Como Manter-se Atualizado Enquanto Designer?

O Design Tips dessa semana foi baseado em um artigo do blog Just Creative Design, do designer australiano Jacob Cass. Confiram o artigo de Jacob clicando nesse link (em inglês).

O post de hoje é dedicado a todos que desejam a tão sonhada “reforma horária”, onde o dia passaria a ter trinta, ao invés de apenas vinte e quatro horas. Mas também é para você que, apesar de contente com a duração atual dos dias, não dispõe de tempo suficiente para se manter por dentro do que acontece no mundo do design gráfico. Traremos neste Design Tips algumas dicas de como utilizar da melhor forma possível o seu tempo enquanto designer, evitando que você fique para trás no mercado:

1.  Se Jogue na Rede – Faça Uso Completo da Internet

Não vá pela cabeça daqueles que acham a Internet uma tremenda perda de tempo ou fonte somente de distrações. É claro que para tudo pode-se encontrar prós e contras, contudo, é importante lembrar que tudo depende do modo pelo qual fazemos uso das ferramentas que nos são apresentadas. Para um designer, a Internet deve ser entendida exatamente como isso: uma ferramenta. O meio online mudou completamente a forma pela qual fazemos nosso trabalho enquanto designer – é literalmente a maneira mais rápida de se manter atualizado sobre as últimas notícias sobre o mercado. Portanto, faça uso absoluto da Internet: assine RSS’s de blogs de design, leia-os sempre que possível e busque na web a informação que você necessita.

2. Ouça e Seja Ouvido – Participe de Discussões Online e Offline

Participar de discussões online – como as encontradas em fóruns de discussão, blogs, twitter, facebook etc – além de promover uma troca interessante de informação, também pode te ajudar a se manter por dentro do que está rolando por aí. Seja proativo; cadastre-se em fóruns, faça comentários em blogs que lhe interessem e compartilhe suas opiniões com a comunidade de design que existe mundo afora. Você vai ver quanta informação, que não se encontra fácil por aí, existe na cabeça de outros designers.

WeLancer-CTABlog

3. Leia, Leia e Leia – Confira e Colecione Artigos, Revistas e Livros

Não pense que livros só servem para quem ainda está na faculdade ou fazendo algum curso por aí. Todo nós, não importa o quão experiente, temos muito a aprender e uma boa fonte de conhecimento e novidade encontra-se nas publicações mais recentes, publicadas por designers que criam as tendências que seguimos em nosso dia-a-dia como profissional. Além disso, revistas e artigos disponíveis online ajudam a expandir seus horizontes e aprofundar o conhecimento acerca de um assunto do seu interesse.

Confira uma lista de boas revistas de design disponíveis internacionalmente;

Veja também essa coleção de bons livros de design existem por aí e boa leitura!

4. Siga o Exemplo – Visite Galerias de Design na Internet

Como qualquer designer que busca o que há de mais novo no mercado, você deve sempre buscar trabalhos que não necessariamente estejam prontos, mas que possam servir de fonte de inspiração e dêem, de certa forma, uma noção geral do que está sendo tendência. Com a crescente participação dos designer no meio digital, um número cada vez maior de galerias online vem surgindo, exibindo trabalhos, inacabados ou concluídos de designers do mundo inteiro. Seja para usar como referência ou o exato oposto – evitando o que já é usado por aí – galerias online são locais que devem ser visitados constantemente.

5. A União Faz a Força – Construa e Mantenha Relações

Mais uma vez, a Internet te dá aquela mãozinha. O aumento na popularidade das redes sociais, como o Facebook, Twitter ou Google+ propicia espaços de rica interação entre pessoas com interesses em comum. Converse, troque informações, experiências; desenvolva relações e interaja com outros designers na rede. Mais que isso, aproveite a onda dos tweets e siga designers influentes na Internet. Mantenha-se atualizado em tempo real por meio de quem faz o mercado do design ao redor do mundo. A Internet é uma incrível fonte de interação. Só não vale esquecer as interações fora dela também.

Espero que estas dicas ajudem você a se tornar um designer melhor e, principalmente, mais por dentro daquilo que te interessa. Caso você tenha outras dicas que valham a pena serem compartilhadas, compartilhe!