Dicas de como fazer seu portfólio

Seu portfólio lhe ajudará a abrir portas. É uma mistura de currículo com cartão de visitas, mostrando aos clientes como é seu trabalho. Para que não seja mais um no mercado, você precisa adotar estratégias. Para converter os observadores em clientes, é preciso mais do que um trabalho bem-feito. Veja a seguir dicas de como montar seu portfólio.

Objetivo:

portfolio

Qual seu objetivo com o portfólio? Estágio? Emprego? Free-lancer? Cada uma destas opções é diferente e seu trabalho também deve ser. Se for seu primeiro estágio, priorize os trabalhos da faculdade. Para um emprego, utilize as peças mais importantes que já produziu que foram veiculadas. Para free-lancer, escolha as melhores e mais relevantes, uma vez que diferentes pessoas verão suas peças.

 

Apresentação:

portfolio

Ao enviar seu portfólio junto com um currículo, coloque o link no corpo do e-mail. Na hora da entrevista pessoal, certifique-se de levar um exemplar impresso para mostrar na hora, além de uma versão digital gravada em CD/DVD, pois o recrutador pode não ter tempo de analisar seu portfólio naquele momento.

 

Organizando as peças:

portfolio 4

Escolha as peças mais relevantes que você já produziu, definindo para quem foi, se foi veiculado ou não (caso seja um trabalho de faculdade) e se teve ajuda. Dê os créditos a quem lhe ajudou a produzir a peça, seja ele redator, fotógrafo, outro designer, etc. E utilize entre 10 a 15 peças, para não cansar seu autor, sempre tentando mostrar a maior diversidade possível.

 

Produzindo o site:

portfolio 5

Na hora de disponibilizar seu portfólio no mundo virtual, alguns cuidados precisam ser levados em consideração. Priorize o uso de um domínio personalizado e peça a amigos e conhecidos opiniões sobre organização, layout e navegabilidade.

Organize o site de maneira que o visitante não se canse e, sempre o instigue a navegar nas páginas e conhecer mais suas peças. Não se esqueça de deixar bem visível os links para contato e utilize as mídias sociais a seu favor, para que as pessoas o conheçam.

Seguindo estas dicas, você terá como fazer um portfólio organizado e relevante, que se destaque entre os concorrentes. Acompanhe nosso blog para saber mais dicas e utilizem os comentários para deixar sugestões!

WeLancer-CTABlog