Freelancer: Dicas para escalar seu negócio

Em tempos de uma internet mais democrática e acessível, muitos profissionais preferem parar de trabalhar como contratados para empresas de outras pessoas e seguir a carreira como freelancers.

Trabalhar no seu ritmo, estabelecer seus próprios horários e até ter um pouco mais de tempo para a vida pessoal é, com certeza, uma das vantagens de ser seu próprio chefe, mas também é preciso levar em consideração as ameaças.

freelancer

Quem é freelancer sabe que o amanhã é um tanto incerto, pois não se pode ter certeza de que haverão mais trabalhos, ou, pior que isso, não conseguir atender à demanda e saber que deixou de receber um bom dinheiro.

Em uma matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o desenvolvedor e empreendedor em série, Brian Casel, os profissionais autônomos também devem seguir a linha de pensamento das startups: dar escala ao negócio para aumentar o faturamento.

Segundo o especialista, o freelancer deve buscar meios para que outras pessoas também trabalhem para ele. Isto não significa, contudo, que uma equipe deva ser contratada formalmente, pois parceiros e times contratados para projetos temporários não precisam de folha de salário. Dessa forma, o profissional consegue usar racionalmente seu tempo e recursos sem sacrificar a hora do descanso.

Confira abaixo 3 dicas que podem ajudar você a escalar seus projetos e tornar a rotina mais rentável.

Use o networking a seu favor

Neste caso, o networking não é voltado para os clientes, mas para parceiros e outros freelancers que podem ser convidados para participar dos seus projetos.

Mas, é preciso também atenção: como eles irão participar ativamente dos trabalhos, é preciso conhecê-los bem e saber quais são suas forças, fraquezas e comprometimento com as obrigações.

Não esqueça também de que a comunicação entre parceiros e clientes é fundamental para que corra tudo como o planejado.

Organize seu próprio sistema de trabalho

Depois de montar seu time, planejar e executar projetos, é hora de começar a desenhar seus processos. Você não precisa desenvolver um modo operacional complexo, mas deve ser capaz de reconhecer padrões e agrupá-los em processos simples. Caso determinados processos de contratação de parceiros ou cobrança de clientes se tornem difíceis, é hora de desfazê-los e simplificá-los.

Vale destacar também que contratar mão de obra barata é perigoso, pois ela pode ter pouca qualificação e não entregar um trabalho tão bom quanto seu cliente pediu.

Nesse caso, vale mais aumentar o preço do projeto para que todos saim lucrando, além disso, honorários maiores passam para o cliente a ideia de um trabalho de qualidade superior e subcontratados talentosos tornam o trabalho mais fácil e seguro.

Seja um bom cliente para seu time

Se você gosta de um cliente que respeita seus contratados, então aja da mesma forma com seu time. Isso quer dizer ter tarefas bem definidas, respeitar os prazos e, principalmente, pagar em dia.

É importante que você tenha um capital reserva para honrar seus compromissos no caso de o seu cliente atrasar o pagamento, para que não se inicie uma bola de neve.

Lembre-se de que dar escala a um negócio freelancer é um processo contínuo. Mantenha um recrutamento constante, forme novas alianças, revise os procedimentos e, principalmente, não perca o empenho para refinar e modificar as condições do negócio.

Se você é designer profissional e quer trabalhar como freelancer, você precisa se inscrever no WeLancer. São mais de 30 projetos abertos diariamente.

WeLancer-CTABlog