6 lugares que quem ama design gráfico precisa conhecer

6 lugares que todo design gráfico precisa conhecer Você sabia que alguns municípios do mundo levam o título de “Cidade do Design” pela UNESCO? Quem trabalha na área passa muito tempo na frente da tela do computador, mas existem muitos lugares que quem ama design gráfico precisa conhecer.

Para que você possa se inspirar — e, quem sabe, planejar suas próximas e merecidas férias —, separamos 6 cidades ao redor do globo que são imperdíveis para quem tem afinidade com o universo do design.

Desde locais no Brasil até regiões na exótica China, há inúmeras inspirações e referências para nos encantar e motivar a criar. Confira nossa lista especial e escolha seu próximo destino!

1. Lisboa: eleita a melhor cidade do mundo quando o assunto é design

A capital portuguesa foi eleita pelo Wallpaper Design Awards 2017, prêmio dado pela revista inglesa Wallpaper, como a melhor cidade do mundo. Ela superou outras grandes finalistas, como San Francisco, Washington (as duas localizadas nos Estados Unidos), Shenzhen (China) e Viena (Áustria).

Entre os destaques do município, segundo a publicação, estão o recém-inaugurado Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que fica às margens do Rio Tejo, e a ARCO Lisboa, uma feira de arte contemporânea que contará com a participação de mais de 40 galerias neste ano.

A cidade é prato cheio para quem é designer e busca por novas inspirações em diferentes áreas. Além disso, há também muita história para ser descoberta entre as ruas e os prédios de Lisboa.

2. Cidade do México: do pré-hispânico à revolução

Um pouco mais perto do Brasil está a segunda maior capital da América Latina. O México é um país de riquíssima cultura, e a Cidade do México condensa um pouco disso tudo.

O município foi colonizado pelos espanhóis, mas mantém, ainda, muitas das influências astecas. Por isso, ao visitar o Zócalo, é possível observar as lindíssimas arquiteturas clássicas que convivem ao lado das ruínas do Templo Mayor — construção pré-hispânica de 1325.

Além desse convívio de diferentes épocas, há os grandes murais pintados por Diego Rivera, que estão presentes no Antigo Colégio San Idelfonso e cobrindo as paredes internas da arquitetura estonteante do Palacio Bellas Artes.

A cidade é repleta de museus e espaços culturais. O Museu Anahuacalli, por exemplo, foi projetado por Diego Rivera para abrigar sua coleção de mais de 50 mil peças pré-hispânicas. O prédio foi desenhado com a ajuda do famoso arquiteto Frank Lloyd Wright e construído com pedras vulcânicas.

Com uma animada cena cultural, não é nenhuma surpresa que a Cidade do México esteja prosperando na arquitetura e no design. A Design Week México tem sido realizada na capital desde 2009 e, neste ano, acontecerá entre 4 e 8 de outubro.

3. Detroit: parada obrigatória para os amantes de design

O renascimento do design em Detroit já é um fato estabelecido. A cidade foi inundada nos últimos anos com novos talentos e empresas independentes da área, como a Shinola.

Desde 2012, o município promove o Festival de Design de Detroit anualmente. Em 2017, o evento acontecerá no mês de setembro. Em 2015, tornou-se a primeira (e única) cidade dos Estados Unidos a ganhar o título da UNESCO de Cidade do Design.

4. Shenzhen: a pérola do design na China

Graças à sua designação como Zona Econômica Especial, em 1980, o local tem visto mais de três décadas de crescimento exponencial em planejamento urbano e design, deixando de ser uma simples vila de pescadores e tornando-se uma das cidades mais ricas da China.

Sua principal atividade econômica vem da indústria, mas tem ocorrido um florescimento da moda e da arquitetura. O município abriga alguns dos prédios mais modernos do globo e oferece diversas atrações, como o parque Window of The World, com réplicas de ícones mundialmente reconhecidos (como a Torre Eiffel e o Taj Mahal).

5. Brasília: tão perto e tão pouco explorada

Quando se fala em design, a primeira cidade do Brasil em que você deve pensar é São Paulo. Sim, o lugar tem muitos museus e prédios interessantes. Mas Brasília é ainda mais inspiradora para quem é designer.

O município foi planejado e o design local começa já da janela do avião. Ao chegar à cidade, é possível ver, do alto, o Plano Piloto e sua forma de avião, com as asas Sul e Norte.

De baixo, o Plano é ainda mais interessante. Apesar de sabermos que os prédios são da década de 60, a arquitetura é tão única e diferenciada que, ao mesmo tempo em que sentimos ser de outra época, temos a sensação de não saber exatamente de qual.

Trata-se de um design nostálgico e também futurista. Desde os vitrais da catedral e a Esplanada dos Ministérios, a cidade inteira inspira-nos a enxergar a arquitetura e o design com uma nova paixão.

6. Berlim: para onde todos querem ir

Quem é da área sabe da importância da Bauhaus — escola de design, artes plásticas e arquitetura — para o design mundial. Por isso, Berlim é uma das localidades mais divertidas para os designers. Assim como Detroit, ela também tem o título da UNESCO de Cidade do Design, mas seus encantos não param por aí.

Bauhaus Museum tem uma coleção modesta, mas conta com exposições itinerantes e temporárias que valem a visita. A loja Do You Read Me?! tem um acervo de revistas e livros sobre design, arte, fotografia, arquitetura e moda em inglês e alemão. Trata-se de um ótimo lugar para gastar algumas horas desbravando as publicações.

Já o Alphabet Museum é o único no mundo dedicado à tipografia, com informações interessantíssimas sobre cada fonte e suas origens.

Esses são apenas alguns exemplos. Muitos outros museus estão espalhados pela cidade e há, ainda, a Museumsinsel, que é uma ilha inteira repleta de museus renomados mundialmente e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Como você pôde notar, existem muitos destinos interessantes para os designers. Cada um tem sua peculiaridade, mas todos são imperdíveis.

Que tal compartilhar este post em suas redes sociais? Mostre para seus amigos os lugares que quem ama design gráfico precisa conhecer! Quem sabe vocês não programam uma viagem para visitar alguns deles?