Saiba como fazer um bom dia de home office

bom dia de home officePara determinados profissionais, tudo o que é preciso para trabalhar é um local para sentar, um bom computador e acesso à internet. Os adeptos dessa prática, normalmente fazem tudo por meio do home office, modalidade que tem se fortalecido cada vez mais.

Manter um escritório em casa pode ser uma ótima opção. A empresa economiza com infraestrutura, transporte e equipamentos, e o colaborador tem mais liberdade, fica livre de trânsito e das conversas que atrapalham, etc.

Mas é importante saber se você tem o perfil adequado para trabalhar sozinho. É necessário administrar as tarefas, ter autonomia no serviço, conciliar as atividades domésticas, não se distrair facilmente e ser disciplinado.

Se você peca em alguns desses pontos, continue lendo esta postagem que vamos dar mais dicas para você melhorar o seu desempenho e fazer um bom dia de home office!

Prepare o seu espaço

Ter um ambiente exclusivo para o trabalho, mesmo que seja pequeno, é imprescindível. Caso você não tenha como separar um cômodo inteiro para servir de escritório,reserve um espaço da sua casa.

Pode ser uma bancada na sala, com uma mesa espaçosa e uma cadeira, de preferência giratória para alinhar sua postura. Ou então, uma escrivaninha no seu quarto. Sua mesa não precisa ser grande, mas dever ter espaço para deixar tudo arrumado.

A organização é importante para evitar “cortar” os momentos de inspiração. Tenha ao seu alcance os itens necessários para o seu trabalho. Por exemplo: celular, tablet, produtos de papelaria (caneta, lápis, papel, blocos de notas) e claro, o computador conectado à internet.

Cuide da postura

Ser extremamente relaxado e trabalhar na cama ou no sofá, além de pouco ergonômico, não transmite a seriedade necessária para a função que você exerce. Não é porque o seu chefe não está do seu lado que você vai ficar “largado”!

Quando cabe a empresa montar uma sala de trabalho, ela tende a pensar em móveis mais adequados, que evitem lesões e má postura. Principalmente para quem fica um longo período sentado em frente ao computador, como é o caso dos designers e redatores.

Quando você estiver no seu home office, pense na regulagem da altura do seu assento em relação à mesa. Como ficará o apoio para os seus punhos e braços? Como estarão apoiados os pés? Regule também a altura do seu monitor para sua linha de visão.

Estas mudanças contribuem para o seu conforto e para que tenha um trabalho menos estressante e cansativo. Além disso, estando confortável você irá produzir mais e melhor!

Estabeleça uma rotina

Um dos fatores mais importantes para quem trabalha em casa é gerenciar o tempo. Um conselho é estipula horários ou criar turnos. Produzir com prazos diários exige concentração até que o serviço seja concluído.

Se o cliente pediu que uma tarefa fique pronta até às 18h, organize-se para manter períodos focados nas etapas de conclusão. Procure evitar conflitos com as obrigações de casa, como interromper o trabalho por dez minutos para lavar a louça.

O mesmo serve para os limites: se precisa de 8 horas de trabalho por dia, não exceda o período só por estar em casa. Com o tempo, você acostuma o seu psicológico com essa rotina, o que tende a ficar mais fácil de cumprir com o tempo.

Faça pausas adequadas

Outro cuidado para quem aposta no home office é fazer intervalos para se exercitar. Passar muitas horas na mesma posição gera dores, desconforto e prejudica a circulação sanguínea.

Levante e estique-se por alguns minutos, caminhe pelo ambiente, alargue a sua coluna e faça alongamentos. Sua visão também precisa destes minutos para descansar da emissão de luz do monitor.

Crie listas com as tarefas diárias

Quando existe uma lista montada e precisa de tarefas a cumprir, o profissional terá algo parecido com um “script” para seguir. Sem dúvida, isso ajuda muito a quem trabalha em casa.

Será mais fácil ver o que é mais importante ou urgente a fazer e organizar melhor os horários. Você não vai passar tarefas menos relevantes à frente de outras, e será capaz de manter um bom cronograma.

Leve o home office a sério

Após definir o seu cronograma de atividades é preciso encará-los, de fato, como um momento de trabalho. Por estar na própria casa, é natural que essa atividade se confunda com algo de menos importância.

Se você se comprometeu a trabalhar das 9 h às 11 h, oriente quem mora com você, ou amigos e parceiros próximos, que naquele período você está trabalhando e precisa de concentração. Se você não atenderia uma ligação particular na empresa, então não faça isso no home office!

Pode parecer grande bobagem falar isso, mas durante o seu momento de trabalho, não use pijamas! Não transforme o horário da manhã em uma extensão da sua cama, isso leva a preguiça para o home office. É claro que não precisa colocar terno e gravata, uma roupa confortável já é suficiente.

Ajuste a iluminação

É importante que o seu local de trabalho seja bem iluminado, pois a luz traz o ânimo necessário e auxilia no cumprimento de suas tarefas.

Um cômodo bem iluminado pela luz natural é mais econômico. Então, se você trabalha durante o dia, vale a pena aproveitar a luz externa para economizar com energia elétrica.

Por outro lado, se você precisar de iluminação artificial, dê preferência às luzes fluorescentes, que são mais econômicas. As paredes coloridas com um tom mais claro também facilitam na iluminação do ambiente, especialmente quando atrás do monitor.

Decore o ambiente

O fato de estar em casa, por si só, já é uma coisa aconchegante, mas você pode deixar o seu canto de trabalho ainda mais personalizado, conforme o seu estilo.

Mantenha o espaço decorado com coisas que te agradam, quadros, pôsteres, miniaturas de brinquedos, ou mesmo um vasinho de plantas. Esses elementos auxiliam a você ter mais criatividade, além de desenvolver o seu apego com o “cantinho de trabalho”.

Além disso, tome cuidado com a limpeza e organização do ambiente. Nada de trabalhar em meio ao caos! Se você usa papel, evite amassar as folhas, fazer bolinhas e deixar espalhadas. Tenha uma lixeira próxima e jogue todo o lixo lá dentro.

Evite comer na sua mesa de trabalho, mas se por acaso o fizer, não deixe pratos ou embalagens de alimento sujas por ali. Isto dá a impressão de bagunça e desleixo. Além de atrair insetos é pouco higiênico.

Seguir essas importantes dicas de trabalho no home office, trará uma série de benefícios para você, potencializando seus bons resultados. Gostou do post? Conte para a gente nos comentários sobre o seu home office!