Confira 7 dicas de fotografia para uma qualidade profissional

Todo designer sabe que uma boa foto faz toda a diferença na hora de compor um layout. Apesar de existirem muitos bancos de imagens gratuitos, nada se compara ao prazer de usar aquela fotografia autoral, não é?

Por isso, se você não é fotógrafo profissional, já deve ter percebido que nem sempre é simples conseguir aquele efeito tão desejado em uma imagem. Mas, isso pode se resolver facilmente com algumas dicas de fotografia.

Confira nosso post e veja como alguns detalhes podem fazer toda a diferença no resultado das suas imagens. Acompanhe!

1. Conheça seu equipamento

A primeira das sete dicas de fotografia que trazemos é bem óbvia: conheça o seu equipamento. Seja uma câmera profissional ou um smartphone, é essencial saber todos os recursos disponíveis e estar familiarizado com os menus.

Muitas vezes, a fotografia exige rapidez e espontaneidade e você não conseguirá isso se ficar perdendo tempo ao procurar os ajustes. Leia o manual com atenção e faça muitos testes. Assim, você estará preparado na hora do clique.

Caso você tenha recursos, invista em alguns acessórios para fotografia, como o tripé. Ele garante estabilidade para as imagens, facilitando o trabalho em muitas situações.

2. Controle a iluminação

Como o nome já diz, fotografia é o registro de objetos através da luz. Logo, fica fácil perceber que esse é um dos componentes mais importantes para o resultado das imagens. A quantidade de luz que formará a sua fotografia é determinada pela abertura do diafragma, combinada com a velocidade do obturador. O que isso quer dizer?

Quanto mais aberto estiver o diafragma, mas luz entrará e mais curto será o tempo de funcionamento do obturador. Isso permite que você registre uma imagem rapidamente e capte movimentos, como se estivessem estáticos, sem o efeito borrado.

Em fotografias ao ar livre, é importante analisar a posição do sol e a formação de sombras. Elas podem ser vilãs ou aliadas no seu trabalho. Para retratos, por exemplo, uma luz difusa costuma ser mais indicada, já que não escurecerá partes do rosto. Para pegar prática na iluminação, teste diversos ajustes de câmera combinados com as variações de emissão de luz e veja quais oferecem os resultados que você deseja.

3. Valorize o enquadramento

A fotografia conta uma história. Por isso, é importante que se valorize o objeto principal da imagem. Seja uma pessoa, uma flor ou uma paisagem, o assunto retratado precisa ficar evidente. A escolha do enquadramento deve ser feita, justamente, para valorizar esse conteúdo.

Algumas técnicas podem ser usadas nesse momento para ajudar o seu trabalho. A regra dos terços é uma delas. Ela consiste em dividir mentalmente o visor da câmera em três partes horizontais e três verticais. Os objetos de interesse devem estar posicionados em um dos quatro pontos que o cruzamento das linhas imaginárias forma.

Outra dica importante de fotografia é o ângulo. Não tenha receio de se aventurar em novas posições para garantir o clique perfeito. Registrar um cachorro, por exemplo, fica muito mais natural quando você se coloca perto do chão, na altura do animal.

4. Explore o foco

A parte da fotografia que estiver mais nítida será a primeira a atrair o olhar do expectador. Por isso, controlar o foco é fundamental. Esse efeito é mais perceptível em algumas imagens do que em outras e isso se deve à intenção do fotógrafo.

Para as paisagens, por exemplo, é interessante que uma grande área seja focalizada. Já se você deseja registrar uma bicicleta junto a árvores, pode preferir que somente o objeto de interesse esteja no foco. Se você colocar a seleção de foco automático na sua câmera, verá que ela irá eleger um objeto para destacar. Acontece que, nem sempre esse é o seu desejo. Por isso é importante recorrer ao foco manual em alguns casos.

Combinado com as técnicas de profundidade e campo, o foco permite que você deixe áreas bastante desfocadas, enquanto outras permanecem com nitidez máxima. Esse tipo de efeito pode fornecer resultados muito interessantes.

5. Tenha cuidado com o flash

O flash é essencial para as fotografias de estúdio e também pode ser útil em outras situações com iluminação restrita. O maior cuidado que se deve tomar é garantir que ele não irá “estourar” a imagem.

Isso acontece quando a luz emitida é muito forte e acaba criando uma área com pouco registro de sombra. Isso faz com que as noções de cor e profundidade se percam, deixando a qualidade da imagem bem comprometida.

A maioria dos equipamentos permite que você regule a intensidade do flash, assim como se ele será disparado automaticamente ou não. Teste sempre todas essas possibilidades para garantir que sua fotografia seja iluminada na medida certa.

6. Invista nos cenários

Uma boa fotografia não é feita somente do seu objeto principal. Tudo que está ao redor e aparecer no enquadramento influenciará no resultado. Certamente você já viu por aí uma foto muito bonita de um casal apaixonado, por exemplo, que foi estragada por alguma situação engraçada no fundo.

Para os trabalhos profissionais, esse tipo de situação não pode acontecer. Por isso, invista na busca por um cenário bonito, que não comprometa o foco nem dispute a atenção com o objeto principal da fotografia.

No caso de fotografia de produtos, vale a pena investir em um fundo liso e contrastante. Assim, o trabalho de edição posterior fica muito mais fácil e o resultado mais profissional.

7. Estude tratamento de imagens

O mercado disponibiliza várias ferramentas gratuitas para editar fotos. Com elas, é possível ajustar cores, enquadramento e eliminar objetos indesejáveis. Para poder realizar o tratamento com qualidade profissional, você deve dominar as técnicas e ter paciência. Esse é um trabalho que exige foco nos detalhes e cuidado na execução.

Apesar de programas como o Photoshop, um dos principais apps para designers, permitirem altos níveis de edição, tenha cuidado com o exagero. Muitos ajustes podem deixar a fotografia artificial e comprometer o resultado.

A fotografia tem um papel importantíssimo na comunicação. Mesmo quem não tem a ambição de ser um profissional da imagem, precisa ter domínio de noções básicas para realizar um bom trabalho.

Seguindo essas 7 dicas de fotografia, você verá que é possível explorar seus equipamentos, desde os mais simples aos mais sofisticados e obter um ótimo resultado. O que vale é a criatividade e a prática.

Se você gostou das dicas de fotografia que trouxemos, aproveite os outros conteúdos do nosso blog e conheça também 7 sites de ícones para salvar nos seus favoritos!