Documentários para designers: conheça os essenciais

documentarios para designers

Vida de designer freelancer não é fácil. No meio de tantos trabalhos a terminar e alterações a fazer, ainda tem que ter tempo para cuidar da casa, da saúde e do orçamento, que depende da sua demanda. E, para que você se torne um profissional cada vez mais afiado, ainda precisa ter um tempinho para estudar. Pensando nisso, preparamos uma lista de documentários para designers  muito educativos que vão ensinar muito enquanto você descansa no sofá. Confira!

1. A Vida em um Dia

Rodado por mais de 80 mil pessoas espalhadas por todo o planeta, esse documentário de 94 minutos foi feito em parceria com o Youtube e provou ser um espetáculo de edição, com trilhas emocionantes e histórias inesquecíveis, além de promover uma nova forma de fazer filmes.

Ao todo foram enviadas para o produtor Ridley Scott (Perdido em Marte) mais de 4500 horas de vídeo bruto. Tanto material foi mais que suficiente para o diretor Kevin McDonald (O Último Rei da Escócia) montar um quebra-cabeça inspirador de narrativas e lições de vida.

2. Minimalism

Disponível na Netflix, esse longa aborda as causas e os efeitos de uma sociedade de consumo que assombra toda a população. Dirigida por Matt D’Avella, a obra incentiva o desapego aos bens materiais e propõe uma nova linha de pensamento a respeito do que deve ser mais relevante ao homem como ser social.

3. Why Man Creates

Esse curta documental de 1968 é um verdadeiro tesouro para um designer. Com apenas 24 minutos de duração, ele retrata a história do processo inventivo do ser humano e explora de um modo atemporal e irreverente a natureza da criatividade.

O apelo visual é muito completo. As animações que o filme apresenta contam toda a história que o espectador precisa aprender para fazer a sua própria reflexão. Por esse motivo, você pode assistir ao curta inteiro sem necessidade de ligar o áudio, permitindo um alcance maior de pessoas, já que a barreira do idioma deixa de ser um problema.

Além disso, a direção é de Saul Bass, conhecido designer que trabalhou idealizando cartazes e sequências de créditos em longas como Um Corpo Que Cai, de Alfred Hitchcock, Anatomia de um Crime, de Otto Preminger, e Cassino, de Martin Scorsese.

4. Helvetica

Não é à toa que Helvetica é a tipografia mais famosa do mundo. Com traços de fácil leitura e curvas de boa aplicação, essa fonte faz parte do cotidiano de qualquer designer do mundo inteiro. Toda essa relação entre um tipo de letra e uma profissão foi retratada com maestria nesse documentário dirigido por Gary Hustwit.

Em uma sequência bastante dinâmica de imagens que contam não apenas a história da Helvetica, mas também como a sua aplicação mudou a trajetória do design, o filme coloca a tipografia em evidência de uma forma muito elegante. E é essa característica que também podemos perceber na própria estética dessa letra, que consegue elevar a qualidade de muitos trabalhos já desenvolvidos.

5. Print The Legend

A impressora 3D é uma tecnologia que chegou para revolucionar a maneira como vemos o design no século XXI. Suas formas de uso podem salvar vidas com a mesma eficácia que podem dizimar populações. Graças a essa invenção, o mercado de consumo deixou uma porta escancarada para a criatividade tomar conta e promover toda espécie de negócio.

O longa Print The Legend, que se encontra disponível no acervo da Netflix, mostra como esse aparelho está transformando o mundo nos mais variados lugares, como em hospitais, indústrias de armas, entretenimento e turismo. Além disso, explica como a sua vida pode ser afetada positiva ou negativamente por esse novo avanço tecnológico.

6. Art & Copy

A publicidade é uma das maiores fontes de novas ideias em design. Todos os dias, os veículos de comunicação em massa disseminam intermináveis horas de conteúdo publicitário para o deleite do consumidor.

Por isso, é essencial que todo designer de ponta fique por dentro do que acontece nesse mercado, que é quem mais investe nessa linha de trabalho. É essa dinâmica que ganha destaque em Art & Copy, dirigido por Doug Pray. Através de um olhar imparcial e globalizado, a obra aborda assuntos que colocam a propaganda no centro das atenções, sem deixar de lado os efeitos positivos e negativos que ela pode trazer em suas ações.

7. Design & Thinking

A personalização de serviços e produtos é uma das mais fortes tendências do mercado consumidor do início do terceiro milênio. Com esse tipo de comportamento, a criação do Design Thinking como forma de solução de problemas de qualquer categoria se tornou uma das mais inteligentes saídas para quem procurava oferecer inovação em seu negócio.

Com base nessa proposta, o filme Design & Thinking tem como objetivo apresentar esse novo conceito de um jeito fácil de se compreender, explicando como aplicar a estratégia dentro do processo criativo e produzir um trabalho que atenda as necessidades do cliente para gerar resultados reais.

8. Chef’s Table

O ambiente gastronômico nunca teve foco apenas no sabor. Uma das características mais apreciadas em um prato de qualidade internacional é a sua estética. Se ele não for tão bonito quanto é saboroso, perde muito de seu valor.

A série documental da Netflix Chef’s Table mostra a importância desse relacionamento entre os sentidos da visão e do paladar. Com três temporadas já disponibilizadas, o espectador tem acesso às mais brilhantes mentes criativas do mundo, que buscam em cada uma de suas produções um reconhecimento mundial e um novo parâmetro para a inovação gastronômica.

9. Abstract: The Art of Design

O último título dessa lista é, provavelmente, o mais relevante de todos, pois aborda a profissão do designer de uma forma ampla, profunda e, acima de tudo, realista.

A série documental Abstract: The Art of Design, produzida pela Netflix, conta os altos e baixos de profissionais das mais variadas áreas da criação, como o ilustrador Christoph Niemann e o fotógrafo Platon. Seus depoimentos revelam os aspectos mais animadores e preocupantes de quem trabalha com esse tipo de processo, oferecendo ao espectador uma proposta de reflexão sobre os próximos passos da inovação.

O design é uma área que pode ser muito desafiadora, mas também tem potencial para ser altamente gratificante. É por causa dessa instabilidade que muita gente se sente atraída pela profissão. Com base nessa informação, é preciso estar sempre atento às novidades e às últimas tendências que estão dobrando a esquina a cada minuto.

Portanto, esteja de olho no que pode ser útil a você e ao seu desenvolvimento, como essa pequena lista de documentários para designer altamente produtivos à sua carreira! E para continuar recebendo nossas atualizações, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook!