Como fazer um Layout: 9 dicas essenciais para fazer layout para qualquer tipo de site

como fazer um layout

Para fazer um layout de qualidade, independentemente do tipo do site ou do blog, é necessário ficar atento a certos detalhes que são muito importantes para tornar o site aconchegante e atrair mais leitores.

A primeira etapa na realização de um layout de qualidade é o conteúdo. Ele pode ajudar você a definir as cores, o tipo de letra e tudo o mais necessário para fazer do seu site um grande sucesso. Então, para saber mais, que tal conhecer 9 dicas de como fazer um layou? Vamos lá!

1. Briefing

Algo muito importante no resultado do seu trabalho é agradar seu visitante. Por isso, é preciso fazer um bom planejamento em conjunto com as preferências do cliente.

Para isso, existe o briefing, que é um agrupamento de perguntas, ações e diretrizes que tem como função determinar como será realizado o projeto, a execução e a elaboração do web site.

É essencial montar o briefing nos primeiros contatos com seu cliente. Seja pessoalmente, por e-mail, mensageiros instantâneos ou vídeos conferências. É preciso ter contato bem direto para absorver as informações certas e desejadas por ele.

Ademais, existem dois passos que vão guiá-lo na elaboração de um briefing promissor, tratam-se do briefing preliminar e do detalhado.

Fase preliminar

Aqui serão definidas, de modo geral, as preferências do seu cliente, de acordo com seus objetivos para a criação do site.

Nesses primeiros contatos, você terá uma quantidade mínima de informações acerca das características do trabalho.

Partindo-se disso, as perguntas formuladas podem esclarecer alguns pontos importantes, como:

  • objetivo que se deseja com o site;
  • o público-alvo;
  • os dados sobre a concorrência;
  • a imagem que se deseja passar sobre o site;
  • o tipo de negócio e
  • as referências.

Com esse briefing preliminar, você vai colher as informações breves para começar a desenvolver o projeto!

Fase detalhada

Nessa fase, as perguntas realizadas nas entrevistas com o cliente acarretarão informações e dados maiores e profundos, tendo qualidade superior em relação à primeira parte.

Sendo essa fase mais detalhada, a quantidade de perguntas deve ser maior e se espera que as respostas sejam mais aprofundadas. Isto é, devem ser as mais precisas possível. Partindo-se disso, você necessitará dispor de bastante tempo para realizar esse trabalho.

As questões levantadas podem ser separadas da seguinte forma:

  • as informações gerais;
  • a estratégia do projeto;
  • o conteúdo do site;
  • o público atingindo;
  • a aparência; e
  • outras informações que lhe convier.

Fazendo um briefing de boa qualidade e extraindo do potencial cliente as informações necessárias para a elaboração do projeto, você conseguirá alcançar um resultado excelente!

2. Cores

Um dos fatores mais importantes para se atrair consumidores para o seu trabalho são as cores. Isso porque uma forma de se ganhar um cliente é o visual, despertando seu interesse pelas cores, o que pode acarretar o retorno dele ao seu site.

Entretanto, escolher as cores ideais para o site não é algo fácil devido à importância ou à ideia que cada cor pode passar. Por exemplo, a utilização de azul para transmitir serenidade e calma, vermelho para transmitir paixão ou poder, entre outros.

Além disso, a escolha das cores para o web site não deve ser feita por gosto pessoal, mas sim pela mensagem que seu negócio deseja passar ao cliente.

Logo, antes de esboçar as primeiras combinações que aparecerem na sua cabeça, é importante analisar o seu tipo de público, como idade, sexo e localidade.

A utilização de cores relacionadas ao briefing também é muito importante, isto é, se o conteúdo do site ou do blog possui uma logo característica, ou os assuntos tratados são relacionados a certas sensações, fazer o uso das cores de acordo com o sentimento gerado é essencial.

3. Aspecto “Clean”

Sites que colocam muitas caixas de textos, chamadas, balões, pop-ups, animações, entre outros, consequentemente possuem um conteúdo muito pesado e poluído.

Por isso, querer que tudo esteja em grande destaque não vai ser uma boa escolha, pois vai acabar fazendo com que o site perca acessos pela dificuldade de se encontrar informações.

Um site que deseja um bom trafego precisa ser “clean”. É importante aparentar graficamente uma simplicidade e, ao mesmo tempo, não ser simplório — vale destacar como a linha entre os dois pode ser tênue.

Também não é necessário deixar seu site sem muito conteúdo, senão pode acabar transmitindo a ideia de que não tem muito o que oferecer ou acrescentar para o visitante.

Por fim, tornando o layout algo simples de se visualizar, obtendo um aspecto “clean” em que a página não expõe muita informação de uma só vez, mantendo sempre o aconchego da leitura e facilitando a busca do conteúdo desejado pelo navegante é uma forma boa de atrair cliques.

4. Posicionamento

O posicionamento estratégico das ferramentas do site é muito importante.

Posicionar sempre o conteúdo nas áreas da página com maior atividade de visualização, como o canto superior e uma porcentagem do centro e da parte inferior, torna o layout mais aconchegante, prendendo por mais tempo a atenção do leitor.

Eles não devem ser só bem posicionados, devem possuir consistência. Os elementos do web site precisam estar devidamente agrupados e alinhados para os usuários notarem claramente a organização das informações e ferramentas.

Além disso, por mais que existam pontos estratégicos, os elementos precisam estar balanceados dentro do site para não deixar o visual sobrecarregado em certos lados, fazendo com que os outros estejam totalmente vazios.

5. BackGround

Um ponto crucial durante a elaboração do layout de um web site é o contraste das cores, como foi dito antes.

Contudo, a principal preocupação com as cores deve ser voltada para o seu contraste no plano de fundo, pois isso influencia na legibilidade das fontes e textos presentes.

Colocando um background (bg) suave e com cores claras, ou simplesmente o branco, torna mais fácil a visualização dos detalhes e também do conteúdo.

Além da utilização de barras verticais alinhadas com conteúdo nas laterais, para desafogar a quantidade de informação presente na página.

Mas, atenção! Algumas sobreposições devem ser evitadas em massas de texto, como as combinações:

  • amarelo e roxo;
  • laranja e azul;
  • rosa e roxo; e
  • azul e vermelho.

Isso não quer dizer que elas nunca devam ser usadas. Essas combinações podem ser interessantes em títulos, de acordo com os tons e tamanhos escolhidos, ficando a seu critério testar!

6. Contato

Mesmo fazendo parte do conteúdo ou da barra de ferramentas disponível para interação no blog, é sempre bom ressaltar que a forma de entrar em contato com o site deve estar sempre — sim, SEMPRE — visível ou com uma facilidade muito grande de ser encontrada.

É importante para o potencial cliente conseguir contatar o dono do web site, o que também atribui legitimidade ao seu trabalho.

Muitos leitores costumam entrar em contato com os conteudistas, seja para uma busca mais precisa de seus desejos ou por um simples feedback.

Essas informações de contato aparecem comumente no início do site ou em alguma outra página com o título “fale conosco”. Ambos funcionam bem, mas sempre de acordo com a arquitetura do seu web site e de maneira que esteja bem visível ao usuário.

É essencial estarem presentes as informações de contato mais eficientes, como número de telefone, endereço, e-mail e entre outras.

7. Estilo de layout

O visual de cada pedaço do seu site precisa ser elaborado de acordo com a experiência do navegante e o objetivo que cada página tem.

Tendo isso em mente, e sempre com base nos ideais de design, confira alguns dos melhores estilos de layout que podem ser utilizados.

Estilo clássico

No estilo clássico, é seu papel colocar elementos que você julgue serem necessários ao público-alvo, guiando-se pelas ideias que foram testadas e aprovadas, além de seguir os ideais de design.

Seguindo um exemplo desse estilo, seria o de um blog bem tradicional ou de um grande portal.

Estilo página única

Nesse estilo você pode pôr todo o conteúdo de seu site em uma única página, que esteja perfeitamente estruturada e bem dividida.

Estilo Criativo

No modo criativo, você abandona as ideias padrões e tenta arriscar algo mais inventivo. Por exemplo, uma em que o navegante tenha que descobrir como navegar em seu site.

É um estilo arriscado, mas, dependendo do projeto, funciona perfeitamente, como por exemplo em uma agência de criatividade ou portfólios.

8. Fontes

As fontes são primordiais no layout do site, uma utilização ruim delas pode prejudicar o seu site e diminuir os acessos a ele.

Antes a quantidade de fontes era bem limitada, mas, atualmente, existem derivadas e exclusivas fontes que podem ser usadas.

Contudo, as fontes antigas ainda são essenciais para a compatibilidade e performance do site. Por isso, não abuse de modelos muito carregados ou excessivamente desenhados. Tenha um bom aproveitamento das fontes que já estão disponíveis no sistema.

Além disso, se o seu posicionamento em motores de busca é importante para você, elas podem ser muito importantes se forem usadas no lugar de imagem.

Sabendo usar bem as fontes, evitando muitos efeitos ou derivados tamanhos com excesso de detalhes, também evitará que os usuários abandonem seu site por ele ser muito incoerente e confuso visualmente.

Duas dicas importantes são procurar usar serviços de fontes, como bibliotecas livres, e evitar variações delas nos textos para não prejudicar a performance do seu web site!

9. Navegabilidade

Todos os sites necessitam de uma facilidade em sua navegação e as informações devem ser fáceis de se achar, pois os sites que têm variados níveis de acesso podem acabar não sendo detectados pelos sistemas de busca, por não serem indexados.

Logo, a utilização não pode ser complicada, sendo sempre fácil de usar e identificar. Além de manter os menus de navegação bem simples para não sobrecarregar os visitantes com tanta informação.

A navegação inclui elementos que ajudem no trafego dos usuários pelo seu site. Quanto mais fácil for a navegação, maiores são as chances de o usuário conseguir achar o que estava procurando!

Portanto, com tais dicas primordiais acerca de como fazer um layout, você montará o seu site com excelência e conseguirá atingir o público que tanto deseja, basta se lembrar da importância de cada passo quando for aplicá-las!