22 fontes gratuitas para seus projetos de design e papelaria

22 fontes gratuitas para baixar Cansou de usar Arial e Times New Roman? Um designer deve ser capaz de criar resultados únicos até com a fonte mais batida, mas talvez seja hora de experimentar novas possibilidades.

Na hora de trabalhar com impressão e papelaria, você deve ter bastante cuidado para escolher a fonte certa. Para te ajudar, listamos 22 fontes gratuitas para seu trabalho de design!

Por que fontes impressas podem ser diferentes de fontes web

A tendência hoje é que as pessoas passem cada vez mais tempo lendo em telas do que no papel. Isso faz com que muitos designers não se preocupem com a fonte que estão usando na hora de imprimir um trabalho.

O que um bom designer deve estar atento é que as fontes web são específicas para a exibição em pixels e podem não ser bem traduzidas na impressão.

Sendo assim, dê preferência às fontes adequadas na hora de criar papelaria ou outros trabalhos impressos. Elas são pensadas e testadas para não apresentarem variação de peso ou falhas de desenho que atrapalhem a leitura.

Quais os cuidados para não errar em seu texto impresso

Mas não basta escolher a fonte certa para garantir um bom resultado: você precisa se preocupar com alguns detalhes para não errar, principalmente se você é um freelancer e não pode estar presente para acompanhar a produção. Confira abaixo:

Preto puro

Na hora de fechar seu arquivo, certifique-se de que as letras pretas são puras. Se seu preto tiver outras cores na composição, elas podem causar variações que atrapalham a leitura ou até erros de registro.

Textos em curvas

Primeiro, evite fontes em bitmap para não perder qualidade no seu trabalho. Na hora de fechar seu arquivo, converta todas as letras em curva para garantir suas características originais em qualquer situação.

Corpo da fonte

Como você não poderá fazer uma boneca ou uma prova, evite textos com corpo menor que 7 pontos. Qualquer tamanho abaixo desse pode provocar distorções e dificultar a leitura.

As 22 fontes gratuitas para seus projetos de design e papelaria

Agora que você entendeu a importância de usar uma fonte adequada nos seus projetos de papelaria, veja 22 sugestões que temos para você criar peças incríveis:

Fontes serifadas

fonte_aleo

Vamos começar pelas fontes mais tradicionais, para corpos de texto grandes e estilo clássico:

1. Playfair Display

A Playfair é uma fonte bem clássica com influências no Século XVIII, quando as canetas de ponta de ferro começaram a substituir a caneta tinteira.

Além de fonte de corpo de texto, ela tem uma versão display para enriquecer seu projeto impresso.

2. Aleo

A Aleo é uma fonte com serifa slab e semi-arredondada, com um desenho bastante único, aliando legibilidade e personalidade.

3. Bitstream Vera

Como a Playfair, a Bitstream Vera é uma fonte clássica, mas com serifas slab. Esta caraterística a torna uma solução perfeita para legibilidade até em tamanhos reduzidos.

4. Alegreya

Essa fonte tem um pouco menos de rigidez para valorizar o ritmo na leitura e vem completa com 12 estilos.

5. Cinzel

Cinzel tem apenas caixa alta e foi inspirada diretamente nas inscrições romanas. Não dá para ser mais clássico do que isso!

Porém, se você precisar misturar um pouco suas influências, ela oferece um estilo decorativo com alguns caracteres especiais.

6. Special Elite

Com a Special Elite você consegue um efeito de máquina de escrever muito mais fiel do que o da Courier.

Ela mantém uma boa legibilidade mesmo simulando a diferença de pesos que a tinta produz, mas infelizmente só possui um estilo.

7. Cardo

A Cardo é uma fonte que cria blocos de texto muito elegantes para, por exemplo, convites para eventos mais sofisticados e formais, com miolos e aberturas amplos e serifas bastante delicadas.

Fontes não serifadas

fonte_print

Em sequência, vamos falar das fontes não serifadas, as mais escolhidas para uso geral em pequenos textos de panfletos, flyers e cartões de visita:

8. Open Sans

Uma das fontes mais populares atualmente, a Open Sans é uma coringa. Possui 10 estilos diferentes, tem uma legibilidade fantástica e uma certa personalidade no ângulo de suas curvas.

9. Source Sans Pro

A Source Sans foi a primeira fonte aberta distribuída pela Adobe. Com 12 estilos, ela é ideal para salvar o dia de qualquer designer.

10. Sansation

Com boa legibilidade e variedade, a Sansation tem alguns detalhes em suas terminações que criam um bom ritmo de leitura e bastante personalidade.

11. Quicksand

A Quicksand é uma fonte arredondada com pouco peso e bastante geométrica, ideal para criar textos claros e legíveis até em corpos pequenos.

12. Print Clearly

O próprio nome diz: essa fonte foi criada para boa legibilidade em impressos e tem uma versão pontilhada para enriquecer seu trabalho.

13. Raleway

A Raleway é uma fonte clássica entre as modernas. Além de seu design elegante, possui números com descendentes e ligaturas.

Fontes display

fonte_lot

Agora é a hora das fontes diferenciadas que tornarão a sua peça impressa única e atraente:

14. LOT

A LOT é uma fonte geométrica e sem miolos, perfeita para uso gráfico e pictográfico do texto.

15. Duke

A Duke consegue unir uma pegada retrô com bastante personalidade e elegância.

16. Delicate

Com inspiração em fontes clássicas, a Delicate removeu as linhas horizontais para criar um efeito fantástico em projetos de design.

17. Retro

O próprio criador se refere à Retro como resultado do amor à estética do Século XX. É uma fonte slab com peso incrível e muita presença no papel.

18. Alva

A Alva segue a linha da LOT com seu minimalismo geométrico e um resultado bastante gráfico.

19. Devious

Nossa última fonte display remete a pôsteres antigos e possui um conjunto completo de caracteres alternativos via OpenType.

Fontes script

fonte_Buffalo

Para terminar, temos algumas sugestões de fontes que imitam a escrita a mão:

20. Kino 40

A Kino foi inspirada na escrita a mão do cinema antigo, perfeita para mistura de estilos que resultem em peças bem modernas.

21. Wild Youth

Também simulando a escrita a mão, a Wild Youth tem uma influência maior em aventura e natureza.

22. Buffalo

A Buffalo segue uma direção parecida com a Wild Youth, mas o resultado é bem mais delicado, feita para um toque vintage no seu trabalho!

Gostou das nossas sugestões? Experimente todas essas fontes gratuitas em seus trabalhos, inspire-se e comece a criar projetos de design e papelaria ainda mais atraentes!

E se você gostou mesmo, então que tal compartilhar nas redes sociais para seus colegas designers?