5 dicas para freelancers nas redes sociais

freelancers nas redes sociais

Você concorda que, hoje em dia, ser freelancer tem mais vantagens do que antigamente? Se pararmos para pensar, antes, por exemplo, encontrar um cliente só era possível por indicação, pelo famoso boca a boca.

Agora, com as redes sociais, ficou bem mais fácil encontrar clientes e expor seu portfólio. Será que você está aproveitando essas ferramentas da melhor forma quando o assunto é divulgar o seu trabalho?

Com certeza, esta nova era também deixou o seu mercado muito mais concorrido, com incontáveis freelancers nas redes sociais, ávidos por mais trabalho. Mas, se tantos outros também utilizam esses instrumentos, você precisa se destacar. Para isso, nós trouxemos dicas infalíveis para garantir sucesso do seu negócio com uma boa captação de clientes por meio de redes sociais. Quer saber como? Veja a seguir!

1. Tenha um perfil no LinkedIn

É impossível falarmos da relação entre vida profissional e redes sociais sem citarmos o LinkedIn, não é mesmo? Ele é uma mídia totalmente voltada para esse meio. Muitas empresas o utilizam como ferramenta na hora de buscar profissionais.

Em sua maioria, as pessoas e instituições que fazem essa busca procuram por profissionais com disponibilidade para trabalhar fixo por meio de CLT. Apesar disso, nada impede que você crie um perfil de freelancer completo e atrativo que se torne interessante quando surgirem oportunidades para esse tipo de profissional.

Ter um bom perfil no LinkedIn passa credibilidade e profissionalismo. Para isso, escolha uma foto de perfil atualizada, de qualidade e que transmita, ao mesmo tempo, a sua personalidade e um ar de seriedade. Faça um resumo apontando seu objetivo como profissional, para garantir que você atraia os clientes ideais.

Disponibilize também seu histórico profissional, destacando o ponto positivo principal de cada experiência profissional e formação acadêmica. Isso deixará as informações ainda mais completas e atrativas.

2. Produza um portfólio online

A partir do momento em que uma empresa ou possível cliente se interessa pelo seu perfil profissional, qual é o próximo aspecto que eles acharão necessário avaliar? Sem dúvida, são os trabalhos que você já realizou ao longo da vida profissional, principalmente quando se trata de profissionais que trabalham com redação, área gráfica e produções audiovisuais.

A bem da verdade, o cliente só vai te contatar depois de ver o seu portfólio. Como você quer ser visto por ele? Com certeza, sua intenção é cativá-lo logo de cara. De acordo com a sua área de atuação, tenha um blog, ou até mesmo um site, para expor o seu trabalho.

Busque a plataforma que mais vai se encaixar com o tipo de coisa que você produz, como WordPress, Behance, Deviantart, Weheartit, Pinterest e até mesmo o Instagram.

É legal você aproveitar também para expor nesse portfólio alguns clientes mais relevantes que você já atendeu ou trabalhos que tiveram mais repercussão e reconhecimento. Disponibilize até mesmo depoimentos e feedbacks positivos de clientes ou pessoas influentes, se houver. De qualquer forma, faça uma seleção rigorosa do que vale a pena ser colocado ali e inclua somente o que for transmitir a imagem que você quer de fato passar.

É indispensável manter seu portfólio sempre atualizado. Em tempos de menor demanda, crie para si mesmo e aproveite essas produções para continuar alimentando sua divulgação. Mais à frente, falaremos de demais redes sociais nas quais você pode — e deve — divulgar seu portfólio online, mas já tenha em mente também que tudo que você divulgar deve ter um link direto para esse portfólio.

3. Disponibilize conteúdo relevante

Depois que você já organizou seu perfil profissional e a exposição do seu trabalho, está na hora de começar a atrair olhares e interesses para tudo isso que você construiu, a fim de captar mais clientes. Uma das melhores formas de fazer isso atualmente é por meio de técnicas de marketing de conteúdo.

Você deve focar em buscar ser conhecido como uma autoridade no seu ramo de atuação, independentemente de qual seja. Comece a agir como um professor e preencha as suas redes sociais com informações valiosas e relevantes para a sua área de atuação.

Tente fazer um planejamento de publicações voltado para dúvidas e problemas de seus clientes, enxergue essa oportunidade como necessidades que podem ser sanadas pelo seu conhecimento.

Faça isso no seu site, blog ou na mesma plataforma em que você disponibilizou seu portfólio e em suas demais redes sociais. Apresente dicas rápidas, tutoriais, análises e todo tipo de informação que possa educar e contribuir com a realidade do seu cliente.

4. Crie uma fanpage no Facebook

Apesar de o LinkedIn ser um Facebook para negócios, sabemos que nem todo profissional está habituado a utilizá-lo. No caso de profissionais autônomos, como você, isso pode acontecer com ainda mais frequência. Muitas vezes, o seu público-alvo pode estar bem mais presente no Facebook do que no LinkedIn.

Ter uma boa página profissional no Facebook, portanto, é importante para garantir que você esteja presente no mesmo ambiente que seus prospects. O Facebook oferece muitas ferramentas que te permitem direcionar o conteúdo para o público certo, e é uma maneira de atingir seu círculo social, te deixando mais conhecido. O importante é que você vai alcançar audiência por meio de uma página que transparece seu profissionalismo e seriedade.

O Facebook também permite que marcas ou profissionais façam eventual contato com clientes pela ferramenta de inbox e abre portas para que haja mais engajamento do público com os conteúdos que você divulgar ali.

Atualizações no seu portfólio podem ser compartilhadas nessa rede social, e o seu planejamento de publicações — feito no tópico anterior — também deve incluir ações específicas para o Facebook.

Não deixe de buscar também grupos relacionados à sua área de atuação. Os grupos são como fóruns nos quais as pessoas tiram dúvidas, compartilham informações e até mesmo procuram profissionais. Você terá muito mais chances de ser selecionado por um potencial cliente se tiver uma página bem construída.

Não duvide do alcance que você pode conseguir por meio dessa mídia, afinal, ela é a rede social mais utilizada por brasileiros!

5. Alimente um perfil profissional no Instagram

O Instagram é mais uma grande rede social em termos de usuários na atualidade. O aplicativo já oferece a opção de criar perfis profissionais que dão informações analíticas sobre o alcance e o engajamento em suas publicações.

Esta é mais uma ferramenta que você precisa considerar quando for fazer o seu planejamento de publicações. Utilizando o Instagram da maneira correta, você pode conseguir ganhar muito mais do que curtidas — no caso, clientes!

Você precisará tirar momentos para se dedicar a seguir pessoas relacionadas à sua área de atuação e interagir, curtindo publicações interessantes e comentando quando achar pertinente. Isso fará com que você seja mais visto e percebido pelas pessoas e ganhe mais seguidores pelo reconhecimento do valor do seu conteúdo.

É muito importante também utilizar hashtags nas legendas ao publicar imagens, para que elas apareçam nas buscas. Escolha rigorosamente essas palavras e priorize o que for atrair clientes ideais para você. E, claro, não precisamos nem citar que a qualidade das fotos, artes e demais imagens que você for publicar precisar ser impecável e coerente.

6. Tenha um canal no YouTube

Esta rede social não se aplica a todo tipo de trabalho freelancer, mas, se sua área for fotografia, criação de vídeo ou qualquer outro tipo de trabalho audiovisual, é muito recomendado, até mesmo porque essa mídia pode servir como um portfólio.

Entretanto, essa não é a única utilidade do YouTube. Ele também é utilizado como objeto de pesquisa pelos seus possíveis clientes, e isso cria mais uma oportunidade para que você crie conteúdo para atrair e educar essas pessoas.

Você pode ser de qualquer área e elaborar um webinar ou um tutorial e outras ações para suprir dúvidas e necessidades desse clientes. Então, pode divulgar essas publicações nas demais redes sociais, como as que citamos anteriormente.

7. Faça parceria com outros sites

Uma boa maneira de ganhar um reconhecimento maior e conquistar mais clientes é buscar parcerias com grandes nomes da sua área. Um dos primeiros passos que você deve realizar é, sempre que publicar conteúdo escrito no seu site ou blog, fazer links tanto para outros posts de sua própria autoria quanto posts de empresas ou profissionais que são referência de mercado.

Essa atitude, além de garantir melhor ranqueamento para suas publicações nos mecanismos de busca e atrair visitas orgânicas ao seu site, vai aumentar a sua credibilidade e te tornar atrativo para que outras empresas comecem a citar seus posts em suas publicações.

Você também pode buscar pessoas para realizar guest posts em seu blog ou tentar fechar outros tipos de parceria com pessoas que façam parte da sua network.

8. Cadastre-se no WeLancer

No WeLancer, você encontra dezenas de projetos novos todos os dias! É a melhor oportunidade para trabalho de design gráfico da América Latina. São centenas de projetos todo mês para design, redator, tradutor, profissionais de vídeo e muito mais. Os clientes buscam para criação da identidade visual da empresa, ou seja, você lidará com empresas de pequeno e grande porte. O WeLancer é a melhor maneira de você criar seu portfólio com clientes reais e ainda poder garantir uma grana extra.

Neste post, você aprendeu como estar presente em várias redes sociais e como fazer isso de uma maneira que traga resultados positivos. Além disso, também vimos a importância de cada uma das mídias para a divulgação do seu trabalho e a garantia de clientes ao longo de sua vida profissional.

Cada rede tem um papel a desempenhar, e estar presente em todas as mídias usadas por potenciais clientes é essencial. Agora que você já sabe que, com grande presença dos freelancers nas redes sociais, você precisa se esforçar para se destacar, continue ligado e baixe o nosso e-book sobre a vida de freelancer!