Packaging Design: 9 inspirações para criar layout de embalagens

layout de embalagens

O processo de packaging design ou de criação de layout de embalagens é muito importante para o aproveitamento de qualquer marca. É a partir desse elemento que o produto vai se destacar nas prateleiras e instigar os clientes para a compra.

Também é uma forma de se diferenciar dos concorrentes e fortalecer valores a respeito do empreendimento, como a qualidade ou a inovação. Ou seja, tal elemento tem tudo a ver com a comunicação e com o posicionamento da empresa.

Para os profissionais da área, é fundamental buscar referências para criar projetos atualizados, convenientes e com qualidade. Além disso, deve-se acertar na finalização daquele tipo de criação.

Veja a seguir 9 inspirações sobre esse assunto e conheça, também, o que não poderá faltar no processo.

Onde encontrar inspirações para layout de embalagens?

Assim como ocorre em qualquer projeto gráfico, criar uma embalagem não exige apenas adequação ao que o cliente demanda ou pretende. É importantíssimo ter uma boa dose de inspiração e criatividade, de modo a elaborar algo único e que realmente se destaque nas prateleiras.

Graças à internet, ficou muito mais fácil encontrar excelentes trabalhos que vão te ajudar a criar um resultado final ainda melhor. A seguir, veja 9 locais para buscar elementos que te ajudarão a criar embalagens mais facilmente!

1. The Dieline

O The Dieline foi criado em 2007 e, desde então, apresenta as principais tendências para a criação de embalagens. Mais do que isso, também traz uma abordagem sobre o quão importante é ter um layout desse tipo que seja bem-feito.

Ele é o site mais visitado sobre o assunto e tem uma abordagem moderna, inovadora e, principalmente, prática. Muitos dos projetos são enviados pelos próprios leitores, de modo que é possível conhecer exatamente elementos que podem ser aplicados na sua realidade.

2. Daily Package Design

O Daily Package Design Inspiration é formado por um grupo jovem que tem como principal objetivo oferecer pequenas doses diárias de projetos que podem trazer uma nova luz para o seu próprio desenvolvimento.

Um dos pontos mais fortes do site é que ele é dividido por categorias, como bebidas alcoólicas, moda, beleza e livros. Além disso, também há diferenciação entre materiais, como vidro, papel e metal.

De quebra, você pode conhecer as criações mais populares, assim como as de estudantes e de redesenho, de modo que nenhum objetivo fique de fora!

3. Lovely Package

Existente desde 2009, o Lovely Package é uma curadoria de conteúdo a respeito de design de embalagens. Com uma abordagem minimalista, você vai conhecer projetos modernos de produtos de várias origens: Itália, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos e muito mais.

O fácil acesso aos arquivos de períodos passados vai permitir que você conheça, também, um pouco da evolução dos últimos anos. Os comentários de cada postagem ajudam a mostrar as particularidades de cada designer.

 4. Packaging of the World

O Packaging of the World, por sua vez, é perfeito para entender as principais variações entre países e continentes diferentes.

É possível comparar, por exemplo, as diferenças entre as embalagens de uma bebida alcoólica da China e uma dos Estados Unidos. De quebra, o site permite ver o que tem feito mais sucesso no Brasil.

É uma forma de adquirir uma experiência multicultural abrangente e que é útil, inclusive, para quem pretende atender a clientes maiores.

5. Brand Packaging

O invólucro do produto não serve apenas para protegê-lo, mas, também, para apoiar a comunicação de marca. Sendo assim, ter uma boa ideia de branding só agrega ao projeto. Pensando nisso, vale a pena acompanhar o Brand Packaging.

Ele traz tendências sobre a criação de projetos do tipo, além de informações, pesquisas e notícias sobre consumidores e empresas de todas as partes do mundo. Com isso, você agrega ainda mais valor às suas criações.

6. BXP Magazine

O BXP Magazine é uma espécie de revista digital sobre design e todas as informações que cercam esse assunto. Ele traz novidades e tendências do mercado, assim como notícias e novidades em geral.

Em relação à parte de embalagens, há uma área no site destinada a Brand Design, de modo a ter acesso a diversas matérias e criações ligadas ao assunto.

7. Creative Bloq

Aprimorar o seu trabalho constantemente é importante se deseja conquistar clientes e criar uma boa reputação. Além de ficar por dentro do que é tendência, adquirir novos recursos e conhecer novas possibilidades faz a diferença.

Pensando nisso, a parte dedicada a packaging design no Creative Bloq traz tudo isso e muito mais. Ao acompanhar bem de perto as postagens, é possível ter acesso a uma curadoria do que é mais relevante sobre o tema.

8. WeLancer

O WeLancer é a maior comunidade de profissionais criativos de toda a América Latina e, como tal, tem muito a oferecer para a realização dos seus projetos. No site, há mais de 90 mil portfólios e mais de 4 milhões de criações publicadas.

É possível navegar entre todo tipo de criação e reconhecer, por exemplo, quais seriam os elementos mais atraentes e interessantes.

Mais do que apenas buscar inspiração, você poderá criar as embalagens pela própria plataforma. Fazendo uma importante conexão entre quem contrata e quem produz, é uma excelente forma de encontrar novos clientes interessados naquilo que você tem a oferecer.

9. Behance

Por falar em portfólios de profissionais criativos, o Behance também é um excelente lugar para buscar estímulos para o seu projeto.

Ele tem milhares de artistas divulgando seu trabalho e é possível encontrar vários portfólios de embalagens. Lá é um local especialmente útil para quem está em busca de mockups (que se trata de um modelo em escala ou dimensão real de um objeto ou design, que podem abranger de automóveis a elementos de papelaria, a fim de exibição ou avaliação para uso) e redesigns, inclusive de marcas mais famosas.

Do que não se esquecer sobre packaging design?

Além de pensar no visual em si, é fundamental lembrar-se de que há vários outros elementos que devem ser considerados. A criação deve ser funcional, de modo a criar um resultado adequado aos propósitos do cliente.

A questão é que há um processo gráfico diferenciado para essa etapa e, dentre as questões que devem ser consideradas, estão:

  • consideração sobre o uso do material e as técnicas possíveis;
  • especificações de corte, dobras e faca;
  • aplicação de informações nutricionais em rótulos;
  • união de qualidade e economia,
  • usabilidade e durabilidade da embalagem.

Ao visitar todas aquelas opções e considerar tantos pontos, criar um layout de embalagens vai ficar muito mais fácil!
Ainda tem alguma dúvida sobre o packaging design? Conte para a gente, nos comentários!