Como criar um layout de e-mail marketing infalível

layout de e-mail marketing

O e-mail marketing foi uma das primeiras formas de comunicação digital. Ele teve início lá na década de 90, e durante todo esse tempo passou por várias fases, intercaladas pelo amor e o ódio — tanto de quem utilizava a ferramenta para divulgação de seu negócio quanto para quem recebia as mensagens.

Isso porque houve uma época em que o SPAM tomou conta das caixas de entrada dos usuários, e o que era para ser uma maneira fácil e barata de entrar em contato com clientes passou a ser considerada uma arma para os spammers lotarem os e-mails de pessoas que não solicitaram/permitiram o envio daquelas mensagens.

O tempo passou e hoje o e-mail marketing tem sido uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é marketing digital. Afinal, uma mensagem tem 5 vezes mais probabilidade de ser vista no e-mail do que em redes sociais, segundo a Radicati.

Mas é claro que, para os resultados desta ferramenta serem realmente efetivos, é preciso ter alguns cuidados, como no desenvolvimento do layout da mensagem.

Para isso, vamos mostrar a seguir as principais características na hora de criar o layout de e-mail marketing e porque elas são importantes para o sucesso da campanha do seu cliente. Confira!

Crie um template responsivo

Você sabia que os dispositivos móveis já são o meio de acesso à internet mais utilizados no Brasil, com 92,1% dos domicílios do país? Os dados são do Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015.

Isso quer dizer que a maioria esmagadora dos usuários checa seus e-mails por meio de aparelhos móveis, como tablets e smartphones, o que torna fundamental que os templates criados sejam responsivos.

O template responsivo adapta o conteúdo da mensagem de acordo com o tipo de dispositivo que o usuário está utilizando. Assim, você pode trocar a ordem dos elementos, cores e fontes, ou mesmo esconder conteúdos para que a visualização do e-mail fique melhor pelo celular.

Veja algumas dicas na hora de desenvolver um template responsivo:

  • faça o layout em uma única coluna. Esta forma funciona melhor em dispositivos móveis;
  • crie botões maiores, com tamanho mínimo de 44 x 44 pixels, para serem mais fáceis de serem clicados;
  • tente colocar todos os elementos de design mais importantes na parte superior;
  • o ideal é desenvolvê-los em uma largura segura de 500 a 600 px.

Faça o layout em HTML

Um erro muito comum dos profissionais é transformar todo o conteúdo de um layout em uma imagem, geralmente exportada diretamente de um programa de edição de imagem como o Photoshop. Na verdade, o template deve ser montado em formato HTML.

O motivo é muito simples: grande parte dos usuários pode ignorar, deletar ou marcar a mensagem como SPAM, pois a maioria dos provedores de e-mail bloqueia imagens de qualquer formato como forma de segurança.

Para sermos mais exatos, se o e-mail não é mostrado corretamente, a probabilidade é que 71,2% dos usuários o apaguem no mesmo momento, de acordo com a BlueHornet.

Imagine o trabalho que o usuário terá para abrir mensagem, clicar na imagem, ir na opção de permitir a exibição e só assim conseguir conferir o conteúdo. Seria melhor evitar isso, não é mesmo?

Portanto, utilize o e-mail em formato HTML. Desta forma, é possível que você distribua o conteúdo entre textos e imagens.

Também é interessante colocar alt tags na imagem, descrevendo-a, além de inserir um link. Assim, caso ela não seja exibida, o usuário pelo menos poderá identificar do que se trata e clicar para ser direcionado a alguma página.

Atente-se à escolha das imagens

Lembra de quando falamos sobre SPAM no início do post?

Então, por causa disso, os provedores inventaram uma série de recursos, como filtros que bloqueiam as mensagens que se parecem com SPAM, o que às vezes acaba fazendo com que até os e-mails que não têm essa intenção acabem sendo prejudicados e indo direto para a caixa dessas mensagens indesejáveis, dificultando que o destinatário os leia.

Um dos quesitos que são filtrados nesses bloqueios é a imagem. O ideal é que a proporção seja 60% de texto e 40% de imagens para que o e-mail não seja visto como SPAM.

Há também outras sugestões a respeito das imagens no e-mail marketing que você deve levar em consideração no momento da criação:

  • se você sempre cria os e-mails do mesmo cliente, utilize uma padronização nas imagens para que o remetente associe-as à marca;
  • as imagens devem ser sempre de qualidade e relacionadas com o texto;
  • nada de utilizar arquivos “pesados” que demorem para carregar: o tamanho das imagens deve ser de no máximo 500KB;
  • insira botões atrativos, que vão direcionar o usuário para as páginas que o seu cliente deseja.

Selecione as cores e fontes

As cores e as fontes também são essenciais no processo de desenvolvimento de um layout para e-mail marketing. Ao mesmo tempo em que podem ajudar a atrair cliente, se utilizadas de maneira errada, podem levar à reação contrária.

Para as cores, é importante utilizar as contrastantes e com texturas diferentes, de maneira a despertar o interesse do usuário.

Mas fique atento: isto não quer dizer que você deve optar por aquelas cores que são exageradas e berrantes, pois elas podem tirar a atenção do conteúdo textual do e-mail. É interessante o uso de uma paleta de no máximo duas cores e o fundo sempre claro. Para o texto, prefira cores escuras.

Já para as fontes, evite variar. Dois tipos são suficientes! Atente-se também ao tamanho: elas não devem ser muito pequenas. Isto evita que elas se percam em meio às imagens.

Além disso, dê preferência a fontes que sejam mais comuns. Deste modo, você não corre o risco de que elas cheguem desconfiguradas em determinados computadores.

Para finalizar, as cores e fontes devem ser alinhadas à marca e também ao público-alvo. Se a mensagem é direcionada para o público idoso, por exemplo, as fontes podem ser maiores para facilitar a leitura.

Estas são algumas dicas importantes na hora de criar o layout de e-mail marketing para seus clientes. Além destas orientações, é fundamental que você procure adequar essas formalidades com as expectativas e necessidades do cliente e, claro, estar atento ao público a que a mensagem é destinada.

Agora que você já sabe como fazer um layout de e-mail marketing infalível, que tal aprimorar sua criatividade e deixá-lo ainda mais atrativo? Baixe agora nosso guia gratuito ensinando diversas formas de aprimorar sua criatividade!