Dicas para deixar sua cabeça no lugar e não perder o foco

Confira a versão original deste post, retirada do blog The Design Cubicle, clicando no link.

Eis algumas dicas simples para que você não perca a cabeça com todas as responsabilidades, pendências e estresses que a vida de designer gráfico pode te trazer. Espero que gostem do texto e, acima de tudo, utilizem-no.

Jamais entregue o produto final antes mesmo do pagamento ser enviado a você

IMG01

Tenho certeza que alguns irão discordar, mas eu faço esta declaração com total segurança: Não entregue os arquivos finais até que o pagamento total seja recebido. Eu ouço inúmeras histórias sobre designers que terminam um trabalho, enviam os arquivos e só recebem o seu pagamento 6 meses depois, ou pior, jamais recebem. Se o cliente não concordar, já é sinal de que uma das duas partes, no caso, a dele, não está disposta a cumprir 100% o contrato, mesmo que verbal.

Sobre os clientes “é pra ontem!”

IMG02

Excelentes designs e soluções que dão certo geralmente levam tempo para serem criados (infelizmente, não temos todas essas grandes idéias guardadas em um lugar seguro, caro cliente). Grandes trabalhos exigem tempo para pensar, projetar, testar, re-pensar e muito mais. Atender aos clientes que precisam de tudo pra ontem gera produtos pouco interessantes e que acabam trazendo uma imagem negativa para você. Aproveitando a deixa, quando encontrar um tipo de cliente assim, pergunte a ele o porque da pressa e tente convencê-lo que essa não é a melhor maneira de agir.

Muitos conceitos
IMG03

Todo mundo gosta de opções, mas mostrando muitas dela só cria mais dúvidas e problemas na mente do seu cliente. Pessoalmente, eu detesto ir a um restaurante com um cardápio de 100 pratos para escolher.Não só me leva uma hora para decidir, mas, geralmente, resulta em uma escolha na qual eu não me sinto 100% seguro. O mesmo vale para o trabalho de design. Mostrar menos é sempre mais.

Procure saber quanto o seu cliente tem para gastar
IMG04

Nas palavras de “A Million Dollar Man” Ted DiBiase, “Todo mundo tem seu preço”. Procure informar gentilmente ao seus clientes que, sabendo o quanto eles tem para gastar com o seu design, poupa tempo e facilita o processo, tanto para você, quanto para ele. Dessa maneira, o designer pode saber o quanto de horas ele pode dedicar ao projeto, além de aconselhar o cliente na melhor maneira possível para investir o dinheiro do seu orçamento.

E você? Tem alguma dica sobre como melhorar o trabalho dos outros membros da comunidade de designers do WeLancer? Se sim, não se acanhe e deixe o seu comentário abaixo. E obrigado!

 

WeLancer-CTABlog