Cartões de visita com aspecto desgastado

Começamos uma série, na última quarta-feira, na qual trazemos tutoriais de como fazer cartões de visitas dos mais variados estilos, sejam manuais ou no photoshop. O segundo post ensinará você a criar o seu próprio cartão de visitas no photoshop de um jeito super simples.

Lembramos que esse tutorial requer conhecimentos avançados do programa.

Há muitas maneiras diferentes de criar um projeto de cartão. Limpo e corporativo é sempre bom. Mas por que não criar um mais selvagem? Este tutorial irá guiá-lo na criação de um modelo vertical e “grungy” (no português, “sujo”) de cartão de visita.

116

É importante criar o arquivo PSD corretamente. O documento precisa ter uma bleed area (termo que se refere a impressão. É o espaço que vai além da borda da folha após o corte) de 8 polegadas, para garantir que o fundo cubra completamente o cartão. Então, vamos adicionar um quarto de polegada  (realmente uma polegada dividida por 4) à largura e altura do nosso template. O padrão vertical para cartões de visita são de 2″w x 3.5″h, então o tamanho da tela deve ser de 2.25″w x 3.75″h. Além disso, você deve alterar a resolução do documento para 300 pixels/polegada para garantir alta qualidade de impressão.

2

Uma vez que os cartões serão cortados após a impressão, é preciso configurar guias como referência ao local onde a arte precisa ficar. Clique na régua esquerda (se as réguas não estão visíveis, pressione Ctrl + R) e arraste uma guia 1/8 de polegada para fora. Faça isso novamente, desta vez usando 1/4 de polegada. Repita este passo para cada lado do cartão.

312

A linha de fora representa a linha de corte. Tudo que for impresso além desta linha, será cortado. A linha interna é a área segura. Você deve manter todo o texto dentro desta área. Faça o download do template em PSD para ver o modelo do cartão em branco já com as guias.

Agora que temos o arquivo criado, estamos prontos para começar o fundo. Primeiro precisamos procurar algumas texturas que deem uma ideia de sujeira para aplicar. Pegaremos algumas para aplicar na layer e criar um background com textura única, as quais você pode baixar abaixo.

Download Imagem 1 | Imagem 2 | Imagem 3

Coloque as texturas na tela e ordene-as na paleta de camadas, conforme a imagem. Observe também os modos de bleed para as duas camadas de cima. Você terá que definir ambas comoHard Light para misturar todas as texturas juntas.

46

O próximo passo será adicionar um elemento decorativo ao fundo. Pode, inclusive, ser uma versão maior de seu logotipo, ou outro elemento de design que você usa com uma marca/assinatura pessoal. No tutorial, usaremos uma bela ideia de vetor floral. Depois de tê-lo posicionado acima das texturas de fundo, mude o modo de blend para overlay. Este modo faz parecer que o projeto foi jogado em uma parede suja de areia. É um pouco sutil demais, então vamos duplicar esta camada para tornar mais visível.

55

Download Imagem 4

Agora posicione o logotipo na parte superior do cartão, lembrando de deixá-lo dentro da área segura.

Em seguida, pegue a ferramenta de texto e comece a preencher o cartão com as informações necessárias. Aplique o nome da empresa de forma legível e grande e adicione informações importantes de contato abaixo – não esqueça o URL do site também. É uma boa ideia manter o menor tamanho de fonte abaixo de 7pt para que permaneça legível. Neste exemplo, eu usei a fonte Sans-serif e defini o nome em 12pt, o título em 8pt, e o resto em 7pt.

Vamos adicionar algumas divisórias. Crie uma pequena linha branca abaixo do seu texto e estenda-a até a borda do documento. Disfarce-a alterando a opacidade para 30%. Agora duplique esta camada quantas vezes forem necessárias e posicione-as abaixo das linhas de texto e use sua ferramenta de borracha com uma opacidade baixa para, aleatoriamente, darfade out nas partes, criando uma aparência desgastada.

65

Finalmente, vamos adicionar uma caixa translúcida por trás do nome e do título. Escolha uma cor clara do projeto, neste caso pode ser a cor #16a0aa, e crie um retângulo a partir da borda da tela para logo depois do nome e preencha com a cor. Troque o modo blending para Hard Light.

74

O verso do cartão, eu gosto que seja simples. Um gradiente rápido e centrado no logotipo é um toque agradável. Uma vez que tudo está dito e feito, o passo final é converter o modo de cor do documento (Image> Mode) para CMYK. Por que começamos no modo RGB? CMYK não oferece tantas cores para trabalhar. Uma vez que você converte para CMYK, você verá que o seu desenho se torna um pouco maçante. Este projeto mantém-se bem, mas às vezes este modo de cores não terá a mesma estrutura de cores. Para corrigir um desenho danificado pela conversão para CMYK, aumente a saturação e o contraste geral – você deverá recuperar o trabalho, desta forma.

Download Arquivo Concluído em ZIP

Para ver o tutorial original, clique aqui. A série continua na próxima quarta com mais novidades. Não perca!

Fonte: 1stwebdesigner

WeLancer-CTABlog