Infográfico: curiosidades sobre cores

Existe um senso comum sobre as cores, provavelmente você já ouviu falar que verde acalma e vermelho dá fome (MC Donalds que o diga…), mas existe um estudo psicológico em relação a reação das pessoas ao serem impactadas por uma certa cor.

A cor pode ser considerado como um dos principais elementos do design, concorda? Nós, através de pesquisas unimos dados importantes neste infográfico, e podemos falar por exemplo que um design colorido costumar chamar mais atenção e por mais tempo, além de ser atraente.

Alguns dos estudos sobre cores no design de marcas revelam que elas têm realmente grande importância na maneira como o público percebe a mensagem. Primeiramente, a cor deve estar em sintonia com o posicionamento que a marca deseja guardar na mente das pessoas, evitando um estranhamento e levando a identificação.

O infográfico mostra, entre outros números, dados que comprovam que a cor é possui muita força em nossos cérebros, já que eles buscam marcas reconhecíveis, que se conectem com ele e entregue o que promete. Por isso, a cor é um dos fatores de maior peso no momento de criação de um logo.

Pesquisa sobre marcas e cores

A especialista Jennifer Aaker Stanford definiu as  5 dimensões da Personalidade da Marca, através de estudos e pesquisa. São eles:

  • Sinceridade
  • Entusiasmo
  • Competência
  • Sofisticação
  • Robustez

O designer profissional deve saber associar a cor certa a cada uma destas dimensões acima, mas sem fazer uso de “achismos” e estereótipos. O trabalho deve perpassar por referências que façam sentido ao público e, para isso, muitas vezes é preciso o auxílio de dados de pesquisas, quando estão disponíveis. No final, a arte de combinar adequadamente cores, linhas, formas e sombras, criará uma identidade visual que traduz na mente dos consumidores uma das dimensões da personalidade da marca. É trabalhoso, é demorado, requer talento e criatividade. O tipo de coisa que um designer se especializou em fazer.

Veja, a seguir, um infográfico sobre cores e outras curiosidades que podem ajudar na hora de criar uma marca, anúncios ou qualquer outra criação gráfica.

infogr__fico-01-tudo-sobre-cores-para-design-de-marcas