõem o seu projeto de design devem ser selecionados com a intenção de transmitir uma série de valores, informações e conceitos. Além disso, a paleta de cores é uma auxiliar no processo de interpretação e entendimento do conteúdo apresentado.

Identidade da marca

O primeiro ponto a ser considerado ao definir a paleta de cores de um layout para site é a identidade visual da empresa. Ela deve ser usada como base para a escolha dos outros matizes que vão compor o conjunto.

As cores escolhidas devem colaborar com a construção da imagem da empresa. Para isso, é preciso que elas façam parte de um processo maior, conversando harmoniosamente com as outras peças de comunicação.

Esse aspecto é de extrema importância, já que a cor é um dos principais elementos de reconhecimento de uma marca por parte dos seus clientes.

Influência no comportamento do consumidor

Além da identidade da marca, é importante considerar a psicologia das cores. Há muito tempo, é de conhecimento público que as diferentes tonalidades influenciam as emoções e até o comportamento das pessoas.

As cores quentes, como vermelho e laranja, tendem a despertar agitação, lembram movimento, dinâmica e intensidade. Logo, devem ser escolhidas quando a intenção é levar o consumidor a uma ação.

Já as cores frias, como azul e verde, são mais tranquilas e relaxantes. Elas também costumam passar mais segurança e sobriedade. Assim, são indicadas para situações em que é preciso manter o consumidor na página por mais tempo.

A combinação entre cores de diferentes temperaturas, assim como o equilíbrio entre harmonia e contraste, devem ser determinados pelo designer de modo a despertar as emoções desejadas e incentivar os comportamentos certos.

Transmissão de informação

A paleta escolhida deve, ainda, auxiliar no processo de entendimento das informações por parte dos clientes. Sabemos que alguns conceitos já foram associados a determinadas cores. O verde, por exemplo, está ligado à ideia de acerto, passagem livre, continuidade. Do mesmo modo, o vermelho tem o sentido oposto: pare, erro, atenção.

Assim, se você vai criar um formulário, por exemplo, e precisa sinalizar que o cliente cometeu um erro em determinado campo, deve escolher alguma variação de vermelho para essa informação.

É importante pensar também no conforto visual. Cores fortes e chamativas são ótimas para detalhes, mas podem prejudicar a leitura de grandes conteúdos. Para textos, o ideal é apostar no clássico fundo claro com letra escura.

A inovação e criatividade não devem ser abandonadas no momento de definir as cores de um layout para site. Entretanto, é importante ter em mente que alguns aspectos precisam ser priorizados e o entendimento do conteúdo é um deles.

Como adaptar o layout à identidade da empresa

Uma vez que você encontrou o template ideal, fez o estudo completo da marca, tem todo o conteúdo em mãos e está preparado para iniciar a construção gráfica, surge uma dúvida. Como adaptar esse layout para a identidade da empresa?

A capacidade de trazer a personalidade da marca para um modelo pronto é o grande diferencial de um bom designer gráfico. Agora é a hora de colocar em prática todo o seu conhecimento profissional.

Para facilitar o processo, você deve analisar alguns aspectos separadamente.

Paleta de cores

A cor principal da marca deve aparecer, facilitando o reconhecimento por parte do consumidor. Ainda assim, é preciso investir em outras tonalidades. Combinar cores análogas ou contrastantes, dependendo da intenção da página, pode ter um resultado interessante.

É inegável a influência das cores nas marcas e cabe ao designer entender como utilizá-las em benefício de cada projeto. Isso não quer dizer que o site da Netflix, por exemplo, só possa usar vermelho. O importante aqui é analisar o contexto.

Ao determinar as alterações na paleta de cores do template escolhido, você deve analisar a identidade da marca, o objetivo do site e a necessidade específica de cada página.

Isso porque é preciso ser coerente para criar uma unidade, mas não se deve ignorar a importância de cada conteúdo isoladamente. Com um pouco de pesquisa e criatividade, é possível encontrar a solução ideal para todos os aspectos.

Após definir a paleta de cores, você deve permanecer fiel a ela durante todo o desenvolvimento. Lembre-se de que, ao final, o cliente deverá ser capaz de reconhecer o site como mais uma peça de comunicação daquela marca.

Fontes

Apesar de o meio digital ter suas próprias exigências tipográficas, é essencial que a fonte escolhida esteja de acordo com a identidade visual da marca.

Caso não seja possível usar exatamente a mesma fonte, você deve procurar alternativas que conversem com o tipo original sem gerar estranhamento.

Apesar de a tipografia criativa trazer uma infinidade de opções, nem sempre ela é a mais indicada para grandes áreas do projeto. Priorize as fontes seguras e deixe essas partes especiais para os detalhes.

Elementos gráficos

Se a identidade visual da empresa traz elementos gráficos específicos, é importante que eles apareçam no layout para site, especialmente se for uma página institucional.

Assim como as cores, eles ajudam no reconhecimento da marca e devem ser aproveitados. Claro, desde que não prejudiquem a usabilidade dos recursos disponíveis ou causem uma poluição visual.

Aproveite para usar elementos como ícones, texturas ou cabeçalhos. Figuras geométricas também podem servir de inspiração. Se o logo da empresa traz um triângulo, por exemplo, você pode investir em linhas diagonais para separar blocos nas páginas.

Imagens e gráficos

Por último, mas não menos importante, você deve substituir as imagens padrão dos modelos pelas específicas da empresa.

Novamente, os bancos de imagens são ótimas opções para as fotos ilustrativas, mas não devem ser a única fonte. Os produtos, fachada e instalações da empresa, quando forem mostrados, devem ser fotografados e tratados por profissionais.

Como deu para perceber, construir um layout para site não é uma tarefa para amadores. É preciso conhecimento técnico, pesquisa, dedicação e atenção aos detalhes.

Entretanto, o processo não precisa ser sofrido ou desesperador. Basta seguir as dicas que trouxemos e deixar sua criatividade trabalhar. Os templates estão aí para facilitar a construção e podem ser usados em qualquer projeto.

Só não deixe de fazer as adaptações necessárias. Por mais bonitos que eles pareçam nos sites para download, a identidade do seu cliente precisa ser respeitada.

Pesquise, converse e entenda todas as necessidades que o site precisa suprir. Assim, você terá segurança para realizar o seu trabalho, conseguir a aprovação do cliente e entregar uma página que será útil e agradável aos clientes.

Afinal, mais que bonito, um layout para site precisa ser funcional. Se o cliente não encontrar o que procura ou não sentir segurança nas informações passadas, não há recurso gráfico que o faça continuar.

Se você gostou de conhecer mais sobre o processo de criação de layout para sites e quer estar sempre atualizado sobre os nossos conteúdos, curta nossa página no facebook e fique sempre por dentro da novidades.