Como um designer freelancer pode conseguir trabalho remoto?

designer freelancer

Os profissionais que buscam qualidade de vida têm investido suas potencialidades em trabalhos remotos, que não exigem a obrigatoriedade de bater o cartão de ponto em uma empresa todos os dias.

Com muitos benefícios que permitem um controle mais preciso sobre a vida profissional, familiar e social, tal tipo de trabalho tem chamado a atenção de diversas categorias profissionais, dentre elas às relacionadas ao design.

Se você se encaixa em tal cenário e deseja saber o que é preciso para conseguir atuar como um designer freelancer em um trabalho remoto, fique atento a essa postagem!  A seguir, você encontrará informações preciosas sobre como conseguir seus primeiros clientes. Leia e comece já a ganhar dinheiro!

Afinal, o que é trabalho remoto?

Trabalho remoto é aquele que permite ao profissional freelancer trabalhar em qualquer lugar onde ele tenha acesso a um computador e à internet. Isso significa que uma cadeira na praia, um quarto em casa ou uma mesa na cafeteria podem se tornar um escritório!

Para aqueles que optam por esse tipo de atividade, não faltam benefícios: flexibilidade de tempo, maior proximidade com a família e aumento na qualidade de vida são apenas algumas das vantagens.

A grande exigência por trás de todo esse trabalho dos sonhos, porém, é a responsabilidade. Combinados prazos e entregas, é fundamental que o freelancer se organize para cumpri-los à risca.

Como conseguir um trabalho remoto sendo designer freelancer?

Ficar parado esperando que um cliente bata à sua porta oferecendo um trabalho não é uma tarefa nada funcional.

Para os profissionais que querem ganhar dinheiro como freelancer, é preciso ter em mente que dedicação e iniciativa são duas qualidades a serem desenvolvidas e postas em prática.

E para ajudá-lo a conquistar um trabalho remoto, listamos 6 dicas. Confira!

1. Construa o seu portfólio

Mesmo que você seja um designer iniciante, ainda assim é importante reunir todos os trabalhos profissionais e acadêmicos já realizados em um documento chamado portfólio.

Por meio desse material, é possível apresentar aos clientes todo o seu potencial profissional e oferecer a eles uma ideia sobre os resultados que podem ser alcançados com o seu talento.

Seja digital ou impresso, o portfólio deve reunir seus melhores trabalhos separados em categorias, por exemplo, desenvolvimento de layout para site, papelaria, criação de identidade visual etc.

Ter esse cuidado é importante para que, em um momento de prospecção, você consiga direcionar ao potencial cliente toda a sua expertise em uma determinada área.

2. Esteja nas redes sociais

Divulgar seu trabalho é fundamental para conseguir ter trabalhos remotos. E para dar publicidade à sua forma de atuação, crie perfis profissionais nas redes sociais e aumente os canais de comunicação dos clientes com você.

Esteja no LinkedIn, no Instagram, no Facebook ou em qualquer outra rede social que tenha alguma relação com o design. Invista em publicações que ofereçam algum tipo de conhecimento ao seu público-alvo e divulgue os seus trabalhos.

Tenha muita atenção para não confundir um perfil pessoal com um profissional. Lembre-se de que existem assuntos sobre você que apenas as pessoas mais próximas precisam saber e não misture suas condutas sociais com as profissionais.

designer freelancer

3. Aproveite seus contatos

O boca a boca é fundamental para te ajudar a conseguir um trabalho remoto. Aproveite os contatos da faculdade, de outros profissionais de áreas complementares e de pessoas com as quais você já trabalhou e diga que está em busca de oportunidades como designer freelancer.

Ao buscar apoio em sua rede de relacionamentos, você verá que os trabalhos começarão a surgir com as indicações.

Para aperfeiçoar ainda mais o contato com essas pessoas, faça um cartão de visita e entregue a cada uma delas. Ofereça, ainda, alguns cartões a mais para que elas possam repassar a outras pessoas.

4. Tenha uma tabela de preços

Saber o valor praticado pelo mercado em relação às atividades relacionadas ao design é fundamental para que você saiba quanto cobrar de um cliente.

Após realizar uma pesquisa, e tomando como base sua experiência e suas formações técnicas, desenvolva uma tabela de preços.

Coloque o valor por hora trabalhada, por execução de serviços mais solicitados, por pacotes promocionais e, se for o caso, pelas peças gráficas impressas.

Ao tomar essa iniciativa, você não correrá o risco de cobrar valores que estão abaixo do mercado e nem de perder oportunidades por superfaturar a demanda.

5. Participe de eventos

Essa dica vale tanto para eventos gerais – não necessariamente ligados à área – como para aqueles em que estão outros profissionais do design e da comunicação.

Em ambos é possível apresentar o seu trabalho e criar parcerias para conseguir um freela remoto.

Quando for participar de uma palestra, workshop, cursos ou até mesmo de eventos sociais, não se esqueça do cartão de visitas e de qualquer outro material que tenha seus contatos e informes sobre sua atuação remota.

6. Faça parte de plataformas de concorrência criativa

Também conhecidas como crowdsourcing, as plataformas de concorrência criativa são sites que conectam profissionais de determinadas áreas a qualquer tipo de cliente que tenha interesse na execução de um determinado projeto.

Para que você entenda melhor: existe, por exemplo, a WeLancer, que é uma plataforma que agrega em um só lugar uma vasta demanda de projetos de design. Nesse site, clientes procuram por serviços relacionados à criação de artes e o designer freelancer disponibiliza sua habilidade para executar o trabalho remoto.

Para quem está iniciando na atividade, para aqueles que querem ganhar um dinheiro extra ou para os que desejam adotar o trabalho autônomo como um estilo de vida, tal plataforma de concorrência criativa é uma ótima opção. Conheça a WeLancer, cadastre seu portfólio e comece já a trabalhar como um designer freelancer!

Se antes a ideia de ter um trabalho remoto parecia algo distante, após a leitura desse post ficou fácil perceber que é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo!

E se você quer saber mais sobre toda a potencialidade de ser um designer freelancer, baixe gratuitamente o e-book “Guia do Profissional WeLancer” e fique por dentro de outras informações relevantes sobre essa área!